Carta Aberta Cursos de Letras

Português-Francês
Português-Inglês
Campus Marco Zero do Equador

Caras professoras e acadêmicas, professores e acadêmicos, técnicos dos cursos de Letras Campus Marco Zero do Equador, O ano de 2023 se anuncia com a alegria de chegarmos aqui todos juntos e empenhados ao longo do ano de 2022 com nossos cursos de Letras. Por esse motivo, vimos publicamente agradecer imensamente a cada um de vocês. Graças ao trabalho conjunto e incansável, chegamos ao Fim de 2022 com a certeza do trabalho cumprido e a boa expectativa do que está por vir.

Ao longo do ano de 2022, nossos cursos de Letras vivenciaram em seu corpo docente e discente, grandes experiências, sobretudo, reflexivas da qualidade na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão que vimos buscando incansavelmente ano após ano.

As disciplinas aplicadas e pedagógicas potencializadas no PPC recentemente em vigor nos têm permitido melhor interação do curso com escolas da Educação Básica espalhadas pela capital, Macapá, e por outras cidades do estado do Amapá. Cada vez mais cedo, os acadêmicos do curso têm contato com o ambiente escolar tomado, não exclusivamente, como seu “futuro” lugar de trabalho.

Pesquisas desenvolvidas ao longo de 2022 por docentes e discentes dos cursos envolveram questões inerentes às língua(gens) em suas múltiplas faces descritivas e/ou aplicadas. É crescente a quantidade de informações que temos gerado nos cursos sobre tais questões, que envolvem populações urbanas e ribeirinhas, populações quilombolas e indígenas.

Em termos de Extensão, os cursos de Letras têm cada vez mais produzido ações com escopo na comunidade externa, inclusive, utilizando-se dos meios virtuais.

Como resultado das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, tivemos o prazer de receber em nossas dependências alunos da Escola Estadual Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Foi uma experiência incrível e oportunidade de aprendizado a nossos cursos. Trata-se de experiência que buscaremos vivenciar mais, “abrindo” nossas portas às escolas da Educação Básica, de modo que se estabeleça um transito em que não apenas os acadêmicos de nossos cursos vão até as escolas a fim de realizar, por exemplo, atividades de Estágio Supervisionado, mas também esses alunos venham nos visitar. As experiências mutuas serão as melhores possíveis!

Nossos acadêmicos foram contemplados com bolsas de mobilidade acadêmica, participando de universidades nacionais e internacionais. Nossos acadêmicos, incluídos egressos, foram massivamente aprovados no concurso para professor de línguas regido pelo Edital 001/2022 SEED-AP, e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); atuarão na capital e nas demais cidades do estado do Amapá, nas zonas urbanas, rurais, ribeirinhas, quilombolas. A qualidade que vimos buscando incansavelmente nos cursos, certamente, se multiplicará pela ação de cada um dos novos professores de línguas do Estado do Amapá. O ensino de línguas ocupará seu lugar de destaque!

O curso de Letras Português e Inglês obteve nota 4 no ENADE 2021 consolidando-se com as maiores notas totais dentre os cursos de mesma natureza da Região Norte e, com isso, equiparando-se a cursos semelhantes das grandes universidades brasileiras.

Cada vez mais, os professores dos cursos têm participado como membros de bancas de defesas de Teses e Dissertações em universidades da região norte, mas também de outras regiões do Brasil. Da mesma forma, têm participado de comissões nacionais e internacionais; têm participado como membros de comitês científicos de revistas qualificadas pela CAPES; têm participado como conferencistas em distintas universidades. Não menos importante, com seus orientandos, os professores têm publicado resultados de suas pesquisas nas mais diversas revistas da área de Linguística e Literatura; uma dezena de livros da área foi publicada.

Ao longo do ano de 2022, professores dos cursos defenderam suas teses de doutoramento em universidades brasileiras e internacionais tendo como efeito o fato de que a maior parte do corpo docente dos cursos de Letras é constituído atualmente por doutores.

Nossa meta para os próximos cinco anos é termos um Colegiado de Letras em que 100% de seus docentes sejam doutores. Com esse cenário extremamente positivo e cheio de boas expectativas, lançamos nosso olhar para o ano de 2023. Trabalharemos em prol da sociedade amapaense, sobretudo, com o objetivo de contribuir fortemente com a promoção de igualdade de oportunidades e justiça social.

Sendo atualmente os cursos de Letras Português e Francês, Português e Inglês nota 4, à nossa frente, nossa meta de sermos cursos nota 5 (Pontuação Máxima) e, portanto, estarmos entre os melhores do Brasil!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Sigamos todos com a certeza do trabalho cumprido!
Que nossas boas expectativas sejam atendidas em 2023!