Novos Cursos de Graduação do Campus Binacional e seus Respectivos Perfis

É com imensa alegria que o Campus Binacional do Oiapoque apresenta os perfis dos novos cursos de graduação a serem iniciados em Agosto próximo. Tais cursos foram escolhidos após reuniões com diferentes representantes das comunidades da região do antigo Campus Norte da UNIFAP, que apontaram demandas específicas para suprir a carência de profissionais e serviços públicos em toda a região do Cabo Orange. Cumpre mencionar que os projetos político pedagógicos dos cursos estão sendo construídos com o intuito de atender a especificidade local e regional. Para informar ao público interessado em fazer parte deste novo momento educacional do Oiapoque, listamos abaixo os sete novos cursos com os respectivos perfis profissionais de cada um:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Por ser uma ciência que estuda diferentes formas de vida, desde sua origem, transformações de teorias, estrutura e funcionamento. O curso contribuirá para a formação de professores para a Educação Básica e para a atuação nos diferentes ecossistemas com trabalho ambiental; políticas públicas; pesquisa básica e aplicada. Partindo da premissa de que o Amapá é o estado mais bem-preservado do Brasil, com setenta por cento de seu território radicado em áreas de preservação ambiental, o Biólogo, mais que necessário, é um agente estratégico para a viabilidade da ocupação sustentável do território.

DIREITO

Dos acadêmicos de direito espera-se que agrupem conhecimentos técnico-jurídicos ao conhecimento tradicional. Dessa forma, o profissional a ser formado pelo curso de Direito deve estar conectado com sua região, apto a contribuir no estudo e na busca de soluções aos problemas peculiares, especialmente os que dizem respeito aos acordos bilaterais estabelecidos na região. Todavia, tal diferencial não deve representar um distanciamento em relação ás questões do Brasil e as questões supranacionais.

ENFERMAGEM

A necessidade da formação em enfermagem se dá pela carência de profissionais da área. Tendo em vista proporcionar medidas assistenciais e administrativas permitindo a atuação crítica, reflexiva e criativa na área de saúde pública da região, o curso de enfermagem vem de encontro às demandas da sociedade como um todo, e das sociedades indígenas em particular.

GEOGRAFIA

A necessidade da formação em Geografia é análoga á formação em História. Além da formação de professores em nível de Educação Básica, existe também o fator do reordenamento territorial, estratégico para a melhor ocupação do espaço físico dessa região, que poderá ser pensando por professores-pesquisadores em geografia.

HISTÓRIA

Tendo em vista o aumento populacional na região do Oiapoque, bem como sua história belicosa de disputa territorial entre as Américas portuguesa e francesa, faz-se necessária a formação de profissionais nessa área com foco no ensino e pesquisa de áreas como a arqueologia e a antropologia, grande potencial da região. Assim, os egressos desse curso estarão licenciados para o ensino e pesquisa de história em nível de educação fundamental e média.

LETRAS/FRANCÊS

Por se tratar de uma região fronteiriça em que existe o trânsito cotidiano de pessoas cuja língua falada é o francês, a formação de profissionais no estudo e ensino dessa língua tanto para educação básica das escolas da região, como para atuar como tradutores e intérpretes culturais é de fundamental importância. Este curso licencia acadêmicos para atuação nas seguintes esferas:

• Ensino de Língua Francesa em nível fundamental e médio;
  • Estudo e Pesquisa em literatura e linguística francesa;
  • Fluência na língua francesa em situações de comunicação.

PEDAGOGIA

A formação desse profissional deve ser entendida como resultante de um curso voltado para a investigação dos problemas gerais das instituições escolares e seus agentes sociais. Bem como de uma docência com ação educativa e processo pedagógico, metodológico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia. Este curso licencia acadêmicos para atuar nas seguintes esferas:

• Exercício da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional;
  • Gestão e Coordenação da educação básica em ambientes escolares e não escolares, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.