ENCONTRO ANUAL CULTURAL TRANSFRONTEIRIÇO DO OIAPOQUE AMAPÁ – GUIANA FRANCESA

Entre os dias 7 e 8 de outubro de 2016 ocorrerá o Encontro Anual Cultural Transfronteiriço do Oiapoque Amapá – Guiana Francesa, organizado pela Associação Promolivres e Academia ATILA em parceria com a Universidade da Guiana Francesa – UG e a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

PROGRAMA

Fim de semana de discussões e intercambio cultural. Durante dois dias, escritores, educadores, jornalistas, universitários e instituições estabelecerão as bases da cooperação cultural entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Conferencias temáticas, filmes-documentários, apresentações culturais tradicionais, palestras variadas, etc

SEXTA-FEIRA, 7 de outubro. ABERTURA OFICIAL (No monumento Beira-rio)

17h00. Apresentações dos grupos de Marabaixo, 4 épices e Grupo indigena apresentando o Turé.

Discurso de ANNICK THEBIA MELSAN, convidada de honra.

Discursos protocolares institucionais do Amapá e Guiana Francesa (3 minutos cada)

Apresentação de dança CANDOMBLÉ (Grupo do Pai Bené do Quilombo)

19h00 Projeção do filme “O território Contestado. Uma epopeia diplomática franco-brasileira” escrito e realizado por Annick Thebia-Melsan e Benoit Sourty.

Jantar organizado pela Academia ATILA

Feira de artesanato e gastronomia nas Avenida Barão do Rio Branco (UNIFAP)

Academia Transfronteiriça de Ciencias,Imagens, Letras e Artes

Académie Transfrontalière des Sciences,des Images, des Lettres et des Arts

SÁBADO, 8 de outubro

9h00 Início das palestras e discussões.

Mesa Redonda: Literatura da Guiana Francesa e Literatura Amapaense: UNIFAP/UG, com escritores, editores e contadores de história.

Monique Blérald, Tina Harpin, Paulo de Tarso e Fernando Canto. Apresentação de obras e discussão sobre traduções (literatura, estudos e documentários)

Literatura oral: contos e lendas do Amapá e Guiana Francesa: Christian Cécile, Rémy Aubert, Gilberto Pinheiro. Paulo de Tarso e Fernando Canto.

– Recito de Tina Harpin (conferencista da UG) sobre o romance de Lyne-Marie Stanley: “ As mulheres no tempo das roças”.

10h00 : Professora LUX VIDAL (USP e Instituto IEPÉ): “O Museu KUAHI em seu ambiente”

11h00 Apresentação do projeto “Museus da Amazonia em rede”. Sra. Marie-Paule Jean-Louis (Conservadora-chefe do patrimonio e diretora do Museu de Culturas da GF) e Sra. Lydia Joanny (Gerente de Conservação do Patrimonio e coordenadora do Projeto MAER)

12h00A Cooperação Transfronteiriça na era Digital” por David Redon, crítico de Museus e Artes Plásticas. DAC, Departamento de Estado de Assuntos Culturais na Guiana Francesa / Agencia Amapá, Sr. José Molinos.

13h00 ALMOÇO

15h00 Reinicio dos trabalhos

– “A difusão das práticas religiosas no norte do Brasil e na Guiana Francesa” Prof. ROSUEL LIMA MARTINS, conferencista da UG em Civilização Brasileira. Apresentado pela Sra. Mari Caluf, graduada em Teologia, pós-graduada em Ensino Religioso, Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar e acadêmica do curso de História/UNIFAP.

– Músicas tradicionais da Guiana Francesa, Christian Cécile, professor da UG.

– “Os eixos da Cooperação a serem desenvolvidos”: (UNIFAP, UG, AGENCIA AMAPÁ e CTG)

“A relação Brasil-França”, pelo Desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, diretor da Escola Judiciária do Amapá.

19h00 (Ginásio de esportes JOÃO NATIVIDADE)

– Apresentação teatral “BAR CABOCLO” (Grupo Língua de Trapo)

20h30 Apresentação do grupo tradicional SARAMAKA (Suriname)

21h30 Encerramento com espetáculo musical: Zé Miguel e Osmar Jr.

alexandre.cruz