Projeto do Curso de Pedagogia

PPC Pedagogia 2009


SUMÁRIO

 

1 APRESENTAÇÃO  ……………………………………………………………………………………………….2

2 OBJETIVOS DO CURSO  ……………………………………………………………………………………….2

3 PRINCÍPIOS NORTEADORES …………………………………………………………………………………3

4 PERFIL DO PEDAGOGO ……………………………………………………………………………………….4

5 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES …………………………………………………………………………..4

6 PRÁTICA PEDAGÓGICA ……………………………………………………………………………………….5

7 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ………………………………………………………………5

8 ATIVIDADES COMPLEMENTARES ………………………………………………………………………….6

9 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ………………………………………………………………….6

10 CARGA HORÁRIA DO CURSO ………………………………………………………………………………7

11 ESTRUTURA CURRICULAR, POR NÚCLEO ………………………………………………………………8

12 MATRIZ CURRICULAR  ……………………………………………………………………………………….9

13 FLUXOGRAMA DO CURSO ………………………………………………………………………………..12

14 EMENTAS DAS DISCIPLINAS ……………………………………………………………………………..13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 APRESENTAÇÃO

 

A oferta de cursos superiores no Estado do Amapá remonta à instalação do extinto Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará, em Macapá (NEM), o qual perdurou até 1991, ocasião em que foi instituída a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), sendo o Curso de Pedagogia um dos integrantes das 9 (nove) licenciaturas implantadas à época. Ainda em sua gênese, o curso de Pedagogia adotou em seu Plano Global as orientações contidas na Resolução 02/69 e no Parecer 252/69, ambos oriundos do então Conselho Federal de Educação, a partir dos quais buscava contemplar a demanda do Estado, levantada pelo Núcleo de Pesquisa Educacional, da Secretaria de Estado da Educação, que apontava um alto índice de professores sem a devida formação para o exercício da docência e de atividades técnicas.

Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) N. 9.394/96 emergiu a necessidade de redimensionar propósitos quanto à formação do educador. As permanentes discussões internas no Curso, bem como a participação ativa em debates locais, interestadual e nacional acerca do perfil do profissional da educação alimentaram a necessidade de revisão do modus operandi condutor da linha de formação acadêmica do pedagogo, dentro da UNIFAP. Este processo é intensificado a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso (Resolução CNE/CP N. 1, de 15 de maio de 2006).

Desta forma, com a nova modelagem curricular apresentada para o Curso de Pedagogia, da UNIFAP, pretende-se não só atender às exigências da legislação educacional, como também propiciar ferramentas teórico-metodológicas ao acadêmico para que alcance o conhecimento necessário a uma ação educativa condizente com as demandas sociais.

2 OBJETIVOS DO CURSO

 

v  Formar o pedagogo para atuar na docência em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como nas áreas previstas nos termos do Art. 64 da Lei N. 9.394/1996 e do Art. 14 da Resolução CNE/CP N. 1/2006;

v  Formar o educador como elemento integrador e mediador crítico do processo ensino-aprendizagem, de modo a atuar na Escola e outros espaços pedagógicos, como estimulador da ação educativa;

v  Estimular continuamente o processo de pesquisa e a produção científica, a fim de propor alternativas para a resolução de problemas que envolvem a educação;

v  Viabilizar projetos junto a órgãos governamentais, empresariais, e a movimentos sociais, para que os acadêmicos do Curso estejam em permanente processo de integração com a realidade social;

v  Proporcionar compreensão acerca dos movimentos sociais e populares, a fim de diagnosticar e documentar as várias formas de educação.

