Certificado ICP-Brasil torna mais segura a entrega de medicamentos de alto custo

Entre os temas que terão destaque no 11º CertForum – Fórum de Certificação Digital, está o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil no projeto “Entrega Segura de Medicamentos em Domicílio”, uma inciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Imesp.

O projeto, iniciado em dezembro de 2012, tem por objetivo utilizar modernos recursos tecnológicos para reduzir fraudes na entrega de medicamentos de alto custo. Nesse contexto, a certificação digital proporciona segurança digital, e por consequência, amplia o benefício da entrega em domicílio para mais pacientes. De acordo com o Imesp, para essa ação foram selecionados 200 pacientes pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Icesp e confeccionado o “Cartão São Paulo” para uso exclusivo no projeto piloto.

A entrega segura funciona da seguinte forma: o paciente apresenta o cartão com certificado ICP-Brasil, em seguida sua impressão digital é coletada pelo entregador para, em seguida, digitar a senha cadastrada no cartão. O certificado digital garante o sigilo, a segurança, a autentificação e identificação dos pacientes no momento do recebimento.

O tema fará parte da mesa “ICP-Brasil em Aplicações de Governo”, que acontecerá no segundo dia do fórum e contará ainda com a participação da Universidade de São Paulo – USP, que apresentará o diploma eletrônico com certificação ICP-Brasil, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro que tratará da Gestão Eletrônica de Documentos.

Fonte: ITI