ITI Apresenta A.R. Biométrica no IMPA

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI participou, no último dia 24, do workshop ‘Identificação Moderna: Processos e Aplicações – IMPA, que aconteceu no Hotel Nacional em Brasília. O evento foi organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid em parceria com o Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal – Conadi.

O Instituto foi representado pelo assessor da presidência, Eduardo Lacerda, que teve como tema central de sua apresentação o projeto da Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica. Inicialmente Lacerda falou sobre os atuais problemas da identificação de pessoas no Brasil. “Este é um problema endêmico que nós precisamos solucionar. Ter uma identificação robusta é um direito de todo cidadão brasileiro”, afirmou o assessor.

A AR Biométrica foi apresentada como uma alternativa a mais para evitar fraudes no ato da emissão dos certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. O projeto piloto funcionou da seguinte forma em Brasília: realizava-se uma consulta baseada nos dados biométricos do requerente, neste caso, de suas impressões digitais. Não houve em qualquer momento troca de informações ou mesmo acesso indevido aos registros dos Institutos de Identificação, ficando toda base disponível apenas para essa consulta biométrica. Todo esse processo ocorria em cerca de 20 segundos.

Fonte: ITI