Professor do campus Binacional defende tese com pesquisa sobre o personagem histórico Cabralzinho no município de Amapá/AP

Un professeur du campus Binational soutient sa thèse portant sur la figure historique de Cabralzinho dans la municipalité d’Amapá/AP.

 

O professor Jonathan Viana da Silva, docente do curso de História da Universidade Federal do Amapá/Campus Binacional, por meio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), defendeu, no último dia 31/11/2025, sua tese de doutorado intitulada:

“Herói, terra de herói: Ressignificações presentes e usos do passado sobre a figura de Cabralzinho no município de Amapá/AP”.

Héros, terre de héros: Resignifications présentes et usages du passé autour de la figure de Cabralzinho dans la municipalité d’Amapá/AP

Fruto de alguns anos de pesquisa histórica iniciada em 2010, o trabalho inova ao investigar como a figura de Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, é ressignificada e apropriada por diferentes grupos e gerações ao longo de mais de sete décadas no município de Amapá/AP, especialmente por meio de rituais cívicos, símbolos municipais, práticas escolares e políticas de memória. O estudo lança luz sobre os bastidores das celebrações do Dia de Cabralzinho (em 15 de maio), da Alvorada, das disputas em torno da bandeira, brasão e hino oficial de Amapá/AP, bem como sobre a atuação de educadores, comunicadores e autoridades locais.

O pesquisador destaca que, “ao contrário da ideia de um passado consensual e homogêneo, a memória sobre Cabralzinho se revela plural, dinâmica e marcada por tensões e disputas, onde múltiplas vozes, oficiais e populares, negociam sentidos e usos do patrimônio cultural”.

Segundo o prof. Jonathan, a pesquisa contribui para pensar não só a história local do município de Amapá/AP, mas também os desafios da valorização do patrimônio cultural, da educação patrimonial e das políticas de memória na Amazônia. “O passado é sempre reatualizado, disputado e ressignificado, servindo de recurso simbólico para a construção de identidades, pertenças e projetos de futuro”, avalia.

A tese integral estará disponível para consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPel, e o autor reforça sua intenção de seguir dialogando com escolas, pesquisadores e a sociedade amapaense sobre a importância da história e da memória local.

jonatha