Você está visualizando atualmente PRÉDIOS DE CURSOS DO DCBS SÃO CONECTADOS A REDE DE DADOS DA UNIFAP.

PRÉDIOS DE CURSOS DO DCBS SÃO CONECTADOS A REDE DE DADOS DA UNIFAP.

(Laiza Mangas)

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) conectou os prédios dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem à rede de dados da UNIFAP, onde Fisioterapia recebeu 90 pontos cabeados e 5 pontos de acesso a EDUROAM, e Enfermagem recebeu 60 pontos cabeados e 5 pontos de acesso EDUROAM.

O NTI realizou a elaboração dos projetos de redes e apoiou na fiscalização dos serviços, que foram entregues ainda na construção dos prédios. O técnico de TI, Efraim Morais, explicou que antigamente os prédios eram entregues sem estrutura de dados, e após parceria do NTI com a Prefeitura do Campus foi possível melhorar o serviço, “Nós apoiamos a prefeitura com a elaboração de projetos, para que assim, a construtora possa entregar toda a estrutura de redes já na inauguração do prédio.”

A rede cabeada já estavam em funcionamento desde a inauguração dos prédios e agora com a rede sem fio EDUROAM, alunos demonstram-se satisfeitos com a implantação. A acadêmica de Enfermagem, Ingrid Reis, falou da importância do acesso à internet para auxiliar nos seus estudos, “É de extrema importância, pois, o nosso prédio é longe dos maiores acessos de Wifi da instituição, como a biblioteca, então muitas vezes nós precisamos fazer pesquisas em horário de aula. Além disso, o acesso também ajuda os professores a complementarem suas aulas.”

Já para a acadêmica de Fisioterapia, Carina Sena, o acesso à internet no bloco, além de auxiliar em pesquisas e produções de trabalho, também é importante para a comunicação, “O acesso à internet possibilita a produção de trabalhos e pesquisas, e também nos permite baixar arquivos, como artigos. Além disso, como o nosso curso é integral, tem acadêmicos que passam o dia todo na Universidade, então o acesso facilita também a comunicação com familiares.”