Superintendência de Políticas Afirmativas e Direitos Humanos participa do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE no Amapá

O encontro teve a participação de diversas convidadas e discutiu o tema ‘’Mulheres da Amazônia para semear um Brasil novo’’, com estudantes e integrantes da UNIFAP.

www2.unifap.br/direitoshumanos/

No último dia 30 de março, a Profa. Dra Nelma Nunes da Silva, da Superintendência de Políticas Afirmativas e de Direitos Humanos (SUPADH) e a vice-reitora da UNIFAP, Profa. Dra. Ana Cristina de Paula Maués, foram convidadas a integrar a mesa do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE no Amapá (EME-AP).

A temática do encontro foi; ‘’Mulheres da Amazônia para semear um Brasil novo’’. Na ocasião, foram discutidos os diversos perfis das estudantes que ocupam a UNIFAP e quais as demandas e enfrentamentos essas mulheres possuem para permanecer e atuar efetivamente na Universidade.

Para a superintendente da SUPADH, Profa. Dra Nelma Nunes da Silva, o encontro foi uma oportunidade para dialogar, compreender e historicizar a luta dos movimentos sociais e de seus apoiadores no processo de construção e implementação das políticas de ações afirmativas.

‘’Esse mapa mental que as estudantes trazem para expor suas experiências são importantes subsídios que irão ajudar a nortear a implementação e o diálogo com os diversos setores sociais, os quais a UNIFAP deverá acessar e produzir propostas de políticas que tratem dos direitos humanos e das ações afirmativas’’, relata a Superintendente.

A principal luta do Encontro de Mulheres Estudantes do Amapá é para que a assistência estudantil esteja conectada com a vida e realidade das mulheres estudantes. As políticas de permanência precisam garantir a oportunidade de acessar e produzir conhecimento com dignidade e permitir um espaço de organização e fortalecimento do debate feminista, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas por mulheres dentro da universidade e no movimento estudantil.

‘’O encontro permitiu pensarmos nos diversos desafios que estudantes encontram no decorrer da sua vida acadêmica e quais estratégias e políticas a UNIFAP está buscando ou articulando para amparar essas mulheres. Foi muito importante ouvir um pouco das vivências de cada estudante presente e ao ouvirmos tudo, também ficou evidente a diversidade de mulheres que ocupam a UNIFAP’’, conta Tani Leal, responsável técnica do AMA LBTI e convidada a integrar a mesa do EME-AP.

Diante das exposições e do diálogo com estudantes presentes no encontro, a vice-reitora da UNIFAP também situou a Universidade Federal do Amapá no contexto amazônico das universidades públicas, destacando as dificuldades e a importância da diversidade na gestão pública e dos olhares das mulheres no sentido de fazer gestão e produzir políticas públicas.

Conheça a SUPADH

A SUPADH é um órgão permanente criado para inserir a UNIFAP em uma agenda de formulação, implementação e avaliação de políticas universitárias de direitos humanos.

A Superintendência tem como missão formular e auxiliar na execução de ações na área de ensino, pesquisa e extensão que busquem promover direitos humanos de grupos destinatários da política de ações afirmativas da Unifap como negros, indígenas, quilombolas, povos ribeirinhos e do campo, população LGBT, pessoas em situação de deslocamento forçado e migrantes e pessoas com deficiência.

Contato:

Email: superintendencia.direitoshumanos@unifap.br

Instagram: @supadh_unifap

Local de funcionamento da SUPADH:

UNIFAP: Prédio da reitoria (Primeiro andar – sala ao lado da Assessoria de Comunicação).