0

PERSPECTIVAS DA PESQUISA SOCIOESPACIAL NA AMAZÔNIA

UNIFAP realizará Evento que discutirá a produção do espaço amazônico

No período de 27 a 29/11/2017, a Universidade Federal do Amapá realizará o Colóquio da pós-graduação do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Geografia, parceria estabelecida entre a Unifap e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O Evento, que tem como tema central, as Perspectivas da pesquisa socioespacial na Amazônia, discutirá, dentre outros assuntos, a produção do espaço amazônico, a partir dos temas dos projetos de pesquisas que estão sendo desenvolvidos pelos doutorandos, visando compreender as dinâmicas espaciais do território e proporcionar um espaço de debates e trocas de experiências sobre a temática.

Poderão inscrever-se pesquisadores, docentes e discentes da graduação e pós-graduação e o público em geral interessado no assunto. O credenciamento ocorrerá a partir das 8h do dia 27/11 (segunda-feira) e a palestra de abertura será ministrada pelo Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira, com o tema ‘’Os desafios da pesquisa e produção em Geografia”. Além da apresentação de trabalhos pelos doutorandos, ocorrerão outras apresentações contemplando os eixos temáticos: a) Análise ambiental e geotecnologias, b) Dinâmica socioespacial; c) Território, identidade e ensino nas discussões geográficas e d) Estado, políticas públicas e ordenamento territorial. O Evento configura-se como uma excelente oportunidade para o avanço do conhecimento das pesquisas que vem sendo produzidas no estado do Amapá.

Maiores detalhes e programação completa no Folder abaixo e no site: https://dinterunifap.wixsite.com/coloquio

Folder do coloquio (PDF)

0001  0002

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *