Você está visualizando atualmente UNIFAP ESTÁ IMPLANTANDO PROTOCOLO IPv6 EM SEUS CAMPI

UNIFAP ESTÁ IMPLANTANDO PROTOCOLO IPv6 EM SEUS CAMPI

A internet funciona através de protocolos de comunicação utilizados na troca de dados entre os diversos dispositivos conectados existentes na atualidade, por exemplo: smartphones, tablets, computadores, etc. Estes Protocolos de Internet, em suas versões 4 e 6, conhecidas como IPv4 e IPv6, respectivamente, são desenvolvidos pela Internet Engineering Task Force (IETF), grupo este que desenvolve tecnologias para internet, visando proporcionar diversas melhorias, como maior capacidade para endereçamento e melhorias nos aspectos de segurança, dentre outras.

O IPv4, protocolo mais utilizado no mundo, possui limitações básicas que impactam negativamente no fornecimento de endereçamento IP para a crescente gama de dispositivos conectados à internet. Com o esgotamento desses endereços se aproximando, é latente o risco de chegarmos ao ponto de existirem no mundo mais dispositivos do que a própria capacidade do protocolo. Para atender esta crescente demanda por novos endereços IP, um protocolo mais moderno foi elaborado, este é o IPv6.

Para incentivar a disseminação de seu uso na Administração Pública Federal, o governo federal elaborou um plano que traz projeção de escopo de migração, metas, definição de parceiros e cronograma para a transição tecnológica do padrão de transmissão de dados na Internet utilizado atualmente, denominado IPv4, para o IPv6. O plano tem como principal motivação o esgotamento dos endereços públicos livres em IPv4, atuando desta forma, pela manutenção da estabilidade da rede, trazendo benefícios aos cidadãos brasileiros.  Seu conteúdo pode ser acessado através do endereço <https://www.governoeletronico.gov.br/eixos-de-atuacao/governo/transicao-do-ipv4-para-o-ipv6/plano-de-disseminacao-do-uso-ipv6>.

Previsto no Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UNIFAP, o projeto de implantação do novo protocolo na Universidade já se encontra com mais de 90% concluído, faltando ainda alguns ajustes e substituição de equipamentos obsoletos.