Projeto Pedagógicos (antigo)

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PROJETO PEDAGÓGICO

 

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MACAPÁ

2003

I APRESENTAÇÃO

 

 

A oferta de cursos superiores no Estado do Amapá remonta à instalação do extinto Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará, em Macapá, o qual perdurou até 1991, ocasião em que foi instituída a Universidade Federal do Amapá, sendo o curso de Pedagogia um dos integrantes das 9 licenciaturas implantadas à época. Assim, o sistema educacional amapaense vem sendo contemplado a cada ano com a oferta de profissionais licenciados para o magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, e habilitados para as funções técnicas de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e até mesmo em Administração Escolar, a qual já não é mais ofertada, desde a extinção do Núcleo de Educação.

Ainda em sua gênese o curso de Pedagogia adotou em seu Plano Global as orientações contidas na Resolução 02/69 e no Parecer 252/69, ambos oriundos do então Conselho Federal de Educação, a partir dos quais buscava contemplar a demanda do Estado, levantada pelo Núcleo de Pesquisa Educacional da Secretaria de Estado da Educação, que apontava um alto índice de professores sem a devida formação para o exercício da docência e de atividades técnicas. Hoje, com o advento da LDB  9394/96  e sua regulamentação decorrente no que toca a formação do educador, nossos propósitos se renovam. As permanentes discussões internas no Curso, bem como a participação ativa em debates locais, interestadual e nacional acerca do perfil do profissional da educação, alimentam a necessidade de revisão do “modos operante” condutor da linha de formação acadêmica do Pedagogo dentro da UNIFAP.

Desta forma pretendemos, com uma nova modelagem curricular, dotar o curso de Pedagogia de ferramentas teórico-metodológicas que alcancem o conhecimento da dinâmica sócio-educacional, política, cultural, econômica e filosófica, além do domínio dos meios tecnológicos, dentro de uma perspectiva crítica e transformadora, voltada à emancipação humana.

Nesse contexto, o Projeto Pedagógico do Curso reflete os princípios da transdisciplinariedade: integração, autonomia, trabalho coletivo, cooperação, solidariedade e democracia, como base de sustentação de seu currículo pleno, reduzindo o isolamento entre os diferentes componentes curriculares, a fim de enriquecer a formação básica do pedagogo.

II OBJETIVOS DO CURSO

 

–          Formar o educador como elemento integrador e mediador crítico do processo ensino–aprendizagem, de modo a atuar na escola como estimulador da ação educativa;

–          Relacionar o processo pedagógico num contexto sócio-político-econômico, cultural e filosófico visando contribuir para a construção de uma sociedade igualitária;

–          Viabilizar o permanente processo de pesquisa e produção científica a fim de compreender as problemáticas que envolvem a educação;

–          Viabilizar junto às secretarias municipais, estadual e empresas, projetos para que os acadêmicos do curso estejam em permanente processo de integração com a realidade social;

–          Possibilitar debates sobre a conjuntura local e nacional, e suas conseqüências para a educação; e

–          Proporcionar compreensão acerca dos movimentos sociais e populares a fim de diagnosticar e documentar as várias formas de educação;

 

 

 

 

III PRINCÍPIOS NORTEADORES

 

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia tem como eixo norteador a formação de profissionais compromissados com a construção de uma sociedade igualitária, com base nos seguintes princípios:

–          Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao longo do percurso acadêmico;

–          Sólida fundamentação teórico – metodológica que possibilite a compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativa;

–          Prática permanente da pesquisa como meio de ampliação do conhecimento e intervenção na realidade;

–          Conhecimento pedagógico e técnico que permitam a práxis da gestão democrática;

–          Efetivação do Estágio Supervisionado nos projetos que serão desenvolvidos no decorrer do  curso objetivando  a preparação  à  práxis docente e à articulação ensino – pesquisa – extensão;

–          Compreensão da dialética dos conhecimentos que possibilite análise e produção acerca da educação; e

–          Transdisciplinaridade como ruptura do modo linear do fazer pedagógico, onde ocorrerá a integração entre as disciplinas e a articulação de diferentes saberes.

 

 

IV PERFIL DO PEDAGOGO

 

Assentado em sólida fundamentação teórico-metodológica, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na valorização do conhecimento técnico-pedagógico, na concepção da  prática-pedagógica presente em todos os períodos do quadro curricular e do estágio supervisionado, que se localiza a partir da segunda metade do processo formativo, o curso de Pedagogia habilita o pedagogo  para atuar no ensino, na coordenação pedagógica de sistemas e unidades de ensino, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas de educação formal e não formal, tendo a docência como base de sua identidade profissional.

 

 

V COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

 

O Curso forma o pedagogo para atuar:

–          No Magistério da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; e

–          Na Coordenação Pedagógica de sistemas e unidades de ensino.

Na formação do pedagogo busca-se atingir:

 

–          Percepção ampla e consistente do processo e da prática educativa que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;

–          Capacidade de diagnosticar e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sócio–cultural, econômica e política dos contextos urbano e rural;

–          Compreensão dos diferentes níveis e modalidades de educação básica e  cultura existentes na sociedade contemporânea;

–          Desenvolvimento de uma ética profissional com responsabilidade e compromisso com o fazer pedagógico;

–          Habilidade para atuar com pessoas com necessidades educativas especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar os direitos de cidadania;

–          Possibilidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática  pedagógica;

–          Articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da Escola;

–          Competência em elaborar projeto pedagógico que possa sintetizar os anseios da comunidade escolar pautados nos aspectos de solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso social e ética.

 

 

VI PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

 

Amparado no Parecer CP/CNE N. 9, de 08/05/2001, que em seu item 3.6 afirma:

[…] a prática na matriz curricular dos cursos de formação não pode ficar reduzida a um espaço isolado,que a reduza ao estágio como algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso.Isso porque não é possível deixar ao futuro professor a tarefa de integrar e transpor  o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para  o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem,sem ter oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo. (BRASIL, 2001 a).

Bem como no Parecer CP/CNE N. 28, de 02/10/2001, que sobre a prática registra:                  “A prática não é uma cópia da teoria e nem esta é um reflexo daquela. A prática é o próprio modo como as coisas vão sendo feitas, cujo conteúdo é atravessado por uma teoria […]”. (BRASIL, 2001 b);

E ainda nas Resoluções CP/CNE N. 01, de 18/02/2002 e N. 02, de19/02/2002;

O Colegiado de Pedagogia registra neste projeto a Prática Pedagógica como disciplina curricular obrigatória realizada desde o início do processo formativo até o seu final, com carga horária de 420 (quatrocentas e vinte) horas, aonde a correlação teoria e prática virá expressa num movimento contínuo entre saber e fazer na busca de significados para a ação docente, tendo em vista a familiarização com situações próprias do ambiente da educação escolar.

Nesse sentido, o Projeto de Prática Pedagógica, a ser coordenado pelo conjunto de professores de cada período letivo, incluirá ações relativas ao planejamento, análise e avaliação do processo pedagógico, envolvendo as diversas dimensões da dinâmica escolar: gestão, integração de professores,intervenção pedagógica, relacionamento escola-comunidade, relações com a família, bem como o debate social mais amplo sobre educação.

VII ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

 

O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em atividade obrigatória, intrinsecamente vinculada à Prática Pedagógica e se desenvolverá com o objetivo de proporcionar: “[…] uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Por isso é que este momento se chama estágio curricular supervisionado” (BRASIL, 2001 b); devendo sua operacionalização acontecer “[…] a partir do início da segunda metade do curso, reservando-se um período final para a docência compartilhada, sob a supervisão da escola de formação, preferencialmente na condição de assistente de professores  experientes […]” (BRASIL, 2001 c).

 

Portanto, o Estágio é concebido como um dos eixos articuladores das dimensões teóricas e práticas do processo formativo, o que possibilita a dinâmica entre as concepções teórico-metodológicas e o fazer pedagógico em instituições escolares e em outros ambientes profissionais que viabilizem o conhecimento da real situação de trabalho inerente a função do pedagogo, tendo como base a relevância do ato docente e a perspectiva de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Nesse sentido, e considerando as especificidades do curso de Pedagogia, que por sua natureza permite a formação conjugada do Especialista da Educação e do Docente,a estrutura curricular do curso em tela reserva para a habilitação  técnica   em  Coordenação Pedagógica 160 (cento e sessenta) horas-aula de Estágio Supervisionado, onde 80 (oitenta) h/a estão  voltadas às especificidades da Orientação Educacional  (Conhecimento  Técnico-Pedagógico I) e as outras 80 (oitenta) h/a para as especificidades da Supervisão Educacional (Conhecimento Técnico-Pedagógico II). Já no que concerne à habilitação Docência, o Estágio Supervisionado está organizado  sob a indicação normativa da Resolução CP/CNE  N. 02, de 19 de fevereiro de 2002,perfazendo um total de 400 (quatrocentas) horas-aula.

O Estágio Supervisionado será desenvolvido sob a responsabilidade dos docentes do curso e das instituições recepcionadoras de estagiários e será oferecido sob a forma de atividades integradas , onde  ressaltará  experiências relacionadas às habilitações de Magistério para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental  e  Coordenação Pedagógica, segundo critérios definidos no Projeto de Estágio.

Cabe ressaltar que ao aluno que comprovar o exercício – de no mínimo 1 ano – de atividade docente regular na educação básica, a carga horária do estágio  referente à Docência  a ser cumprida será de 200 (duzentas) horas/aulas, observados os procedimentos específicos exigidos pelo Colegiado de Pedagogia para a concessão de   crédito  referente às   outras 200 (duzentas) horas/aula integrantes do mínimo exigido pela Resolução CP/CNE  N. 02/2002.

VIII ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS

 

Para integralizar o processo formativo o presente Projeto Pedagógico incorpora em sua estrutura curricular as Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais –AACC, previstas no Parecer CP/CNE  N. 9, de 08/05/2001, como elemento promotor do desenvolvimento da autonomia intelectual  do acadêmico.

Nesse sentido, as AACC ensejam o princípio da flexibilização curricular quando, por seu  turno, estimulam a participação em eventos científicos, ações de caráter técnico, cultural e comunitário, o envolvimento  em projetos de extensão e de pesquisa, monitoria , a prática de estudos independentes, transversais, interdisciplinares,  de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho,oferecidos, inclusive, por outras  IES em áreas afins ao campo da formação do educador.

Vale ressaltar que, apesar do marcante pressuposto da autonomia acima referido, o Parecer CP/CNE N. 28, de 02/10/2001, recomenda que as AACC tomem forma institucionalizada e contem com  orientação docente.Desta feita o Colegiado de Pedagogia terá na sua programação interna, planejamento e cronograma específico para a realização de eventos que caracterizem as atividades complementares, as quais registrarão, como exige a Resolução CP/CNE  N. 02, de 19/02/2002, um total de 200 (duzentas) horas.

 

IX TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

 

O Conselho Nacional de Educação, através do Parecer N. 9, de 08/05/2001, caracteriza a pesquisa como: “[…] elemento essencial na formação profissional do professor. […] Ela possibilita que um professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara, referentes aos processos de aprendizagem e à vida dos alunos.” (BRASIL, 2001 a)

Nesse sentido, e considerando as experiências advindas das diversas modalidades de Prática Pedagógica e de Estágio Supervisionado, o curso de Pedagogia traz contemplado em sua matriz curricular o Trabalho de Conclusão de Curso como disciplina obrigatória, o qual deverá representar o produto de um processo de investigação sobre determinada questão ou problemática detectada pelo aluno no decorrer de sua formação e que lhe interessa estudar, refletir, avaliar e, por fim, propor formas de intervenção, produzindo assim um autêntico conhecimento pedagógico.

O referencial teórico-metodológico para sua elaboração está vinculado às competências adquiridas pelo graduando através dos objetos de conhecimentos explorados no currículo acerca de processos de investigação, primordialmente, no que diz respeito à matéria Iniciação à Pesquisa Educacional, o que se complementa com as demais disciplinas integradoras do currículo, tendo em vista  a instrumentalização  para o ato investigativo.

Importa destacar que o TCC, revertido do caráter de iniciação científica, deverá atender às normas institucionais gerais que tratem da matéria e às normas complementares decorrentes do Colegiado de Pedagogia; bem como vincular-se, obrigatoriamente, a um dos Eixos Temáticos/Linhas de Pesquisa organizados dentro do curso, nos quais está  distribuído seu  corpo docente.

