TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Seção destinada sobre as informações do regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Inscrição do Projeto de TCC e do Processo de Orientação

Para que seja efetuada a inscrição do projeto de TCC, o(a) acadêmico(a) deverá:

1. Preencher o formulário de inscrição e entregar à Secretaria do Curso para as providências cabíveis, sugerindo o nome do(a) orientador(a), em consonância com a sua linha de pesquisa e com pelo menos uma das disciplinas previstas na Matriz Curricular do curso e respectivo conteúdo programático. O modelo encontra-se no Apêndice B1.

a) A orientação do TCC poderá ser realizada por docente efetivo ou substituto da Universidade Federal do Amapá, admitindo-se, também, a participação de Coorientador(a), de acordo com a especificidade do tema.

b) Desde que previamente credenciado (a) pelo Colegiado do curso, a orientação do TCC poderá ser conduzida por docente não pertencente ao quadro de pessoal da Unifap, tendo prioridade ao credenciamento, o que já atuou no curso como professor(a) substituto(a).

c) Qualquer alteração no processo de orientação deverá ser comunicada formalmente à coordenação do curso qual a submeterá a apreciação e, se for o caso, à deliberação, pelo Colegiado. Essa comunicação poderá ser oficializada pelo professor orientador(a) ou pelo orientando(a).

d) A deliberação e homologação sobre a proposta de TCC do(a) acadêmico(a) e sua efetiva inscrição, bem como a nomeação de outro(a) professor(a) orientador(a), caso o(a) orientador(a) sugerido(a) encontre-se com carga horária de ensino preenchida, é de responsabilidade do Colegiado do curso.

e) Após a homologação da inscrição, pelo Colegiado, o coordenador do curso deverá efetuar o registro de professor (a) orientador (a) e orientando (a) no Sistema de Gestão e Administração Acadêmica (SIGAA), para que haja controle e o orientador(a), caso seja do quadro de docentes servidores da Unifap, possa computar, em seu Plano de Atividades Docentes (PAID), as horas destinadas às orientações.

Do processo de elaboração

O Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser elaborado individualmente, ou em grupo com até 3 (três) componentes, quando houver desequilíbrio entre a demanda de alunos e a disponibilidade de orientadores.

O processo de elaboração do TCC exige a definição de uma agenda de compromissos mútuos entre orientador e orientando, a qual deve vir retratada em Ficha de Acompanhamento da Produção do TCC com indicativo das atividades e dos encontros efetivados, conforme Apêndice B2.

Na modalidade Monografia e artigo científico o texto do TCC deverá contemplar, no mínimo: a questão de pesquisa, o objetivo geral, relevância da pesquisa, referencial teórico, metodologia, análise e apresentação dos resultados da pesquisa à luz do aporte teórico utilizado e referências bibliográficas. Em referência ao projeto de TCC, contemplar: a questão de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos, relevância da pesquisa, referencial teórico, metodologia, o cronograma de execução e as referências bibliográficas.

Em relação ao número de laudas, o Artigo científico, em especial, deverá ter entre quinze e vintes e cinco laudas; o projeto de TCC, até 15 laudas. A observância às normas da ABNT é indispensável.