Destaques da trilha de Governança e Liderança

Métodos ágeis para gestão de projetos e programas, governança de TI em órgãos públicos, arranjos institucionais e serviços de TIC inovadores foram os tópicos discutidos na programação de Governança e Liderança.

No dia 27/8, Leandro Guimarães, da empresa Dextra, falou sobre o método ágil em projetos governamentais. “É viável a contratação de desenvolvimento de software utilizando metodologia ágil pela Administração Pública. Para isso, é preciso ser criativo, cumprir os valores ágeis (em alusão ao Manifesto Ágil) e interpretar a lei”, afirma. Já o consultor do Banco Central, Alfredo Pereira, destacou o valor da estratégia no gerenciamento de programas, conceito mais amplo que abrange um conjunto maior de projetos.

No dia 28/8, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e membro do ISACA-DF, Cláudio Cruz, apresentou um levantamento de Governança de TI feito pelo TCU em 2012, cujos resultados mostraram que a governança é uma responsabilidade da alta administração da organização. Segundo o estudo, de 2010 a 2012, houve um aumento do número de organizações preocupadas com planejamento estratégico institucional.

No último dia do evento, o diretor do Instituto Publix, Humberto Martins, mostrou os desafios da gestão de arranjos institucionais, que geralmente esbarram em atributos hierárquicos e colaborativos. “É preciso criar incentivos para que as partes cooperem, num ambiente de contínua interação, para que o resultado seja alcançado”, afirmou.

Fonte: Entrenós RNP

Deixe um comentário