À guisa de conclusão registra-se que fica reservado dentro do currículo o tempo e o espaço previsto às Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV para o processo de  socialização do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

 

X EIXOS TEMÁTICOS / LINHAS DE PESQUISA

 

 

Corroborando os termos do Parecer  CP/CNE  N. 9, de 08/05/2001,  acima referido,  o curso de Pedagogia define os seguintes Eixos Temáticos e suas correspondentes  Linhas de Pesquisa balizadores do Trabalho de Conclusão de Curso:

EIXO TEMÁTICO: Ciência,Educação e Sociedade

LINHA DE PESQUISA:

*Epistemologia do Trabalho Educativo: Estudos filosóficos, sociológicos e históricos sobre o trabalho educativo: as teorias educacionais; as questões éticas,epistemológicas e ontológicas e suas implicações para o trabalho educativo; estudos sócio-históricos sobre  os processos de constituição do saber escolar.

EIXO TEMÁTICO: Política e Gestão Educacional

LINHAS  DE PESQUISA:

 

*Políticas Públicas  e  Educação: História das políticas educacionais brasileiras; Estado e a formulação e implementação de políticas educacionais; política educacional e legislação; a política educacional da modernidade nos âmbitos público e privado.

 

*Gestão Educacional: Estudos sobre os processos de gestão  de sistemas e unidades escolares,focalizando tanto as teorias sobre gestão quanto a instrumentalização dos profissionais e pesquisadores da educação escolar.

 

*Avaliação Institucional: Estudos sobre questões voltadas à avaliação institucional, suas características e prioridades em todas as instâncias da instituição envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, a auto- gestão, o aperfeiçoamento e a articulação contínua nos programas e projetos acadêmicos, pautados no paradigma da avaliação crítica, democrática e transformadora.

EIXO TEMÁTICO: Educação e Diversidade Cultural

LINHA DE PESQUISA:

 

*Cultura, Representações Sociais e Educação: Reflexos das diversidades  étnica, de gênero e das “minorias” sobre o processo educacional; a pedagogia subjacente ao movimento social; estudo da escola como organização educativa e grupo sócio-cultural representante de uma cultura específica.

 

EIXO TEMÁTICO: Educação Inclusiva

LINHAS DE PESQUISA:

 

*Educação de Jovens e Adultos: Condicionantes sócio-econômicos, políticos e culturais que dificultam o acesso e inviabilizam a permanência no ensino regular: o papel desempenhado pela escola na superação do analfabetismo funcional; escolarização e mercado de trabalho: o cumprimento da função reparadora da EJA através da inclusão do aluno no processo produtivo, configurando o resgate da cidadania.

 

*Educação Especial: Questões sócio-históricas e psicopedagógicas presentes na organização e desenvolvimento da educação, do ensino e da aprendizagem das pessoas com necessidades educativas especiais em suas diversas categorias; a trajetória da pedagogia da exclusão para a da inclusão; a escola regular como espaço de práticas pedagógicas inclusivas; a qualidade da formação escolar do PNEE e sua relação com o mercado de trabalho; o papel da escola como facilitadora do processo de inserção do PNEE no mercado de trabalho.

 

*Educação Indígena: A educação escolar indígena do passado X a do presente; as interfaces da cultura indígena e o processo de educação formal; a educação escolar indígena intercultural, bilíngüe, específica e diferenciada como fator preponderante na preservação da cultura indígena e no grau de identidade étnica.

EIXO TEMÁTICO: Trabalho Docente: formação e prática pedagógica

LINHAS DE PESQUISA:

 

*Formação e Profissionalização Docente: Determinantes históricos do processo de formação de professores e da configuração do trabalho docente; bases epistemológicas da formação inicial e continuada; o arcabouço teórico que configura o núcleo da profissão e sua identidade profissional; o papel do Sindicato na luta pelo fortalecimento da categoria docente; profissão professor: as variáveis de gênero e classe social como determinantes na escolha da profissão.

 

*Práticas Pedagógicas e Currículo: A prática pedagógica desenvolvida nas instituições de ensino e as metodologias que a orientam no âmbito da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e da educação inclusiva; a implantação e o desenvolvimento do currículo escolar: da educação básica ao ensino superior; os recursos didáticos convencionais e não-convencionais como suporte à prática pedagógica com vistas à aprendizagem significativa.

EIXO TEMÁTICO: Contribuições Psicológicas ao Trabalho Educativo

LINHA DE PESQUISA:

 

*Psicologia e Educação: Análise crítica das “marcas” ideológicas da psicologia e sua relação com a educação; a aplicação dos métodos de pesquisa em psicologia ao trabalho educativo; as influências das concepções psicológicas sobre a educação escolar; o processo de desenvolvimento bio-psico-social e sua interface com a aprendizagem; reflexos da subjetividade e do perfil profissional frente ao processo ensino-aprendizagem e à relação professor-aluno.

EIXO TEMÁTICO: Educação Ambiental

LINHA DE PESQUISA:

 

*Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: A reorientação do ensino formal a partir da revisão dos programas de ensino com vistas ao desenvolvimento de comportamentos ecologicamente corretos para a conservação do patrimônio natural em benefício das gerações futuras; estudos sobre práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação de alunos  em projetos locais e regionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável; análise sobre estratégias didático-pedagógicas destinadas a promover a integração entre desenvolvimento e proteção à biodiversidade, respeitando as tradições histórico-culturais.

 

 

XI DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

 

O curso de Pedagogia terá duração de 4 (quatro) anos, perfazendo uma carga horária  total de  4.560  horas- aula  e  228  créditos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


XII QUADRO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

12.1 – Matérias/Disciplinas Obrigatórias

 

 

MATÉRIA DISCIPLINA CH CR PRÉ-REQUISITO
1.Sociologia da Educação 1.1. Sociologia da Educação I 100 05
1.2. Sociologia da Educação II 100 05 Sociologia da Educação I
2. Psicologia da Educação 2.1. Psicologia da Educação I 80 04
2.2. Psicologia da Educação II 100 05 Psicologia da Educação I
2.3. Psicologia da Educação III 100 05 Psicologia da Educação II
3. História da Educação 3.1. Introdução à Educação 80 04
3.2. História da Educação I 100 05 Introdução à Educação
3.3. História da Educação II 100 05 História da Educação I
4. Filosofia da Educação 4.1. Filosofia da Educação I 100 05
4.2. Filosofia da Educação II 100 05 Filosofia da Educação I
5. Antropologia e Educação 5.1. Antropologia e Educação 60 03
6.Política e Legislação   Educacional 6.1. Política e  Legislação  Educacional Brasileira 100 05 História da Educação II
7. Iniciação à Pesquisa Educacional 7.1. Introdução à  Metodologia  da  Pesquisa  Educacional 100 05
7.2. Pesquisa Educacional 100 05 IMPE /Estatística  Aplic. à Educ.
7.3. TCC I 60 03 Pesquisa Educacional
7.4. TCC II 60 03 TCC I
8. Didática 8.1. Didática I 80 04 Introdução à Educação
8.2. Didática II 80 04 Didática I

