“Acadêmicos do 8º Semestre do curso de Pedagogia encerram as atividades de Estágio na Comunidade de Vila Vitória”

Grupo de Acadêmicos, Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, Participantes e Parceiros

Denominado de Grupo Verde, os acadêmicos do 8º período do Curso de Pedagogia, Turma 2014.1, da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque, todos regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares, realizaram uma atividade intervencionista sobre Saúde e Meio Ambiente na Comunidade de Vila Vitória, município de Oiapoque, Amapá, como requisito obrigatório das horas de estágio.

O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, orientador do estágio supervisionado, explicou que essa atividade, faz parte do Plano de Ação, construído pelos acadêmicos ao logo do cumprimento das horas de estágio, totalizando 120h obrigatórias.

O Plano de Ação, ora finalizado, só foi possível graças à parceria entre UNIFAP e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a SEMMAM, sob responsabilidade dos senhores Oscar Gislael e Lindomar Cabral, respectivamente Secretário Municipal e Coordenador da Educação Ambiental, bem como a dedicação irrestrita dos acadêmicos, através de um esforço coletivo e colaborativo que culminou no sucesso da ação, esclarece o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos.

A Comunidade de Vila Vitória, prestigiou intensamente, as atividades significativas sobre Saúde e Meio Ambiente desenvolvidas pelos acadêmicos, bem como pode interagir, mediados por todos e todas, nas oficinas e dinâmicas, tudo com o objetivo central de sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta e armazenamento adequado dos resíduos sólidos, explica o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos.

Outra preocupação emergente dos acadêmicos, que motivou a elaboração do Plano de Ação ora desenvolvido, explica o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, foi a possibilidade de proporcionar à comunidade também, informações científicas a respeito dos impactos ocasionados nos recursos naturais, por meio dos resíduos sólidos não coletados do Meio Ambiente. A conscientização desses danos pode minimizar os riscos à saúde, por exemplo, a médio e longo prazos, finaliza o professor.