Semana de Saúde na Fronteira no município de Oiapoque – AP

20150922_154149Iniciou no dia 21 de setembro a Semana de Saúde na Fronteira no município de Oiapoque – AP. A Semana de Saúde na Fronteira é resultado de um termo de cooperação que prevê ações conjuntas, voltadas para as principais endemias presentes na área da fronteira Franco-brasileira. São duas semanas previstas ao ano, uma com foco nas doenças de transmissão vetorial, como ocorreu em maio e outra com foco nas doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose.
As ações são realizadas durante a semana por diversas esferas governamentais dos dois países, desde os Ministérios da Saúde (Brasil e Guiana -ARS), Estado (Secretarias de Saúde e Educação, também dos dois lados da fronteira) e Município até as Organizações não governamentais (DAAC/DPAC) e a Universidade Federal do Amapá e Universidade da Guiana.
A proposta é sensibilizar a população em relação a estes agravos, facilitar seu acesso a serviços como a testagem rápida e o atendimento em áreas mais remotas como no caso das localidades de Vila Brasil e  Ilha Bela, Vila Vitória e as aldeias indígenas para onde será levado atendimento. Além disso formar multiplicadores e capacitar profissionais,alunos do ensino médio, acadêmicos dos dois lados da fronteira e organizações envolvidas no processo de educação em saúde relacionado a estes agravos.
As atividades se encerram apenas no domingo com um torneio de Futebol promovido pelas instituições DAAC e DPAC onde atividades educativas e oficinas de sensibilização e prevenção ocorrerão concomitantemente.
Desde o ano de 2013 a Universidade Federal do Amapá/Campus Binacional Oiapoque, está envolvida no planejamento, execução e avaliação das atividades propostas durante as Semanas de Saúde na Fronteira no município. Este espaço visa promover a construção cidadã e ampliar o conhecimento dos alunos envolvendo-os nas atividades de maneira direta e, ainda possibilitando trocas de experiências com os acadêmicos, professores e profissionais da Guiana Francesa.