 

 

 

 

 

 

 

Continuação:

MATÉRIA DISCIPLINA

CH

CR

PRÉ-REQUISITO
9. Currículo 9.1. Educação, Currículo e Cultura 80 04
10. Saúde e Educação 10.1. Saúde e Educação 60 03
11. Educação Inclusiva 11.1. Fundamentos da Educação Escolar Indígena 60 03
11.2. Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 60 03
11.3. Fundamentos da Educação para PNEE 60 03
12. Estatística e Educação 12.1. Estatística Aplicada à Educação 60 03
13. Economia e Educação 13.1. Economia e Educação 60 03
14. Educação e Trabalho 14.1. Educação e  Trabalho 60 03
15. Língua Portuguesa 15.1. Língua Portuguesa e Comunicação 60 03
16. Planejamento Educacional 16.1. Planejamento Educacional 80 04 Didática II
17. Avaliação Educacional 17.1. Avaliação Educacional 80 04
18. Tecnologia e Educação 18.1. Tecnologia Aplicada à Educação 60 03
19. Recreação e Jogos 19.1. Recreação e Jogos 40 02
20. Teoria e Prática da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental 20.1. Teoria e Prática do Ensino da Educação Infantil 80 04

Planejamento Educacional

20.2. Teoria e Prática do Ensino da Alfabetização 80 04 Planejamento Educacional
20.3. Teoria e Prática do Ensino da  Língua Portuguesa 80 04 Planejamento Educacional
20.4. Teoria e Prática do Ensino da  Literatura Infanto-Juvenil 80 04 Planejamento Educacional
20.5. Teoria e Prática do Ensino da Arte- Educação 80 04 Planejamento Educacional
20.6. Teoria e Prática do Ensino da Matemática 80 04 Planejamento Educacional
20.7. Teoria e Prática do Ensino da História 80 04 Planejamento Educacional
20.8. Teoria e Prática do Ensino da Geografia 80 04 Planejamento Educacional
20.9. Teoria e Prat. do Ensino de Ciências 80 04 Planejamento Educacional

Continuação:

MATÉRIA DISCIPLINA CH CR PRÉ – REQUISITO
21. Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico 21.1. Fundamentos Organizacionais do Trabalho Pedagógico 80 04
21.2. Conhecimento  Técnico – Pedagógico  I  (Orientação Educacional) 80 04 Fund. Organ. do Trab. Pedag.
21.3. Conhecimento  Técnico – Pedagógico II (Supervisão Educacional) 80 04 Fund. Organ. do Trab. Pedag.
22. Prática Pedagógica 22.1. Prática Pedagógica I 60 03
22.2. Prática Pedagógica II 60 03
22.3. Prática Pedagógica III 60 03
22.4. Prática Pedagógica IV 60 03
22.5. Prática Pedagógica V 60 03
22.6. Prática Pedagógica VI 60 03
22.7. Prática Pedagógica VII 60 03
23. Estágio Supervisionado 23.1. Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica I     (Orientação Educacional) 80 04 Conhecimento  Téc. -Pedag.  I
23.2. Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica II   (Supervisão Educacional) 80 04 Conhecimento  Téc.- Pedag. II
23.3. Estágio Supervisionado em Docência I 200 10 Todas as Teorias e Práticas do Ensino referentes ao 6º período
23.4. Estágio Supervisionado em Docência II 200 10 Todas as Teorias e Práticas do Ensino referentes ao 7º período
24. Atividades Acadêmicas,  Científicas e Culturais 24.1. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais I 50 2,5
24.2. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais II 50 2,5
24.3. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais III 50 2,5
24.4. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV 50 2,5

QUADRO RESUMO

COMPONENTES CURRICULARES CH CR
Disciplinas Teóricas 3.260 163
Prática  Pedagógica 420 21
Estágio Supervisionado 560 28
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais 200 10
TCC 120 06

TOTAL

4.560 228

XIII QUADRO COMPARATIVO ENTRE O CURRÍCULO DE 1994 E O CURRÍCULO PROPOSTO

DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 DISCIPLINAS EXTINTAS NONOVO CURRÍCULO DISCIPLINAS MANTIDAS NONOVO CURRÍCULO DISCIPLINAS CRIADAS NONOVO CURRÍCULO
1. Introdução à Sociologia Introdução à Sociologia (obs: tópicos incorporados em Sociologia da  Educação I)
2. Sociologia da Educação I Sociologia da Educação I  (1)
3. Sociologia da Educação II Sociologia da Educação II  (1)
4. Psicologia da Educação I Psicologia da Educação I  (2)
5. Psicologia da Educação II Psicologia da Educação II  (1)
6. Psicologia da Educação III Psicologia da Educação III  (1)
7. Introdução à Educação Introdução à Educação  (1)
8. História da Educação I História da Educação I  (1)
9. História da Educação II História da Educação II  (1)
10. Introdução à Filosofia Introdução à Filosofia  (obs: tópicos incorporados em Filosofia da Educação I)
11. Filosofia da Educação I Filosofia da Educação I  (1)
12. Filosofia da Educação II Filosofia da Educação II  (1)
13. Didática I Didática I  (1)
14. Didática II Didática II  (2)
15. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Política e Legislação Educacional Brasileira   (1 e 4)
16. Princ. e Met. de Orientação Educacional Conhec. Técnico-Pedagógico I (OE)  (2 e 4)
17. Princ. e Met. de Supervisão Escolar Conhec. Técnico-Pedagógico II (SE) (2 e 4)
18. Supervisão na Escola de 1º e 2º Graus Supervisão na Escola de 1º e 2º Graus
19. Orientação na Escola de 1º e 2º Graus Orientação na Escola de 1º e 2º Graus
20. Estatística Aplicada à Educação Estatística Aplicada à Educação  (3)
21. Orientação Vocacional Educação e Trabalho  (3 e 4)
22. Medidas Educacionais Avaliação Educacional  (1 e 4)

Continuação:

DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994  DISCIPLINAS EXTINTAS NONOVO CURRICULO DISCIPLINAS MANTIDAS NO NOVO CURRICULO DISCIPLINAS CRIADAS NO NOVO CURRICULO
23. Teoria do Currículo Educação, Currículo e Cultura  (2 e 4)
24. Currículos e Programas
25. Metodologia da Pré-Escola TP do Ensino da Educ. Infantil  (1 e 4)
26. Metodologia e Técnica da Alfabetização TP do Ensino da Alfabetização (1 e 4)
27. Metodologia da Língua Portuguesa TP do Ensino da Língua Portug.  (1 e 4)
28. Literatura Infanto-Juvenil TP do Ensino da Lit. Inf.-Juven.  (1 e 4)
29. Metodologia da Educação Artística TP do Ensino da Arte-Educação  (1 e 4)
30. Metodologia da Matemática TP do Ensino da Matemática  (1 e 4)
31. Metodologia da História TP do Ensino da História  (1 e 4)
32. Metodologia da Geografia TP do Ensino da Geografia  (1 e 4)
33. Metodologia das Ciências  Físicas  e Biológicas TP do Ensino das Ciências  (1 e 4)
34. Prática IA (Matérias Pedagógicas) Prática IA ( Matérias Pedagógicas)
35. Prática IB (Matérias Pedagógicas) Prática IB ( Matérias Pedagógicas)
36. Prática II (Séries Iniciais) Estágio Supervisionado em Docência I e II(1, 4 e 5)
37. Educação Física I Educação Física I Recreação e Jogos
38. Educação Física II Educação Física II
39.Biologia e Educação Biologia e Educação Saúde e Educação

Continuação:

DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 DISCIPLINAS EXTINTAS NO NOVO CURRÍCULO DISCIPLINAS MANTIDAS NO NOVO CURRÍCULO DISCIPLINAS CRIADAS NO NOVO CURRÍCULO
40. Língua Portuguesa e Comunicação Língua Portuguesa e Comunicação  (3)
41.Fundamentos da Linguagem e Processos Lingüísticos. Fundamentos da Linguagem e Processos Lingüísticos
42. Antropologia Cultural Antropologia e Educação  (3 e 4)
43. Economia da Educação Economia  e Educação  (3 e 4)
44. Planejamento Educacional Planejamento Educacional (1)
45. Introdução à Metodologia das Ciências Sociais Introdução à Metodologia da Pesquisa em Educação  (1 e 4)
46. Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional (1)
47. TCC TCC I   (3, 4 e 5) TCC II
48. Estágio Supervisionado (Prática III-Hab. SE) Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica II / SE    (2 e 4)
49. Estágio Supervisionado (Prática IV-Hab. OE) Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica I / OE    (2 e 4)
Fundamentos da Educação Escolar Indígena
Fundamentos da EJA
Fundamentos da Educação p/  PNEE
Tecnologia Aplicada à Educação
Fundamentos Organizacionais do Trabalho Pedagógico

Continuação:

DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 DISCIPLINAS EXTINTAS NO NOVO CURRÍCULO DISCIPLINAS MANTIDAS NO NOVO CURRÍCULO DISCIPLINAS CRIADAS NO NOVO CURRÍCULO
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais I
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais II
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais III
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEGENDA
(1) Disciplina mantida no currículo com ampliação de carga horária.
(2) Disciplina mantida no currículo com redução de carga horária.
(3) Disciplina mantida no currículo com a mesma carga horária.
(4) Disciplina mantida no currículo com nova nomenclatura.
(5) Disciplina mantida no currículo com desdobramento.

XIV QUADRO DEMONSTRATIVO DAS DISCIPLINAS POR  SEMESTRE

 

PERÍODO
DISCIPLINA CHSemestral CHSemanal PRÉ-REQUISITO
I INTROD. À  METODOL. DA PESQ. EM EDUCAÇÃO 100 05
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I 100 05
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO 80 04
SAÚDE E EDUCAÇÃO 60 03
LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO 60 03
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO 60 03

SUB-TOTAL

460 23
PRÁTICA PEDAGÓGICA I 60
ATIVIDADES . ACAD., CIENT.  E CULT. I 50

TOTAL

570 23
 

II

 

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I 100 05
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II 100 05 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I 100 05 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO
DIDÁTICA I 80 04 INTRODUÇÀO À EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I 80 04
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 60 03

SUB-TOTAL

520 26
PRÁTICA PEDAGÓGICA II 60
ATIVIDADES  ACAD.,  CIENT. E CULT.  II 50

TOTAL

630 26
III HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II 100 05 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 100 05 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 100 05 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DIDÁTICA II 80 04 DIDÁTICA I
EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA 80 04
ECONOMIA E EDUCAÇÃO 60 03

SUB-TOTAL

520 26
PRÁTICA PEDAGÓGICA III 60
ATIVIDADES ACAD., CIENT. E CULT. III 50

TOTAL

630 26

Continuação:

 

PERÍODO

DISCIPLINA

CHSemestral CHSemanal PRÉ-REQUISITO

IV

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO  EDUCACIONAL BRASILEIRA 100 05 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III 100 05 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 80 04 DIDÁTICA II
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 80 04
FUNDAMENTOS ORGANIZACIONAIS DO TRAB. PEDAGÓGICO 80 04
SUB-TOTAL 440 22
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV 60

TOTAL

500 22
V CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO  I  (OE) 80 04 FUNDAMENTOS ORGANIZAC. DO TRAB. PEDAGÓGICO
CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II  (SE) 80 04 FUNDAMENTOS ORGANIZAC. DO TRAB. PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO E TRABALHO 60 03
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO  ESCOLAR INDÍGENA 60 03
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 60 03
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO  PARA  PNEE 60 03
TECNOLOGIA APLICADA  À EDUCAÇÃO 60 03
RECREAÇÃO E JOGOS 40 02

SUB-TOTAL

500 25
PRÁTICA PEDAGÓGICA V 60

TOTAL

560 25
 

VI

PESQUISA EDUCACIONAL 100 05 IMPE / ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
TEORIA E  PRÁTICA  DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO ENSINO DA MATEMÁTICA 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO ENSINO DA LITER. INFANTO-JUVENIL 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

SUB-TOTAL

500 25
PRÁTICA PEDAGÓGICA VI 60
ESTÁGIO SUPERVIS. EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA I (OE) 80 CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO  I  (OE)
ESTÁGIO SUPERVIS. EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA II (SE) 80 CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II  (SE)

TOTAL

720 25

Continuação:

PERÍODO

DISCIPLINA CHSemestral CHSemanal PRÉ-REQUISITO
 

VII

TEORIA E  PRÁTICA  DO  ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO  ENSINO DA HISTÓRIA 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO  ENSINO DA GEOGRAFIA 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
TEORIA E  PRÁTICA  DO  ENSINO DE CIÊNCIAS 80 04 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

SUB-TOTAL

320 16
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 60 PESQUISA EDUCACIONAL
PRÁTICA PEDAGÓGICA VII 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA I 200 TODAS AS TP DO ENSINO DO VI PERÍODO

TOTAL

640 16
VIII ATIVIDADES  ACAD. , CIENT. E CULT.  IV 50
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 60 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA II 200 TODAS AS TP DO ENSINO DO VII PERÍODO

TOTAL

310

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


¨PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

 

EMENTA: A Psicologia do desenvolvimento: conceito, métodos e teorias. O processo de desenvolvimento biopsicosocial nas diferentes fases da vida do indivíduo e os transtornos mentais.

