Segunda turma de Licenciatura Intercultural Indígena cola grau em Oiapoque

A segunda turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena colou grau na última quinta-feira, 12, no município de Oiapoque. Trinta e quatro indígenas das etnias Galibi-Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna e Wajãpi estão aptos para atuar como professores de Ensino Fundamental e Médio nas suas respectivas aldeias. A vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), professora Adelma Barros, outorgou o título aos formandos.

Em seu discurso, a professora Adelma Barros relembrou as dificuldades da implantação e aprovação do curso, dos professores que trabalharam para viabilizar a primeira licenciatura indígena e a busca pela educação dos próprios indígenas.  “A formatura de mais uma turma do curso Intercultural Indígena concretiza, mais uma vez, a força de vocês. Isso é fruto da autonomia conquistada. O melhor rumo, o do conhecimento, irá torná-los livres”, afirmou.

A Unifap formou 56 professores indígenas. A primeira turma colou grau em 11 de fevereiro de 2012.  O curso, ofertado pela Unifap desde 2007, foi o sétimo do Brasil a atender as demandas específicas das comunidades indígenas. Os concluintes são habilitados para atuar em três áreas de formação: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Natureza.

O formando Alarcídio Figueiredo Narciso destacou a importância da experiência. “Significa uma grande conquista e avanço na educação. Com essa formação não só crescemos profissionalmente, mas os povos e as escolas são beneficiados, as línguas e as culturas indígenas ganham forças e as filosofias indígenas voltam a ocupar seu espaço”, afirmou.

Fonte: http://www.unifap.br/public/index/view/id/6285