Presidente do ITI: Grande Triunfo de 2013 foi a Garantia da Segurança da Informação

Ao encerrar este exercício de 2013, importa ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI destacar, mais uma vez, o sucesso do Sistema Nacional de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O êxito em 2013 deve-se, em primeiro lugar, a expressiva quantidade de certificados emitidos – até novembro foram 2.370.266 – superando, antes mesmo de seu término, o ano anterior.

O interesse de grandes corporações em tornar-se entidades integrantes da ICP-Brasil também indica o sucesso de nosso sistema. Em 2013, duas novas Autoridades Certificadoras de 1° nível foram credenciadas na ICP-Brasil, o que evidencia o potencial econômico dos certificados digitais e, ao mesmo tempo, propicia a geração de emprego e renda.

Contudo, devemos enaltecer o grande triunfo do ano que foi a garantia da segurança da informação no âmbito da ICP-Brasil. O caso Edward Snowden colocou em xeque inúmeras instituições públicas e privadas em todo o mundo.

Ao ITI, embora não tenham faltado estudos e reuniões para debater a gravidade do tema e o impacto das notícias sobre espionagem internacional, restou celebrar a otimizada execução de suas políticas de segurança que já utilizavam padrões abertos, auditáveis e totalmente produzidos com tecnologia nacional, o que nos permitiu atestar a robusta segurança de nosso sistema de certificação digital.

Se em tecnologia da informação e comunicação o tempo é demasiadamente fugidio, configura-se como missão institucional do ITI, como ocorreu em 2013, estar sempre um passo a frente. Por tanto realizado em 2013, nos resta agradecer aos sempre comprometidos colaboradores de nossa autarquia pelos inúmeros benefícios que seus trabalhos proporcionaram ao Brasil.

Fonte: ITI

Deixe um comentário