 

¨PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III

 

EMENTA: Aspectos sócio-culturais da Psicologia da Aprendizagem: conceituação, concepções psicológicas e suas implicações. Fatores que influenciam e interferem no processo de aprendizagem. As inteligências múltiplas ligadas aos fatores de aprendizagem.

 

¨INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO

 

EMENTA: A visão antropológica e filosófica do homem em sua inserção como sujeito da sociedade. Relação educação & sociedade, analisando a função da educação no percurso da história. Estudo conceitual de ideologia e sua implicação no contexto educacional. Representando as modalidades de educação através de estudos de temática atuais.

¨HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I

EMENTA: Introdução ao estudo da História da Educação e da Pedagogia e sua relação com diferentes sociedades e culturas nos diversos períodos da História da Humanidade. A educação nas sociedades primitivas. Educação na Antigüidade e na construção do humanismo clássico. A educação na Idade Média. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com o Renascimento. Movimentos Religiosos do Século XVI e suas influências históricas na educação. Realismo Pedagógico. Naturalismo Pedagógico.

 

¨HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II

EMENTA: A sociedade brasileira no Período Colonial e a ação pedagógica dos Jesuítas. A Reforma Pombalina e suas conseqüências no Sistema Colonial de Ensino. A institucionalização do ensino e a legislação educacional do Império. Modificações no Sistema Educacional com a implantação da República no Brasil. As principais mudanças educacionais durante o governo de Getúlio Vargas. A Constituição de 1946 e seus reflexos no Sistema Educacional Brasileiro. O Estado Militar e educação brasileira. As perspectivas atuais da educação no sistema político vigente.

 

¨POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

 

EMENTA: Política e Legislação: aspectos determinantes do sistema de ensino brasileiro. A educação no contexto da Teoria Sistêmica. A estrutura administrativa e normativa da educação contemporânea. Visões macro-políticas da educação no Brasil: as condições sócio-históricas na elaboração das leis 4.024/61; 5.540/68; 5692/71; 7.044/82 e 9.394/96. Análise, compreensão e crítica à nova LDB: principais aspectos técnicos e sua aplicação. As políticas públicas para a educação contemporânea: o Plano Nacional de Educação; o financiamento e a avaliação da Educação Básica; o projeto de inclusão educacional e suas interfaces  com as minorias sociais; a reforma da Formação de Professores no Brasil.

 

 

 

 

 

¨DIDÁTICA I

EMENTA: A evolução histórica da Didática. O processo interdisciplinar como mecanismo de             com preensão do conhecimento. A dimensão técnica, humana, política e ideológica subjacente à prática pedagógica. A produção e a transformação do conhecimento na ação do professor.

 

¨DIDÁTICA II

 

EMENTA: A Didática como eixo articulador do processo de produção do conhecimento no cotidiano da escola e no espaço da sala. O planejamento nas dimensões  técnica, humana, política e ideológica. A didática e a pesquisa no cenário escolar. Desafios da formação do educador no mundo contemporâneo.

¨PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

EMENTA: A trajetória histórica do planejamento. As reformas e atuais políticas educacionais envolvendo o processo de planejamento do sistema. O processo de planejamento em seus diferentes enfoques e sua materialização em Planos, Programas e Projetos.  A ação do planejamento na organização escolar: do Projeto Pedagógico ao Plano de Ensino.

 

¨EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA

 

EMENTA: Construção histórica do currículo: as diferentes discursividades. A crítica ao currículo tradicional: currículo e ideologia, currículo e poder, currículo e política cultural, currículo e globalização, currículo e diferenças sexuais e de gênero. O contexto sócio-cultural e as teorias curriculares contemporâneas. Currículo interdisciplinar e transdisciplinar: práticas pedagógicas atuais.

¨AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

EMENTA: As diversas concepções teóricas e práticas da avaliação em confronto com as exigências legais e  a realidade educacional. Os paradigmas norteadores da construção do pensamento da avaliação escolar. O transplante da tradição avaliativa americana para o Brasil. Os estudos sobre avaliação no Brasil: origem, trajetórias e tendências atuais. Fundamento legal da avaliação. Testar, medir e avaliar: conceitos e diferenças básicas. Função social do exame e da avaliação. A prova enquanto exame e enquanto avaliação. A avaliação da aprendizagem: funções, instrumentos, parâmetros, métodos e técnicas. Análise crítica dos modelos de avaliação de ensino e da aprendizagem escolar. Planejamento, elaboração e análise de estratégias e de instrumento de avaliação adequados à realidade educacional brasileira.

 

¨ECONOMIA E EDUCAÇÃO

EMENTA: Fundamentos da Ciência Econômica. Sistema Econômico. Instituições, fluxos e relações intersetoriais. Educação no processo econômico e social. Relação econômica da produção.

 

¨EDUCAÇÃO E TRABALHO

 

EMENTA : Conceitos, objetivos e fundamentos filosóficos, sociológicos e pedagógicos da relação entre educação e trabalho. O trabalho como princípio educativo. As relações do currículo com a construção do conhecimento e a formação do trabalhador. Retrospectiva histórica da Orientação Profissional: origense trajetória legislativa. A orientação vocacional e o mundo da educação e do trabalho. Atribuições específicas do Orientador Vocacional. O sujeito da orientação vocacional no mundo globalizado. Formação polivalente. Trabalho e relações sociais em transformação: uma visão multidimensional sobre trabalho, educação e qualificação profissional. Desafios teórico-metodológicos da relação educação & trabalho e o papel social da escola. A concepção dos  pais sobre trabalho e sua influência na orientação profissional e educacional dos filhos. O Sistema de Competência Profissional: normalização, formação, avaliação e Certificação de Competências. A Pedagogia das Competências em sua dimensão psicológica e sócio-econômica. A competência como pressuposto e resultado da organização  do trabalho. Os descaminhos da relação homem – trabalho na modernidade. O mercado de trabalho globalizado e as profissões. Políticas Públicas para a educação e formação do trabalhador.

 

 

¨FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

EMENTA: Evolução histórica das concepções e metodologias de ensino para jovens e adultos. Análise crítica à diversidade de campanhas educativas temporárias para jovens e adultos. O conceito Freireano de alfabetização de adultos: possibilidades e limites. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. As contribuições esclarecedoras de Emília Ferreiro sobre o processo de aquisição da leitura e escrita pelos jovens e adultos. A heterogeneidade do contexto atual da EJA no Brasil. Andragogia: a facilitação da aprendizagem do trabalhador. Programas continuados para a EJA: uma necessidade prática.

 

¨FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

EMENTA: Os povos indígenas e sua relação com a sociedade nacional. Visão estereotipada dos povos indígenas. Movimentos indígenas e direitos conquistados. Diversidade étnica e lingüística dos povos indígenas. Educação indígena versus educação para o índio. Educação escolar indígena. Modelo de educação bilíngüe. Língua étnica. Ensino do português como segunda língua. Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Programas de formação. Direitos indígenas e educação escolar indígena. Produção indígena. Ação pedagógica do educador e as diferenças sócio-culturais e lingüísticas.

 

¨FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (PNEE)

EMENTA: A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Subsídios teórico- metodológicos necessários à prática do profissional da educação voltado para o atendimento à pessoas com necessidades educativas especiais, de acordo com a especificidade: Deficiente Auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Mental (DM), Condutas Típicas (CT) e Altas Habilidades (AH).

¨RECREAÇÃO E JOGOS

 

EMENTA: Discussão da Educação Física na perspectiva da formação e da prática do profissional em Pedagogia. Análise contextualizada do movimento humano e da cultura corporal numa perspectiva emancipatória. Estudo e vivência de prática corporais nas suas diferentes manifestações e dimensões. Dinâmicas de jogos e atividades lúdicas como elemento de solidificação do processo ensino-aprendizagem. O recreio dirigido como prática pedagógica e educativa.

¨TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

EMENTA: Comunicação, tecnologia e educação. Os impactos sociais, culturais e educacionais decorrentes das novas tecnologias. O uso da tecnologia como recurso dos projetos de ensino e ferramenta da organização do trabalho pedagógico. Educação à distância: princípios educativos e tecnológicos.

 

¨LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO

 

EMENTA: Leitura, escrita e oralidade como prática social, vista na perspectiva do continuum tipológico. Conceitos e mitos do letramento e sua relação com a alfabetização e com as práticas escolares e não-escolares.

 

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

EMENTA: Considerações sobre a Educação Infantil abordando suas definições, objetivos e função social. Abordagens sobre a criança pré-escolar em seus vários aspectos. Ambiente físico e psicológico da escola para o pré-escolar. Programa de educação pré-escolar e sua interface com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Elaboração de planos de aula para a pré-escola. Atividades práticas na Educação Infantil.

 

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO

EMENTA: Abordagens sobre o analfabetismo no contexto da Educação Brasileira  e os processos de alfabetização e letramento. Métodos de alfabetização. Contribuições de pesquisadores interacionistas como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Celso Antunes e outros. Níveis de evolução da escrita ( Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético e Alfabético).

¨TEORIA E  PRÁTICA  DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

EMENTA: A prática de linguagem em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Gêneros e textos. O continuum entre fala, escrita e estudo de gramática (processos de retextualização). Critérios para o estabelecimento de uma progressão curricular. Experiências e projetos de ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

 

EMENTA: A Literatura infanto-juvenil: origem, evolução e características. A Literatura infanto-juvenil brasileira: principais expoentes. O livro didático e a leitura para crianças. O conto de fadas, a poesia, a narrativa, as fábulas e o teatro: múltiplas formas de expressão da literatura infanto-juvenil. Experiências e projetos de ensino da Literatura infanto-juvenil nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO

 

EMENTA: Arte na educação: pressupostos teóricos.O objetivo do ensino de Arte na escola. A importância da arte para o processo formativo da criança. A Didática e a  prática pedagógica no ensino de Arte: questões  teórico-metodológicas. Experiências e projetos de ensino da Arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA HISTÓRIA

 

EMENTA: O objeto da História. O ensino de história: o saber histórico e sua relação com o saber escolar. Estudo dos objetivos e dos conteúdos programáticos de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e sua interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Experiências e projetos de ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental..

 

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA

EMENTA: Conceito e objeto da ciência geográfica. Geografia e conhecimento. A Geografia e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Proposições teórico-metodológicas no ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental voltados para: conceito de espaço, orientação, limite, distância, direção e escala como princípios básicos da ciência geográfica; estudo do meio sobre o prisma espaço-temporal; noções básicas sobre o uso de mapas, gráficos e maquetes e sua importância para o processo ensino-aprendizagem. Experiências e projetos de ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental..

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

EMENTA: A gênese e a história da Matemática. Concepções de ensino da Matemática O processo de construção do pensamento matemático: o desenvolvimento do raciocínio lógica. A construção do conceito de número. A Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  A Etnomatemática como princípio pedagógico. Proposições teórico-metodológicas para o ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Jogos matemáticos e sua importância para o processo ensino-aprendizagem. Experiências e projetos de ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

EMENTA: Fundamentos epistemológicos das Ciências Naturais. Interação das ciências, tecnologia, ambiente e sociedade. As Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Proposições teórico-metodológicas no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental voltados para: fundamentos conceituais das Ciências Naturais; origem da vida; água, ar e solo; matéria; energia; interação de fatores bióticos e abióticos; ações antrópicas no ambiente natural e cultural; biodiversidade e sustentabilidade sócio-ecológica; a educação ambiental como fator determinante para o equilíbrio planetário. Experiências e projetos de ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

¨ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA (I e II)

 

EMENTA: Ato concreto da docência compartilhada entre o aluno estagiário e um profissional já reconhecido no ambiente institucional escolar. Efetivação da transposição didática do conhecimento sobre ensino e aprendizagem para a situação real do processo educativo, através de projetos de ensino e em consonância com a realidade de cada escola, alunos e comunidade, tendo como núcleos integradores os conteúdos e as metodologias específicos de cada área do saber.

