TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Seção destinada sobre as informações do regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Do processo de avaliação do TCC

O TCC, na modalidade Monografia, deverá ser avaliado por 2 (dois) professores do curso, condição de titulares e 2 (dois) na condição de suplentes, ligados à área de concentração em que se encontra ao objeto de pesquisa abordado.

I. Admitir-se-á a possibilidade de professor avaliador externo (do quadro de pessoal da Unifap ou não), desde que previamente credenciado pelo Colegiado do curso e que, também, estejam vinculados à área de concentração em que se encontra ao objeto de pesquisa abordado.

II. Os trabalhos serão presididos, obrigatoriamente, pelo orientador (a) do TCC.

III. Após a escolha da Banca Examinadora, é dever do orientador encaminhar à coordenação do curso, a ficha de inscrição de TCC ou Projeto de TCC para avaliação (Apêndice B3) e respectivo texto (uma via), para Qualificação ou Apresentação, 45 (quarenta e cinco) dias antes da data que antecede a apresentação oral, a fim de que seja submetida à apreciação, aprovação e homologação em reunião de Colegiado. Após a homologação, o texto deverá será entregue aos avaliadores pelo (s) acadêmico(s), em até 30 (trinta) dias antes da apresentação oral. O calendário com as datas das apresentações orais será elaborado e divulgado pela Comissão de TCC.

IV. Em casos excepcionais, o professor avaliador suplente substituirá o professor avaliador titular na Banca examinadora, respeitado o prazo de 15 (quinze) dias antes da avaliação, para o efetivo contato com o trabalho a ser avaliado.

Em situações especiais será permitida a participação on line de professores avaliadores externos ao quadro de pessoal da Unifap, por videoconferência ou outro meio virtual.

Para o TCC na modalidade Monografia, serão obrigatórias, nessa ordem, as seguintes etapas:

a) Exame de Qualificação: consiste em etapa preliminar da avaliação a ser realizada até a última semana do semestre letivo que antecede o semestre para apresentação do TCC, em reunião privativa da Banca Examinadora com o(s) acadêmico(s) autores do projeto, para fornecer orientações de natureza teórico-metodológicas, de caráter exclusivamente qualitativo. O tempo para apresentação do projeto será de 10 (dez) minutos a 20 (vinte) minutos e os avaliadores terão 30 (trinta) minutos cada para fazer as suas arguições e sugestões para melhoria.

b) Apresentação escrita: compreende todo o percurso teórico-metodológico da pesquisa, devidamente circunscrito ao tema adotado, observando-se o atendimento às normas da Língua Portuguesa, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contemplando os elementos textuais indicados no Art 9º.

c) Apresentação oral: resulta na socialização da trajetória da pesquisa, demonstrando domínio do conteúdo, sequência lógica e clareza na exposição das ideias, num tempo mínimo de 20 (vinte) minutos e máximo 30 (trinta) minutos. Os avaliadores terão 30 (trinta) minutos cada para fazer as suas arguições e o(s) autor(es) do TCC, até 30 (trinta) minutos para resposta aos avaliadores. Em seguida será emitida a nota e registrada no Apêndice B4.

O TCC, na modalidade Artigo científico, deverá ser avaliado por 2 (dois) professores do curso, ligados à área de concentração em que se encontra ao objeto de pesquisa abordado. 

Admitir-se-á a possibilidade de professor avaliador externo (do quadro de pessoal da Unifap ou não), desde que previamente credenciado pelo Colegiado do curso e que, também, estejam vinculados à área de concentração em que se encontra ao objeto de pesquisa abordado.

Na modalidade Artigo científico, serão obrigatórias, nessa ordem, as seguintes etapas:

a) Escrita do texto científico, inédito, devidamente aprovada pelo(a) orientador(a).

b) Após a escolha dos avaliadores, é dever do orientador encaminhar à coordenação do curso, a ficha de inscrição de TCC para avaliação (Apêndice B3) e respectivo texto (uma via), 45 (quarenta e cinco) dias antes da data para emissão de parecer pelos avaliadores, a fim de que seja submetida à apreciação, aprovação e homologação em reunião de Colegiado. Após a homologação, o texto deverá ser enviado ao professor (a) avaliador (a), por e-mail, em até 10 (dez) dias para avaliação e emissão de parecer em até 30 (trinta) dias, o qual será consolidado pela Comissão de TCC (Apêndice B5), com a respectiva nota dos avaliadores.

c) Submissão do artigo em revista científica nacional com QUALIS/CAPES no mínimo B4. A submissão também pode ser realizada em revista internacional com médio impacto.

d) A Comissão terá o prazo de sete (07) dias úteis para repassar o parecer consolidado à coordenação de curso.

Para efeito de aprovação do TCC, seja ele monografia ou artigo científico, a média final deverá ser, no mínimo 5,0 (cinco) e será resultado da média aritmética simples extraída das notas atribuídas pelos professores avaliadores. Em caso de discrepância de notas atribuídas pelos dois avaliadores, diferenças iguais ou superiores a 03 (três) pontos, caberá ao(a) professor(a) orientador(a) atribuir nota para efeito de composição da média final do trabalho.

A avaliação do TCC, nas duas modalidades adotadas pelo Colegiado do Curso, deverá ser registrada em Formulário de Avaliação (Apêndice B4 Apêndice B5), no qual deverão constar:

I. Título do TCC;

II. Nome do(s) autor(es);

III. Nome do(a) Orientador(a) e Co-orientador (se houver);

IV. Elementos constitutivos da Avaliação, respectiva pontuação e notas/média atribuídas;

V. Parecer da Banca Examinadora.

VI. Local e data;

VII. Assinatura do(a) professor(a) orientador(a) e dos professores(as) avaliadores (as).

Disposição Final

No prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de apresentação do TCC, o(s) acadêmico(s) deverá (ão) encaminhar ao orientador (a) a versão final do trabalho, em arquivo único no formato PDF/A incorporando as sugestões dos professores(as) avaliadores(as), no que couber, com ficha catalográfica, cuja confecção poderá ser solicitada à Biblioteca da Unifap.

Os arquivos em formato PDF/A não devem estar criptografados e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado.

Após a aprovação do(a) orientador(a), o orientando deverá encaminhar ao e-mail oficial da coordenação a versão final do trabalho e encaminhar também:

I. Formulário de Avaliação do TCC;

II. Carta de Anuência do Orientador que a monografia atende as exigências da banca;

III. Declaração de autorização de publicação assinada por um dos autores e digitalizada. Esta folha pode ser baixada aqui: https://www2.unifap.br/biblioteca/termo-de-autorizacao/.

IV. Ficha de Autorização de Publicação de TCC.

Os TCC´s serão disponibilizados na página do curso de Tecnologia em Secretariado, sob a responsabilidade da Coordenação.