2° Encontro Científico de Religiosidades Afro-ameríndias na Amazônia Amapaense.

O CEPRES/UNIFAP e o Grupo de Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA/UEPA) realizam, nos dias 12 e 13 de Março, o 2° Encontro Científico de Religiosidades Afro-ameríndias na Amazônia Amapaense.

O Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES/UNIFAP) e o Grupo de Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA/UEPA) realizam, nos dias 12 e 13 de Março, o 2° Encontro Científico de Religiosidades Afro-ameríndias na Amazônia Amapaense em parceria com o Ilê Axé Dára Obá Keleju com lançamento de livro, palestra, roda de conversa e exposição de indumentárias e pinturas africanas em Macapá.

Abertura contará com a palestra “Ética nas Religiões de Matriz Africana”, às 09h do dia 12/03 no auditório do curso de Enfermagem da UNIFAP, com a Prof. Dra. Taissa Tavernard de Luca da Universidade Estadual do Pará (UEPA). A partir das 11h será o lançamento do livro “Expressões Religiosas de um Mundo Plural” dos autores Marcus Vinicius Freitas Reis, Diego Omar da Silveira e Fábio Py, também no auditório de Enfermagem (UNIFAP).

A partir das 14h, no Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá, será abertura da exposição de indumentárias (instalação) e pinturas africanas, intitulada: “Os Deuses Africanos e os processos civilizatórios”, em homenagem aos 34 anos de candomblé no Amapá, dos artistas Valter de Ogum e J. Sebastian Ligeiro.

No dia 13, a roda de conversa ocorrerá no Ilê Axé Dára Obá Keleju, na Av. Goiabal – 744, no bairro Goiabal, Zona Oeste de Macapá. A programação acontecerá com afrorreligiosos com o tema: “Intolerância Religiosa” a partir das 16h com a participação do Prof. Dr. Roberto Morais (UNIFAP), Mãe Lilian e representante do Ministério Público. Com a facilitadora Antropóloga Profa. Dra. Taissa Tavernard de Luca e Babalorixá Robson Melo.

Apoio: Universidade Federal do Amapá, Universidade Estadual do Pará, Movimento Juventude de Terreiros do Amapá, Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade/Unifap, Grupo de Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia/UEPA, Observatório da Democracia e dos Direitos Humanos da UNIFAP,  Núcleo de direitos humanos e cidadania brasileira do curso jurídico da UNIFAP (NDHCB) e Ilê Axé Dára Obá Keleju.

Assessoria da Reitoria da Unifap – assessoria@unifap.br