¨FUNDAMENTOS ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO

 

EMENTA: Fundamentos e concepções da organização e gestão do trabalho pedagógico. A unidade, a pluralidade e a autonomia no processo de construção e operacionalização do trabalho pedagógico. A pedagogia da autonomia: aprender a decidir através de prática de decisão. O trabalho pedagógico compartilhado: a relação da equipe técnica com os demais envolvidos no contexto escolar e o processo de gestão. O Plano Estratégico de Ação como balizador da execução do Projeto Pedagógico da escola.

 

¨CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO I  (foco em  Orientação Educacional)

 

EMENTA: Origem e trajetória histórica da Orientação Educacional. Conceito, princípios, objetivos e funções da Orientação Educacional. Preparo, atribuições e formas de atuação do Orientador Educacional. A Orientação Educacional e a legislação. A Orientação Educacional na escola e sua interface com o planejamento, o currículo e a avaliação. A ação integrada do Orientador Educacional e do Supervisor Escolar frente à Coordenação Pedagógica. Propostas de Coordenação Pedagógica para a escola de Educação Básica.

¨ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA I (foco em Orientação Educacional)

 

EMENTA: Estágio Supervisionado: conceito e fundamento legal. Desenvolvimento de estágio profissional junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio, direcionado a compreensão do trabalho pedagógico desenvolvido pelo Orientador Educacional numa perspectiva de integração com a Supervisão Escolar. Articulação dos fundamentos teórico-práticos da  Orientadora Educacional a partir de uma proposta interdisciplinar a ser desenvolvida nas escolas-campo de estágio.

¨CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II  (foco em  Supervisão Escolar)

EMENTA: O processo histórico do surgimento da Supervisão no contexto educacional brasileiro. A natureza do trabalho da Supervisão Escolar enquanto Coordenação Pedagógica. Princípios, conteúdos, métodos, técnicas e avaliação do trabalho da Supervisão numa perspectiva  coletiva e integradora. A relação da ação supervisora no processo de construção e transformação do conhecimento no cotidiano escolar.

 

¨ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA II (foco Supervisão Escolar)

 

EMENTA : Estágio Supervisionado: conceito e fundamento legal. Desenvolvimento de estágio profissional junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio, direcionado a compreensão do trabalho pedagógico desenvolvido pelo Supervisor Escolar numa perspectiva de integração com a Orientação Educacional. Articulação dos fundamentos teórico-práticos da Supervisão Escolar a partir de uma proposta interdisciplinar a ser desenvolvida nas escolas-campo de estágio.

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¨PRÁTICA PEDAGÓGICA (I, II, III, IV, V, VI e VII)

EMENTA: Articulação entre as bases teóricas do processo formativo e a realidade educacional amapaense, através de um continuum entre teoria e prática, materializado em projeto disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, voltado para o conhecimento dos diferentes  cenários e atos do processo educacional, bem como para a  busca dos significados da ação pedagógica, seja ela docente ou técnica.

¨ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS (I, II, III e IV)

EMENTA: Eventos científicos, projetos de pesquisa e extensão, monitoria, estudos independentes e ações de caráter técnico-pedagógico-cultural voltados para a atualização, revitalização e compartilhamento do saber científico-profissional (re)estruturado durante o percurso acadêmico.

¨INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL

 

EMENTA: Conhecimentos introdutórios sobre os aspectos teóricos e práticos de investigação científica aplicados à Ciência da Educação: Ciência e Conhecimento; finalidade, tipologia e classificação da Pesquisa; natureza e objetivos da Pesquisa em Educação. O paradigma da Ciência e da Pesquisa. A Pesquisa e a crise dos Paradigmas da Ciência. Tendências metodológicas da Ciência Moderna. Significado da Pesquisa para a prática profissional científica em educação, na dimensão interdisciplinar.  As abordagens quantitativas e qualitativas e seus pressupostos do ponto de vista ontológico, epistemológico, axiológico e metodológico. A importância da leitura para a Pesquisa. Técnica de levantamento e análise de dados. Características e estrutura de trabalhos acadêmicos. Estilo de redação dos trabalhos acadêmicos: normas para uma escrita técnica de qualidade. Diretrizes para apresentação de trabalhos científicos. Regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT: citações, referências bibliográficas, elaboração de trabalhos acadêmicos e apresentação gráfica.

¨ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

EMENTA: Estatística: conceitos fundamentais. Coeficiente e taxas educacionais. Tabelas e séries estatísticas. Distribuição de freqüências. Representação gráfica de dados educacionais. Medidas de tendência central e sua utilização em educação. Assimetria e cortese. Curva normal. Correlação linear simples.  Regressão linear simples.

¨PESQUISA EDUCACIONAL

 

EMENTA: A evolução das Pesquisas Educacionais. Estudo da prática investigativa em educação a partir da elaboração de Projetos de Pesquisa. Execução da pesquisa. Elaboração do Relatório da Pesquisa: o ensaio monográfico. Divulgação dos resultados da Pesquisa: planejamento e execução de Seminários de Pesquisa; produção de artigos científicos.

¨TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (I e II)

 

EMENTA: Trabalho acadêmico elaborado à luz do princípio científico e educativo, sustentado em processo de investigação sobre determinada realidade, questão ou problemática detectada pelo aluno no decorrer de seu processo formativo, solidificado nos diferentes momentos da Prática Pedagógica e do Estágio Supervisionado.

XVII REFERÊNCIAS

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE N. 9, de 08 de maio de 2001. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Brasília, 2001 a.

_______, Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE N. 28, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer 21/2001, de 06/08/2001, sobre duração e carga horária das Licenciaturas. Brasília, 2001 b.

_______, Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE N. 27, de 02 de outubro de 2001. Altera a redação do item 3.6, alínea ‘c’, do Parecer CP/CNE N. 9/2001. Brasília, 2001 c.

XVIII LEGISLAÇÃO E OBRAS CONSULTADAS

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, DF: Senado, 1988.

_______, Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9394/96. Brasília, 1996.

_______, Conselho Nacional de Educação. Resolução CP/CNE N. 01, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002.

_______, Conselho Nacional de Educação. Resolução CP/CNE N. 02, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002.

DEMO, Pedro. Pesquisa como princípio científico e  educativo. São Paulo: Cortez, 1990.

FREITAS, Helena Costa de. O trabalho como princípio articulador na Prática de Ensino e nos Estágios. Campinas: Papirus, 1996.

KUENZER, Acácia Zeneida. Globalização e educação: novos desafios. In Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia. SP, 04 a 08 de maio de 1998.

LINHARES, Célia (org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo).