Prática Pedagógica do Curso de Pedagogia

CRONOGRAMA Prática VI e TCC I 2019

CRONOGRAMA Seminário de Pesquisa I e Prática Pedagógica II Turma 2018_CORRIGIDO

CRONOGRAMA de Prática IV e Seminário III Ped17

O trabalho consistiu em realizar um levantamento de informações sobre a realidade educativa da escola selecionada, cuja a principal finalidade, é o delineamento de suas peculiaridades.  O objetivo geral da disciplina é desenvolver os eixos centrais como ensino, pesquisa e extensão, favorecendo assim a articulação dos saberes que definem o profissional docente: Saber, Saber pensar e Saber Intervir. As disciplinas envolvidas como Literatura Infanto-Juvenil,  T.P de Português, T.P de Matemática, Avaliação Educacional, Psicologia da Educação III, Seminário de Pesquisa III e Prática Pedagógica se agregaram para enriquecer o momento de pesquisa baseado nas seguintes temáticas: Afetividade na sala de aula, Inclusão da Pessoa com Necessidade Educacional Especial, Valores morais, Linguagem Oral e Escrita, Violência na escola, Bullying, Motivação no ensino e na aprendizagem e Jogos e Brincadeiras.  Os oito grupos passaram por etapas como: o reconhecimento do espaço físico, exposição dos objetivos do projeto para os sujeitos envolvidos (gestores, alunos e professores), elaboração do projeto, roteiro de observação, sistematização, organização e análise das informações obtidas, avaliação coletiva dos grupos envolvidos e apresentação na comunidade universitária. Confira agora o trabalho dos oito grupos envolvidos:

httpv://www.youtube.com/watch?v=zx1ab8yPqXQ

TEMÁTICA 1: BULLYING

PROBLEMA: Como o bullying interfere no processo de aprendizagem?

OBJETIVO: Alertar professores e alunos sobre as consequências do bullying no processo de aprendizagem, bem como apresentar propostas de combate a esse tipo de agressão.

TEMÁTICA 2: VALORES MORAIS

PROBLEMA:

De que forma os jogos eletrônicos vem influenciando na formação dos valores morais e da aprendizagem das crianças?

OBJETIVOS:

Levar o aluno a desenvolver os valores morais como o respeito e a tolerância em sua vida escolar.

Contribuir para que o aluno perceba qual a influência dos jogos eletrônicos em sua aprendizagem.

Promover espaço de interação e informação para os alunos a respeito dos jogos e sua relação com a formação dos valores morais.

TEMÁTICA 3: MOTIVAÇÃO

PROBLEMA:

Como a escola pode estar motivando os professores e consequentemente seus alunos?

OBJETIVOS:

Proporcionar a interação professor- aluno;

Desenvolver a motivação professor-aluno.

TEMÁTICA 4:  INCLUSÃO

PROBLEMA:

De que forma a Inclusão contribui para o ensino/aprendizagem dos alunos?

OBJETIVOS:

Propor alternativas pedagógicas para a materialização do processo de inclusão entre alunos no contexto escolar;

Apresentar técnicas pedagógicas inclusivas que proporcionem a interação entre alunos.

TEMÁTICA 5: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

PROBLEMA

Qual a importância e as contribuições das brincadeiras infantis  para a aquisição da linguagem escrita?

OBJETIVOS

Desenvolver atividades diferenciadas, como brincadeiras para auxiliar a aquisição da linguagem escrita;

Aplicar técnicas de ensino que favoreçam as potencialidades dos alunos em relação ao nível de escrita (pré-silábico/silábico/silábico-alfabético).

TEMÁTICA 6: JOGOS E BRINCADEIRAS

PROBLEMA:

Como a brincadeira de faz-de-conta na sala de aula favorece o ensino-aprendizagem?

OBJETIVO:

Apresentar alternativas pedagógicas de como trabalhar a brincadeira de faz-de-conta em sala de aula.

TEMÁTICA 7: VIOLÊNCIA ESCOLAR

PROBLEMA:

Como a violência afeta professores e alunos no processo ensino/aprendizagem?

OBJETIVO:

Propor alternativas e mecanismos no tocante ao processo de violência existentes no contexto escolar referente ao: Assédio moral junto aos professores e Preconceito entre alunos.