3 PRINCÍPIOS NORTEADORES

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia tem como eixo norteador a formação de profissionais compromissados com a construção de uma sociedade igualitária, com base nos seguintes princípios:

v  Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao longo do percurso acadêmico;

v  Prática sistemática de pesquisa como meio de ampliação do conhecimento e intervenção na realidade;

v  Sólida fundamentação teórico-metodológica que possibilite a compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativa;

v  Identificação da Escola como instituição promotora da educação para a cidadania;

v  Preparação para o exercício da docência enquanto processo metódico e intencional de promoção da aprendizagem;

v  Conhecimento pedagógico e técnico que permita a praxis da gestão democrática;

v  Transdisciplinaridade como ruptura do modo linear do fazer pedagógico, visando à integração entre as disciplinas e a articulação de diferentes saberes;

v  Educação inclusiva como forma de rompimento de preconceitos e barreiras atitudinais.

4 PERFIL DO PEDAGOGO

O Curso de Pedagogia da UNIFAP gradua o pedagogo para atuar na docência em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como nas áreas previstas nos termos do Art. 64 da Lei N. 9.394/1996 e do Art. 14 da Resolução CNE/CP N. 1/2006.

5 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Na formação do pedagogo busca-se atingir:

v  Percepção ampla e consistente do processo e da prática educativa que se dá em diferentes âmbitos e especialidades;

v  Capacidade de diagnosticar e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sócio-cultural, econômica e política, nos contextos urbano e rural;

v  Compreensão dos diferentes níveis e modalidades de educação, em articulação com a realidade da sociedade contemporânea;

v  Desenvolvimento de uma ética profissional com responsabilidade e compromisso com o fazer pedagógico;

v  Habilidade para atuar na educação de forma inclusiva, de modo a buscar garantir os direitos sociais;

v  Possibilidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;

v  Articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão da educação, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas em ambientes escolares e não-escolares;

v  Competência para elaborar projetos pedagógicos que possam sintetizar os anseios da comunidade escolar pautados nos aspectos de solidariedade, cooperação, responsabilidade, compromisso social e ética.

6 PRÁTICA PEDAGÓGICA

O Colegiado de Pedagogia registra neste projeto a Prática Pedagógica como disciplina curricular obrigatória, realizada desde o início do processo formativo até o seu final, com carga horária de 420 (quatrocentas e vinte) horas, a ser expressa num movimento contínuo de articulação entre teoria e prática, tendo em vista a familiarização com situações próprias de ambientes escolares e não-escolares.

Nesse sentido, o Projeto de Prática Pedagógica, a ser coordenado pelo conjunto de professores de cada período letivo, incluirá ações relativas ao planejamento, análise e avaliação do processo pedagógico, envolvendo as diversas dimensões da dinâmica escolar: gestão, integração de professores, intervenção pedagógica, relacionamento escola-comunidade, relações com a família, bem como o debate social mais amplo sobre educação e, ainda, o reconhecimento e a intervenção em contextos não-escolares.

7 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em disciplina obrigatória, cujo objetivo é o de proporcionar “uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário […]” (Parecer CP/CNE N. 28/2001). Assim, neste Projeto o Estágio é concebido como um dos eixos articuladores da dimensão teórico-prática do processo formativo do pedagogo e vem estruturado em Estágio Curricular Supervisionado I, com 100 horas para docência em educação infantil; Estágio Curricular Supervisionado II, com 100 horas para docência nos anos iniciais do ensino fundamental; e Estágio Curricular Supervisionado III, com 100 horas para atuação em Coordenação e Gestão do Trabalho Pedagógico, sempre com base nas especificidades do itinerário previsto para o Curso de Pedagogia.

8 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Para integralizar o processo formativo o presente Projeto Pedagógico incorpora em sua estrutura curricular as Atividades Complementares (AC), conforme orienta o Parecer CP/CNE N. 9, de 08 de maio de 2001, e estipulam as Resoluções CNE/CP N. 1, de 15 de maio de 2006 e 024/2008 – CONSU/UNIFAP, de 22 de outubro de 2008.

Nesse sentido, as AC ensejam o princípio da flexibilização curricular à medida que estimulam a participação do acadêmico em diferentes atividades, tais como: eventos científicos, artísticos e culturais; ações de caráter técnico e comunitário; envolvimento  em projetos de extensão e de pesquisa; monitoria; prática de estudos independentes, transversais e  interdisciplinares,  de permanente e contextualizada atualização profissional, sobretudo, nas relações com o mundo do trabalho, oferecidos, inclusive, por outras  IES em áreas afins ao campo da formação do educador.

 

 

9 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Conselho Nacional de Educação, no corpo do Parecer N. 9, de 08 de maio de 2001, caracteriza a pesquisa como:

[…] elemento essencial na formação profissional do professor. […] Ela possibilita que um professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara, referentes aos processos de aprendizagem e à vida dos alunos.

Do mesmo modo, a Resolução CNE/CP N. 1, de 15 de maio de 2006, indica “a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional” como elemento central na formação do pedagogo. Nesse sentido, a matriz do Curso de Pedagogia, da UNIFAP, contempla em todo o percurso formativo, componentes curriculares voltados para a investigação científica em ambientes escolares e não-escolares, culminando no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual pode ser estruturado com base nos seguintes eixos de pesquisa: 1) Docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; 2) Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; e 3) Políticas públicas e Educação Inclusiva.

10 CARGA HORÁRIA DO CURSO

Conforme estabelecido pela Resolução CNE/CP N. 1, de 15/05/2006, o Curso terá carga horária total de 4.040 horas de efetivo trabalho acadêmico, assim distribuídas:

NÚCLEO CARGA HORÁRIA
Estudos Básicos 2.535
Aprofundamento e Diversificação de Estudos 845
Estudos Integradores 660
CARGA HORÁRIA TOTAL 4.040

Quadro 1 – Indicação da carga horária em relação aos núcleos estruturantes do currículo.

A carga horária vem distribuída no conjunto dos componentes curriculares da seguinte forma:

COMPONENTES CURRICULARES CH EM MÓDULO-AULA DE 50 MIN. CH EM HORA-RELÓGIO
Disciplinas referentes à formação pedagógica geral do Pedagogo-Professor 1.560 1.300
Disciplinas referentes ao objeto e à metodologia de ensino 870 725
Disciplinas referentes à formação técnico-pedagógica 150 125
Disciplinas referentes à fundamentação para a pesquisa 270 225
COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA EMHORA-RELÓGIO CH EMHORA-RELÓGIO
Prática Pedagógica 420 420
Estágio Supervisionado 450 450
Atividades Complementares 200 200
Trabalho de Conclusão de Curso 120 120
ENADE

Carga Horária Total do Curso

4.040

3.565

Quadro 2 – Indicação da carga horária do Curso em módulo-aula de 50 minutos e em hora-relógio.

11 ESTRUTURA CURRICULAR, POR NÚCLEO

 

NÚCLEO DISCIPLINAS
ESTUDOS BÁSICOS2.535 h/a § Introdução à Pedagogia
§ História Geral da Educação
§ História da Educação Brasileira
§ Filosofia da Educação I e II
§ Sociologia da Educação I e II
§ Antropologia e Educação
§ Psicologia da Educação I, II e III
§ Didática I e II
§ Educação, Currículo e Cultura
§ Planejamento Educacional
§ Avaliação Educacional
§ Política e Legislação Educacional Brasileira
§ Educação e Tecnologia
¤ Língua Brasileira de Sinais
¥ Pesquisa em Educação I e II
¤ Educação e Ludicidade
¤ Literatura Infanto-Juvenil
¤ Teoria e Prática do Ensino na Educação Infantil
¤ Teoria e Prática da Alfabetização
¤ Teoria e Prática do Ensino de Artes
¤ Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa
¤ Teoria e Prática do Ensino de Matemática
¤ Teoria e Prática do Ensino de História
¤ Teoria e Prática do Ensino de Geografia
¤ Teoria e Prática do Ensino de Ciências
¤ Estágio Supervisionado I e II
NÚCLEO DISCIPLINAS
APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS845 h/a § Educação de Jovens e Adultos
§ Educação e Trabalho
§ Educação e Relações Étnico-Raciais
§ Educação Inclusiva para a PNEE
§ Educação e Movimentos Sociais
Δ Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico I e II
Δ Estágio Supervisionado III
Atividades Complementares
NÚCLEO DISCIPLINAS
ESTUDOS INTEGRA_DO­RES660 h/a §¤ Δ Prática Pedagógica I, II, III, IV, V, VI e VII
¥ Seminário de Pesquisa I, II, III e IV
¥ TCC I e II
§ Disciplinas referentes à formação pedagógica geral do Pedagogo-Professor
¤ Disciplinas referentes ao objeto e à metodologia de ensino
Δ Disciplinas referentes à formação técnico-pedagógica
¥ Disciplinas referentes à fundamentação para a pesquisa

 

12 MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Introdução à Pedagogia 60 4
História Geral da Educação 75 5
Sociologia da Educação I 75 5
Antropologia e Educação 60 4
Filosofia da Educação I 75 5
Pesquisa em Educação I 75 5
TOTAL 420 28

2º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica I 60 4
História da Educação Brasileira 75 5
Sociologia da Educação II 75 5 Sociol. da Educação I
Didática I 75 5
Filosofia da Educação II 75 5 Filosofia da Educação I
Pesquisa em Educação II 75 5 Pesquisa em Educação I
TOTAL 435 29

3º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica II 60 4
Política e Legislação Educacional Brasileira 75 5
Teoria e Prática do Ens. na Educação Infantil 75 5
Didática II 75 5 Didática I
Planejamento Educacional 75 5
Psicologia da Educação I 60 4
Seminário de Pesquisa I 30 2
TOTAL 450 30

 

 

4º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica III 60 4
Educação e Ludicidade 60 4
Teoria e Prática da Alfabetização 75 5
Teoria e Prática do Ensino de Artes 75 5
Educação, Currículo e Cultura 75 5
Psicologia da Educação II 75 5 Psic. da Educação I
Seminário de Pesquisa II 30 2 Seminário de Pesquisa I
TOTAL 450 30

5º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica IV 60 4
Literatura Infanto-Juvenil 60 4
Teoria e Prática do Ens. da Língua Portuguesa 75 5
Teoria e Prática do Ensino de Matemática 75 5
Avaliação Educacional 75 5
Psicologia da Educação III 75 5 Psic. da Educação II
Seminário de Pesquisa III 30 2 Seminário de Pesquisa II
TOTAL 450 30

6º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CHSEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica V 60 4
Educação de Jovens e Adultos 60 4
Teoria e Prática do Ensino de História 75 5
Teoria e Prática do Ensino de Ciências 75 5
Teoria e Prática do Ensino de Geografia 75 5
Seminário de Pesquisa IV 30 2 Seminário de Pesquisa III
Estágio Supervisionado I 150 5
TOTAL 525 30

7º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica VI 60 4
Educação e Trabalho 60 4
Educação Inclusiva para a PNEE 75 5
Língua Brasileira de Sinais 75 5
Organização e Gestão do Trab. Pedagógico I 75 5
Estágio Supervisionado II 150 5 Estágio Superv. I
Trabalho de Conclusão de Curso I 60 2
TOTAL 555 30

 

 

8º SEMESTRE

DISCIPLINA CH SEMESTRAL CH SEMANAL PRÉ-REQUISITO
Prática Pedagógica VII 60 4
Educação e Relações Étnico-Raciais 75 5
Educação e Movimentos Sociais 75 5
Educação e Tecnologia 60 4
Organização e Gestão do Trab. Pedagógico II 75 5 Organ. e Gestão do TP I
Estágio Supervisionado III 150 5 Estágio Superv. II
Trabalho de Conclusão de Curso II 60 4 TCC I
TOTAL 555 30

 

 

NOTAS RELEVANTES

** Para integralização deste currículo exige-se o cumprimento mínimo de 200 horas de Atividades Complementares, as quais devem ser efetivadas pelo acadêmico no decorrer do curso.** Integra ainda este currículo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o qual, de acordo com o § 5º, do Art. 5º, da Lei 10.861, de 14/04/2004, é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação.

 


 


14 EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA: A construção histórica da Pedagogia. Pedagogia e prática docente no Brasil. Origem e finalidades do curso de Pedagogia. O curso de Pedagogia no Brasil e no Amapá. O curso de Pedagogia e a formação de professores na LDB. O pedagogo e seus compromissos sociais, políticos e educacionais. O curso de Pedagogia na UNIFAP: história, organização e perfil do pedagogo.

 

v  HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO: Introdução ao estudo da História da Educação e sua relação com diferentes sociedades e culturas nos diversos períodos da História da Humanidade. A educação nas sociedades primitivas. Educação na Antigüidade e na construção do Humanismo Clássico. A educação na Idade Média. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com o Renascimento. Movimentos Religiosos do Século XVI e suas influências históricas na educação. Realismo Pedagógico. Naturalismo Pedagógico.

 

v  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A sociedade brasileira no Período Colonial e a ação pedagógica dos Jesuítas. A Reforma Pombalina e suas conseqüências no sistema colonial de ensino. A institucionalização do ensino e a legislação educacional do Império. Modificações no sistema educacional com a implantação da República, no Brasil. As principais mudanças educacionais durante o governo de Getúlio Vargas. A Constituição de 1946 e seus reflexos no sistema educacional brasileiro. O Estado Militar e educação brasileira. As perspectivas atuais da educação no sistema político vigente.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I: Filosofia e Filosofia da Educação. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o Mundo. A praxis educativa contemporânea.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II: A Filosofia da Educação e sua relação com a educação brasileira contemporânea. Educação libertadora enquanto projeto político-social. O pensamento pedagógico brasileiro. Antropologia filosófica e educação.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I: Os conceitos e objetivos da Sociologia e da educação. O fato social. As teorias sociológicas e tendências ideológicas na educação. A educação na sociedade globalizada inserida no modelo neoliberal.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II: A relação dialética entre Escola, Estado e as sociedades política e civil. O papel dos intelectuais na educação e o processo de proletarização do magistério. As decisões políticas do Estado capitalista e a educação como política social. O Estado e as relações entre saber e poder. A educação popular e a educação ambiental na escola pública. O desenvolvimento sustentável como paradigma de políticas públicas.

 

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: A ciência antropológica: conceito, formação, desenvolvimento e objetivo de estudo. Aspectos antropológicos influentes na definição de processos e projetos educativos. A contribuição dos choques culturais para a (de)formação da identidade do povo brasileiro. O papel da educação no contexto sócio-cultural, geral e específico, da sociedade brasileira.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I: A constituição histórica da Psicologia enquanto ciência e seu objeto de estudo. A Psicologia da Educação, seu objeto de estudo e suas principais contribuições às ciências pedagógicas. As teorias modernas da Psicologia e suas implicações na educação.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II: A Psicologia do desenvolvimento: conceito, métodos e teorias. O processo de desenvolvimento biopsicossocial nas diferentes fases da vida do indivíduo e os transtornos mentais.

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III: Aspectos sócio-culturais da Psicologia da Aprendizagem: conceituação, concepções psicológicas e suas implicações. Fatores que influenciam e interferem no processo de aprendizagem. As inteligências múltiplas ligadas aos fatores de aprendizagem.

DIDÁTICA I: A evolução histórica da Didática. O processo interdisciplinar como mecanismo de compreensão do conhecimento. A dimensão técnica, humana, política e ideológica subjacente à prática pedagógica. A produção e a transformação do conhecimento na ação do professor.

 

DIDÁTICA II: A Didática como eixo articulador do processo de produção do conhecimento no cotidiano da escola e no espaço da sala. O planejamento nas dimensões técnica, humana, política e ideológica. A didática e a pesquisa no cenário escolar. Desafios da formação do educador no mundo contemporâneo.

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA: Etimologia e epistemologia do currículo. História do currículo. Teoria crítica do currículo. Currículo e política cultural. Currículo e disciplinas escolares. Currículo e formação de professores. A educação obrigatória e a diversidade cultural. Paradigmas curriculares. A praxis do currículo. Organização curricular disciplinar e não disciplinar.

v  PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: A trajetória histórica do planejamento. As reformas e atuais políticas educacionais envolvendo o processo de planejamento do sistema educacional. O processo de planejamento em seus diferentes enfoques e sua materialização em Planos, Programas e Projetos.  A ação do planejamento na organização escolar: do Projeto Pedagógico ao Plano de Ensino.

v  AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: As diversas concepções teóricas e práticas da avaliação em confronto com as exigências legais e a realidade educacional. Os paradigmas norteadores da construção do pensamento da avaliação escolar. O transplante da tradição avaliativa americana para o Brasil. Os estudos sobre avaliação no Brasil: origem, trajetórias e tendências atuais. Fundamento legal da avaliação. Testar, medir e avaliar: conceitos e diferenças básicas. Função social do exame e da avaliação. A prova enquanto exame e enquanto avaliação. A avaliação da aprendizagem: funções, instrumentos, parâmetros, métodos e técnicas. Análise crítica dos modelos de avaliação de ensino e da aprendizagem escolar. Planejamento, elaboração e análise de estratégias e de instrumento de avaliação adequados à realidade educacional brasileira.

 

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: Política e Legislação: aspectos determinantes do sistema de ensino brasileiro. A estrutura administrativa e normativa da educação contemporânea. Visões macro-políticas da educação no Brasil: as condições sócio-históricas na elaboração das leis 4.024/61; 5.540/68; 5692/71; 7.044/82 e 9.394/96. Análise, compreensão e crítica à nova LDB: principais aspectos técnicos e sua aplicação. As políticas públicas para a educação contemporânea: o Plano Nacional de Educação; o financiamento e a avaliação da Educação Básica; o projeto de inclusão educacional e suas interfaces com as minorias sociais; a reforma da Formação de Professores no Brasil.

 

EDUCAÇÃO E TRABALHO: Definição e relação das categorias educação e trabalho. A centralidade do trabalho na constituição humana. Impactos da reestruturação produtiva na formação do trabalhador. Formação polivalente e formação politécnica. Função social da Escola na contemporaneidade. Hegemonia e contra-hegemonia dos espaços educativos. Políticas públicas de Educação Profissional no Brasil.

 

v  EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: Comunicação, tecnologia e educação. Os impactos sociais, culturais e educacionais decorrentes das novas tecnologias. O uso da tecnologia como recurso dos projetos de ensino e ferramenta da organização do trabalho pedagógico. Educação à distância: princípios educativos e tecnológicos.

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: O estudo de LIBRAS enquanto linguagem dos surdos. O aspecto das organizações educacionais e culturais dos surdos. Análise reflexiva de aspectos gramaticais da Língua de Sinais brasileira. Diferentes marcas culturais dos surdos. Diferentes etapas utilizadas pelo contador de estórias para crianças surdas. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas, bem como da criação literária surda.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO I: A evolução da pesquisa em educação. Conhecimentos introdutórios sobre os aspectos teóricos e práticos de investigação científica aplicados à Ciência da Educação. Ciência e conhecimento. Finalidade, tipologia e classificação da pesquisa. Natureza e objetivos da pesquisa em educação. O paradigma da Ciência e da pesquisa. A pesquisa e a crise dos paradigmas da Ciência. Tendências metodológicas da Ciência Moderna. Significado da pesquisa para a prática profissional científica em educação, na dimensão interdisciplinar.  As abordagens quantitativas e qualitativas e seus pressupostos do ponto de vista ontológico, epistemológico, axiológico e metodológico. A importância da leitura para a pesquisa.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO II: Estudo da prática investigativa em educação a partir da elaboração de Projetos de Pesquisa. Execução da pesquisa. Elaboração do Relatório da Pesquisa: o ensaio monográfico. Divulgação dos resultados da Pesquisa: planejamento e execução de Seminários de Pesquisa; produção de artigos científicos. Estilo de redação dos trabalhos acadêmicos: normas para uma escrita técnica de qualidade. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos: regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Técnica de levantamento e análise de dados. Características e estrutura de trabalhos acadêmicos.

SEMINÁRIO DE PESQUISA I, II, III e IV: Estudo e aprofundamento de problemas de pesquisa em educação.

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: Discussão da Educação Física na perspectiva da formação e da prática do profissional em Pedagogia. Análise contextualizada do movimento humano e da cultura corporal numa perspectiva emancipatória. Estudo e vivência de prática corporais nas suas diferentes manifestações e dimensões. Dinâmicas de jogos e atividades lúdicas como elemento de solidificação do processo ensino-aprendizagem. O recreio dirigido como prática pedagógica e educativa.

 

 

LITERATURA INFANTO-JUVENIL: A Literatura infanto-juvenil: origem, evolução e características. A Literatura infanto-juvenil brasileira: principais expoentes. O livro didático e a leitura para crianças. Múltiplas formas de expressão da literatura infanto-juvenil: o conto de fadas, a poesia, a narrativa, as fábulas e o teatro. Experiências e projetos de Literatura infanto-juvenil na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Considerações sobre a educação infantil abordando suas definições, objetivos e função social. Abordagens sobre a criança pré-escolar em seus vários aspectos. Ambiente físico e psicológico da Escola para o pré-escolar. Programa de educação pré-escolar e sua interface com o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Elaboração de planos de aula para a pré-escola. Atividades práticas na educação infantil.

 

TEORIA E PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO: Abordagens sobre o analfabetismo no contexto da Educação Brasileira e os processos de alfabetização e letramento. Métodos de alfabetização. Contribuições de pesquisadores interacionistas como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Celso Antunes e outros. Níveis de evolução da escrita (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético).

TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: A prática de linguagem em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Gêneros e textos. O continuum entre fala, escrita e estudo de gramática (processos de retextualização). Critérios para o estabelecimento de uma progressão curricular. Experiências e projetos de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.

v TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: A gênese e a história da Matemática. Concepções de ensino da Matemática. O processo de construção do pensamento matemático: o desenvolvimento do raciocínio lógico. A construção do conceito de número. A Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  A Etnomatemática como princípio pedagógico. Proposições teórico-metodológicas para o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos matemáticos e sua importância para o processo ensino-aprendizagem. Experiências e projetos de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA: O objeto da História. O ensino de História: o saber histórico e sua relação com o saber escolar. Estudo dos objetivos e dos conteúdos programáticos de História nos anos iniciais do ensino fundamental e sua interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Experiências e projetos de ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental.

v  TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: Conceito e objeto da ciência geográfica. Geografia e conhecimento. A Geografia e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Proposições teórico-metodológicas no ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental voltados para: conceito de espaço, orientação, limite, distância, direção e escala como princípios básicos da ciência geográfica; estudo do meio sob o prisma espaço-temporal; noções básicas sobre o uso de mapas, gráficos e maquetes e sua importância para o processo ensino-aprendizagem. Experiências e projetos de ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.

TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: Fundamentos epistemológicos das Ciências Naturais. Interação das ciências, tecnologia, ambiente e sociedade. As Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Proposições teórico-metodológicas no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental voltados para: fundamentos conceituais das Ciências Naturais; origem da vida; água, ar e solo; matéria; energia; interação de fatores bióticos e abióticos; ações antrópicas no ambiente natural e cultural; biodiversidade e sustentabilidade sócio-ecológica; a educação ambiental como fator determinante para o equilíbrio do Planeta. Experiências e projetos de ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

 

 

TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTES: Artes na educação: pressupostos teóricos. O objetivo do ensino de Artes na Escola. A importância da aprendizagem de Artes para o processo formativo da criança. A Didática e a prática pedagógica no ensino de Artes: questões teórico-metodológicas. Experiências e projetos de ensino de Artes nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Aspectos sócio-históricos do atendimento escolar a jovens e adultos, no Brasil. Políticas públicas de EJA. Concepções sócio-educativas de EJA: distintos paradigmas. O conceito Freireano de alfabetização de adultos e a educação popular. Formação inicial e continuada do educador da EJA. O papel do educador na EJA. Alfabetização e letramento de jovens e adultos. A especificidade teórico-metodológica da EJA. Movimentos Sociais e EJA.

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Os povos indígenas e afro-descendentes e sua relação com a sociedade nacional. Visão estereotipada acerca dos povos indígena e afro-descendente na sociedade. Movimentos indígenas e afro-descendentes e direitos conquistados. Educação escolar indígena e Afro-descendente.  Política Nacional de Educação Escolar Indígena e Afro-descendente. Ação pedagógica do educador e as diferenças sócio-culturais e lingüísticas.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A PNEE: Introdução à educação inclusiva: histórico, conceitos e terminologias. Contribuições teóricas ao debate sobre o fenômeno da deficiência: concepções histórica, psicológica, filosófica e sociológica. Processos de identificação dos sujeitos da educação inclusiva.

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: Movimentos históricos de trabalhadores. As atuais transformações no mundo do trabalho e suas implicações para as organizações dos trabalhadores. Os conflitos de classe e os movimentos sociais atuais. A educação formal e informal no contexto dos movimentos sociais.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO I: Fundamentos e concepções da organização e gestão do trabalho pedagógico. A unidade, a pluralidade e a autonomia no processo de construção e operacionalização do trabalho pedagógico. A pedagogia da autonomia: aprender a decidir através de prática de decisão. O trabalho pedagógico compartilhado: a relação da equipe técnica com os demais envolvidos no contexto escolar e o processo de gestão. O Plano Estratégico de Ação como balizador da execução do Projeto Pedagógico da escola.

 

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO II: Organização e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico e sua interface com o planejamento, o currículo, a formação continuada e a avaliação escolar e demais aspectos que envolvem a dinâmica do espaço educacional.

PRÁTICA PEDAGÓGICA I, II, III, IV V, VI e VII: Articulação entre as bases teóricas do processo formativo e a realidade educacional amapaense, através de um continuum entre teoria e prática, materializado em projeto disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, voltado para o conhecimento dos diferentes  cenários e atos do processo educacional, bem como para a  busca dos significados da ação pedagógica, seja ela docente ou técnica.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II: Ato concreto da docência compartilhada entre o aluno estagiário e um profissional já reconhecido no ambiente institucional escolar. Efetivação da transposição didática do conhecimento sobre ensino e aprendizagem para a situação real do processo educativo, na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na EJA, através de projetos de ensino e em consonância à realidade da Escola e da comunidade, tendo como núcleos integradores os conteúdos e as metodologias específicos de cada área do saber.

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: Desenvolvimento de estágio profissional junto a espaços escolares e não escolares, direcionado à compreensão do trabalho pedagógico. Articulação dos fundamentos teórico-práticos do Trabalho Pedagógico com base em proposta interdisciplinar a ser desenvolvida no campo de estágio.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II: Trabalho acadêmico elaborado à luz do princípio científico e educativo, sustentado em processo de investigação sobre determinada realidade, questão ou problemática detectada pelo aluno no decorrer de seu processo formativo, solidificado nos diferentes momentos da Prática Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado e Seminários de Pesquisa.

 

v  ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Participação em eventos científicos e artístico-culturais, projetos de pesquisa e extensão, monitoria. Realização de estudos independentes e ações de caráter social, voltados para a atualização, revitalização e compartilhamento do saber científico-profissional (re)estruturado durante o percurso acadêmico.