0

Bolsista de IC do Curso de Educação do Campo é contemplado no Prêmio Destaque da Iniciação Científica UNIFAP 2023

No último dia 20 de outubro de 2023 aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio Destaque da Iniciação Científica, que ocorre anualmente no âmbito do CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONAIC), e que está em sua 12ª edição e foi sediado pela UNIFAP. A premiação reuniu trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica de todos os cursos da Instituição, os quais passaram por uma seleção inicial, resultando em apenas 6 trabalhos finalistas em cada uma das 05 grandes áreas do conhecimento: 1-Ciências Biológicas, 2-Ciências da Saúde, 3-Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, 4-Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e 5-Linguística, Letras, Artes e Educação.

Os 06 finalistas de cada área apresentaram oralmente os resultados de suas pesquisas para banca examinadora, que levou em conta critérios de avaliação pré-estabelecidos tanto para a pesquisa quanto para o bolsista, a fim de selecionar os 03 bolsistas a serem agraciados com a premiação.

Diogo Santana Favacho, bolsista de Iniciação Científica na modalidade PIBIC/CNPq, concorreu na área das Ciências Biológicas, com a pesquisa intitulada “CIGARRINHAS POTENCIAIS VETORAS DE FITOPLASMAS CAUSADORES DE DOENÇA DO TIPO AMARELECIMENTO LETAL ASSOCIADAS A AÇAIZEIROS (Euterpe oleracea Mart.) e conquistou o terceiro lugar na premiação.

O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, sob coordenação da Professora Flaviana Gonçalves, desenvolvida no Campo Experimental da Embrapa Amapá, em açaizal cultivado em área de Terra Firme e também em outras áreas de ocorrência espontânea do açaizeiro, em Várzeas inundáveis. Trata-se de um trabalho de monitoramento de insetos vetores de fitoplasmas causadores do Amarelecimento Letal (AL), uma doença quarentenária ausente no Brasil, que e ataca palmeiras de importância comercial (alimentar, industrial e ornamental) em diversos países, dizimando plantações em poucos meses. Pelos resultados da pesquisa, comprovou-se a ocorrência do inseto vetor comprovado do AL e também de outros potenciais vetores associados aos açaizeiros no estado do Amapá.

Além do açaizeiro, o monitoramento tem sido realizado, ainda, em outras palmeiras de importância socioeconômica para o estado do Amapá e região amazônica de modo geral, como é o caso da Bacabeira e da Pupunheira, com perspectiva de início do monitoramento ainda em Coqueiros, principal cultura atacada. O estudo ganha destacada importância devido à necessidade de conhecimento da diversidade e abundância dos insetos potenciais vetores da doença no Brasil, com vistas a traçar medidas preventivas e de contingenciamento da praga, devido ao risco iminente da entrada da mesma no País, por regiões de fronteira como a nossa.

Cabe destacar que a pesquisa também deu origem a outros trabalhos já apresentados VII Simpósio Internacional de Entomologia, ocorrido em Viçosa-MG, sendo um deles também selecionado entre os melhores trabalhos, apresentado pelo também discente do Curso, Caio Neves. Portanto, estes resultados são motivo de alegria para o curso de Educação do Campo, para a comunidade acadêmica do Campus Mazagão e são incentivos recompensadores para os esforços empenhados no desenvolvimento da pesquisa no âmbito do curso de Educação do Campo, além de incentivar a participação dos jovens acadêmicos na pesquisa científica.

 

suzane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *