DISCURSO DA POSSE À DIREÇÃO DO CAMPUS BINACIONAL

          Gostaria primeiramente de parabenizar a equipe que se dedicou a organizar esta bela cerimonia e agradecer a todos os presentes aqui hoje por estarem prestigiando este momento inédito na história do Campus Binacional.

            Há exatamente 18 meses e 18 dias atrás eu estava aqui no Campus Binacional pela primeira vez. Na ocasião, também em uma cerimonia de posse, junto com outros colegas professores, eu refletia sobre o quanto eu havia chegado longe. Não estou me referindo a distancia, apesar desta também ser considerável. Me refiro à minha carreira, afinal, não se passaram muitos anos desde quando comecei a trilhar este caminho como profissional da educação, e, certamente, estar ingressando como professor de uma universidade federal era para mim motivo de muito orgulho e a certeza de ter alcançado, ainda jovem, o auge de minha carreira como professor.

            Hoje observo que estava enganado. Vejo que posso ir muito além, e se tornar Diretor do Campus Binacional é, sem dúvida, um grande salto profissional e motivo de muito orgulho. Entretanto, assumo este posto sem grande preocupação com meu currículo, afinal, há muito mais com o que se preocupar aqui.

            Confesso que quando cheguei em Oiapoque me decepcionei um pouco. Não com a cidade, com a qual me identifico e me sinto muito bem em residir aqui, apesar de seus problemas urbanos. Fiquei um pouco frustrado foi com o campus. Afinal, por se tratar de uma instituição de ensino superior, cujo nome Campus Binacional, no mínimo gera uma expectativa de encontrar uma grande instalação, com grande número de funcionários, laboratórios, etc.

            Mas não precisou de muito tempo para que esta pequena frustação desse lugar a uma grande expectativa. A começar pelos colegas professores que ingressaram junto comigo. Todos com muitos planos, projetos e engajados no projeto de universidade que aqui estava surgindo. Em seguida com os técnicos que com muito carinho e dedicação nos receberam. Neste sentido, sempre tive muita admiração pelo trabalho que o Paulo Roberto fazia. Apesar das inúmeras dificuldades, o Paulo foi um incansável defensor deste campus, e contagiou muitos com seu otimismo e perseverança.

Admito que passamos por muitas dificuldades profissionais e pessoais aqui, mas a cada dia que passava eu tinha mais certeza de que teríamos muito trabalho a desenvolver e que todo esforço renderia muitas conquistas. Tudo isso se confirmou quando recebemos nossos primeiros alunos. Foi quando pude realmente perceber o quanto importante era nosso trabalho e como poderíamos mudar a vida de muitas pessoas deste município.

            Foi com este pensamento que atuei até então na Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia. Tudo o que fiz, fiz pelas pessoas que estavam aqui. O currículo sempre foi consequência do trabalho desenvolvido. Como professor e coordenador de curso meus esforços sempre foram no sentido de fazer o máximo pelos alunos que aqui estão e acreditam em nosso trabalho.

Na direção do Campus Binacional não será diferente. Irei trabalhar para, em primeiro lugar, garantir aos alunos deste campus o melhor ensino que eles possam ter. Para isso, é claro, precisarei de todos, professores, técnicos, a administração superior da UNIFAP e também dos próprios alunos.

Precisamos construir juntos o Campus Binacional. Foi por isso, que nas últimas semanas, realizei reuniões, fóruns temáticos, encontros com as turmas e visitas à reitoria, para compreender melhor a atual situação do Campus Binacional, os anseios da comunidade acadêmica e as possibilidades para a nova gestão.

Com tudo isso, quero garantir que não serei apenas o Diretor do Campus Binacional. Quero ser o representante de alunos, técnicos e professores. Tudo o que farei a frente da direção do campus é reflexo do que a comunidade acadêmica deseja. É claro que posso não agradar a todos, mas confio plenamente que com diálogo e profissionalismo estarei realizando o que é melhor para a instituição.

É por isso, que adotarei três princípios básicos para a nova gestão: Trabalhar pela consolidação do Campus Binacional; Prezar pela legalidade de todos os atos administrativos; e Estabelecer canais permanentes de diálogo.

A nossa gestão prestará auxilio aos colegiados para que estruturem seus cursos de forma adequada a uma boa avaliação do MEC, garantindo, assim, a consolidação dos 7 novos cursos. Para tanto, garantiremos o desenvolvimento constante da infraestrutura do Campus, através do acompanhamento intensivo dos processos licitatórios, e empregando os recursos necessários para garantir o bom funcionamento de todos os cursos.

A construção de novas edificações, a implantação de laboratórios, telefonia e melhoria no serviço de internet e na Biblioteca serão prioridades. O foco no aumento da oferta de assistência estudantil e melhoria das condições do Campus serão formas de atrair estudantes e garantir sua permanência.

A fim de garantir a segurança jurídica da instituição e a normatização do Campus, a Nova Administração trabalhará para acabar definitivamente com o vácuo regimental em que o Campus Binacional encontra-se dentro da UNIFAP, além de prezar pela legalidade de todos os atos praticados pela administração do Campus e seus Cursos, atuando através da capacitação de docentes e técnicos.

A nossa gestão propõe o estabelecimento de canais permanentes de dialogo com docentes, discentes e técnicos, garantindo a democracia através de espaços deliberativos, sobre as questões que envolvem o Campus Binacional. Para tanto, será implantado o Conselho do Campus, a assessoria de comunicação, realizadas reuniões periódicas com cada curso e setor administrativo, para entender as demandas específicas de cada um deles e garantir a transparência em todos os atos praticados pela direção. Nossa gestão estará fundada no princípio do diálogo permanente, por entender ser esta a única forma de fortalecer o Campus Binacional e unir todos os que aqui estão.

Por fim, gostaria de dar destaque ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Apesar de estar plenamente consolidado, este curso vem enfrentando diversos problemas todo semestre. A Nova Administração irá realizar todo o planejamento do Campus Binacional dando prioridade ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, devido à sua magnitude e relevância para a comunidade, fortalecendo este curso e integrando suas atividades com os 7 novos cursos.

Portanto, gostaria desde já deixar um convite à todos os representantes de turma, coordenadores e técnicos para uma reunião à ser realizada no próximo dia 29 (quarta-feira) às 9 horas nesta mesma sala, onde apresentarei um plano de trabalho detalhado para a nova gestão. Plano este, construído a partir das demandas apresentadas por todos vocês e que espero muito poder contar com a colaboração de todos em sua execução.

Para terminar gostaria de dizer que estou me sentindo muito confortável ao iniciar este grande desafio, pois recebi amplo apoio da comunidade acadêmica. Agradeço a todos pelo apoio, pois se me restringisse a citar alguns nomes estaria certamente excluindo muitos outros do processo. Agradeço também à Magnífica Reitora pela confiança em mim depositada.

Estou seguro de que juntos poderemos dar uma nova imagem ao Campus Binacional e transformá-lo em referencia em educação superior no estado. Com isso, causaremos inúmeras transformações socioeconômicas na região e certamente a melhoria da qualidade de vida no município.

Temos 8 cursos de graduação para consolidar, mais de 800 alunos para formar e inúmeras vidas para mudar. Somente juntos, com muito compromisso e responsabilidade poderemos conseguir.

Eduardo Margarit

Oiapoque-AP. 27-04-2015

20150427_094917[1]  20150427_101352[1]  20150427_104413[1]  20150427_105505[1]