Oitava Edição do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

O diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Maurício Coelho, participou nos dias 11 e 12, segunda e terça-feira últimas, da oitava edição do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais – SBSeg 2013, ocorrido em Manaus – AM. O evento, de cunho acadêmico, é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC através da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais – Ceseg.

No primeiro dia, o representante do ITI participou do workshop de Gestão de Identidades Digitais, onde foram destacadas a segurança da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e também as aplicabilidades do Certificado de Atributo. “A apresentação cobriu desde questões legais, de segurança jurídica e técnica da ICP, até as implementações em hardware, software e ambiente seguro. Foi feita ainda uma avaliação interessante do ponto de vista da logística, da disponibilidade do certificado ICP-Brasil em todo território nacional”, lembrou Coelho.

Na terça-feira, o ITI foi representado por Coelho no painel sobre algorítimos criptográficos utilizados no Brasil. A Comissão de Segurança da Sociedade Brasileira de Computação reuniu, pela primeira vez, os principais criptógrafos e estudiosos do tema do país. “Foi um painel rico em participação e em qualificação dos participantes”, detacou Coelho, que fez uma apresentação sobre o status da ICP-Brasil e quais as perspectivas para os próximos anos.

Após a apresentação, os participantes do painel fizeram análises e críticas, e, a partir desses debates iniciais, irão produzir um documento com recomendações à ICP-Brasil, que poderá ser levado ao Comitê Gestor da ICP-Brasil para apreciação. “A ideia é não parar, é ter um diálogo permente com a comunidade acadêmica e, de tal forma, ir pautando nossos trabalhos técnicos visando a evolução da plataforma criptografica da ICP-Brasil”, finalizou Coelho.

Fonte: ITI

Deixe um comentário