Atividades de Extensão (AEX)
Comissão de Extensão Curricular : Solange Rodrigues da Silva (presidenta), Gelsama Mara F. dos Santos, Maria Adriana Leite, Glauber Romling Da Silva e Raiane Albuquerque Silva.
Portaria: Nº 1904/2024
O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, em consonância com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Extensão – PNE 2014-2024 – e dá outras providências, estabelece no Núcleo Complementar de Curso um total de 360 horas para suas Atividades de Extensão, distribuídas ao longo de 8 semestres, conforme APÊNDICE X do PPC/2019. A cada semestre será ofertado ao discente 45 horas para as Atividades de Extensão (I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII), devendo o discente ao final do Curso contabilizar o total de 360 horas.
Considera-se Atividade de Extensão as ações de contribuição à sociedade, segundo uma metodologia contextualizada e constituída a partir do objetivo de obtenção de resultados em curto prazo, condizentes com o sentido de responsabilidade social e constituir-se-á numa prática permanente de interação entre universidade e sociedade, dando-se prioridade a iniciativas voltadas para a comunidade extra-campus, com o objetivo de (i) otimizar as relações entre sociedade e universidade; (ii) democratizar o acesso ao conhecimento; (iii) articular ensino e pesquisa com as demandas sociais e culturais da população; e (iv) preservar e valorizar a cultura e o conhecimento, respeitando a diversidade cultural.
As Atividades de Extensão (AEX) serão coordenadas pelos docentes do CLII dentro do Programa TURÉ que congrega os projetos e ações extensionistas desenvolvidas pelo CLII e destinadas a promoção e documentação dos saberes, culturas e línguas indígenas. Assim, em cada semestre serão ofertados 45 horas de Atividades de Extensão (AEX), onde o aluno poderá de livre escolha também fazer equivalência em carga horária com atividades de extensão ofertadas interna e externamente ao Campus Binacional Oiapoque/UNIFAP.
Cabe a Coordenação do Curso indicar, em cada início de semestre, as opções de Atividades de Extensão disponíveis para os acadêmicos do CLII. A avaliação das Atividades de Extensão ocorrerá pela Coordenação de Curso no oitavo semestre, para validação e integralização das 360 horas como quesito obrigatório, descrito como CUMPRIU ou NÃO COMPRIU.
Projetos de Extensão em Andamento
Projetos de Extensão Concluídos
- Encontros na Fronteira
- Produção e Edição de Vídeos de Documentação com Povos Indígenas
- Oficina de material didático para a área de Ciências Exatas e da Natureza
- Ensino de Kheuól na Universidade
- Levantamento de dados sociolinguísticos do povo Palikur na Terra Indígena Uaçá
- Curso “Ferramentas e procedimentos para a elaboração de dicionários bilíngues”
- Mesa redonda “Exploração de Petróleo e Gás: Kote ka komunite dji ēdjē-iela?”
- Oficina “Biodiversidade e Economia”
- Mesa-redonda: “Movimento Indígena I. Diálogos Indígenas: o movimento indígena e o contexto nacional”
- Mesa-redonda: “Movimento Indígena II. Diálogos Indígenas: o movimento indígena e o contexto regional”
- Mesa-redonda: “Diálogos Interculturais: o protagonismo indígena na História”
- Palestra: “Memórias e Histórias dos Arukwayene através do Projeto Saberes Indígenas na Escola Palikur (SIEP)”
- Atividade cultural “Turé” de encerramento da etapa de Julho/2016
- Palestra: “Entra século, saí século: os povos indígenas e uma outra história possível”, por Artionka Capiberibe
- Mesa-redonda: “Movimento Indígena I”
- Mesa-redonda: “Movimento Indígena II”
- Noite Cultural do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
- AÇÕES AFIRMATIVAS NO CAMPUS BINACIONAL PSEIQ/2018
- Diálogos Indigenistas
- Fala parente!