0

Cursos de Letras Português e Francês, Português e Inglês recebem alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço

Os Cursos de Letras Português e Francês, Português e Inglês receberam nos dias 21 e 22 de novembro de 2022 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Os alunos foram recebidos pelos coordenadores dos cursos, Profa. Dra. Rosileni Pelaes, Dr. Antonio Almir Silva Gomes e Ms. Marcos Paulo Torres Pereira, e por um grupo de professores.

Organizada por Jéfter Gonçalves Amorim, egresso do curso de Letras da Universidade e professor das turmas visitantes, a visita fez parte de um conjunto de atividades intituladas PRODUÇÃO DE UMA SÉRIE DE PODCASTS realizadas pelos alunos no contexto da disciplina Língua Portuguesa.

Dentre as atividades realizadas ao longo da visita, os alunos puderam ouvir as professoras Dra. Érika Azevedo, Dra. Annick Marie Belrose, Dra. Adelma Mendes-Barros, o professor Olaci Carvalho, que falaram sobre as atividades do curso na formação de professores de línguas portuguesa e estrangeiras. O professor Dr. Antonio Almir Silva Gomes, destacou o fato de que é no curso de Letras que são graduados os professores de línguas que atuam nas escolas da Educação Básica; destacou ainda que as diversas faces e interfaces das línguas naturais constituem, exatamente, o objeto de pesquisa no interior do curso de Letras.

Como “recado” aos ilustres visitantes, foi destacado que, como usuários da Língua Portuguesa, eles, nós, todos e todas somos muito competentes, de modo que jamais deveremos aceitar que alguém nos diga que somos incapazes linguisticamente. Não ao preconceito linguístico!

Por fim, vale reiterar a alegria que sentimos ao recebê-los nesse espaço público de conhecimentos que chamamos Universidade Federal do Amapá, que é o curso de Letras. Esperamos rever a cada um, cada uma em breve.

Obrigado pela visita!