29 de Maio dia do Geógrafo

downloadDia 29 de maio comemora-se o dia do Geógrafo. a profissão é regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86. No dia 29 de maio também se comemora o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como o dia do Estatístico.

O Geógrafo está presente em escolas, universidades, institutos de pesquisa, organizações não-governamentais, órgãos públicos (IBAMA, ICMBio, INCRA, FUNAI, etc.), secretarias de governo (Federal, Estadual e Municipal), empresas, entre outros.

O Geógrafo atua nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente, desenvolvimento, qualidade de vida, ensino, políticas públicas, impactos ambientais, recuperação de áreas degradadas, cartografia, geoprocessamento, gestão ambiental, análise de riscos, pesquisa de mercado, saúde e bem-estar, projetos sociais, entre outros.

O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento interdisciplinar, a partir do qual ele estará capacitado para compreender e explicar aspectos que influem de forma direta no dia a dia das sociedades e em sua organização espacial. Por isso, seu trabalho é de extrema importancia em toda ação que envolva a sociedade e o meio ambiente.

Parabéns a todos os Geógrafos e futuros Geógrafos. É o que deseja a Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Binacional.

Eduardo Margarit