I ENCONTRO SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE: Educação, Identidade e suas representações.

2015-11-12 17.17.01PÚBLICO-ALVO: Professores da Educação Básica e acadêmicos de cursos de licenciatura, nas diversas áreas de conhecimento.

DATA: 21 de novembro de 2015 (sábado).

LOCAL: Auditório da Universidade Federal do Amapá (Anexo Colares).

COORDENAÇÃO GERAL: Profº. Jonathan Viana da silva (História)

ORGANIZADORES: Profª. Lucinéia Alves (Letras), Profº. Fredson Vulcão (Pedagogia).

OBJETIVO:

Oferecer aos professores/as, estudantes e outros profissionais da área de educação um espaço para discussão da temática afro-brasileira, considerando as determinações da Lei Nº 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade da inclusão de aspectos da história e das culturas da população, africana e dos afro-brasileiros;

Proporcionando a socialização de experiências relacionadas à inclusão da temática afro-brasileira em sala de aula da educação Básica por meio de exposição oral, envolvendo questões pedagógicas e discussão sobre a demanda afro-brasileira no município de Oiapoque.

PROBLEMA:

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre “brancos” e “negros” surge a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro, e o município de Oiapoque não está isento desses diversos tipos de racismo e preconceito.

JUSTIFICATIVA:

A universidade Federal do Amapá, campus binacional no município de Oiapoque, apoia o evento realizado pela Associação Nacional dos professores Universitários de História – ANPUH-AMAPÀ e incentivado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), que veem a necessidade de realizar um Encontro para fomentar e discutir a inserção da temática africana em sala de aula.

PROGRAMAÇÃO:

LOCAL: Auditório da Universidade Federal do Amapá (Anexo: Ed. Colares)

08:00 – Abertura e Inscrições

08:30 – Roda de Capoeira com grupo local

09:00 – Início dos seminários:

09:00 às 09:30 – A Literatura de José do Patrocínio e a representação de personagens negros  – Autora: Profª Lucinéia Santos (UNIFAP)

09:30 às 10:00 – História & Imaginário: A representação afro-pop do herói/heroína nos quadrinhos. – Autor: Profº Paulo Milhomens (UNIFAP)

10:00 às 10:30 – “Cultura Afro-brasileira na escola: Contribuição para a erradicação do racismo no ambiente escolar”– Autor: Profº Fredson Vulcão (UNIFAP)

10:30 às 11:00 – A participação africana na formação cultural brasileira –                             Autor: Profº Jonathan Viana (UNIFAP)

11:00 às 11:30 – Literatura e História afro-brasileira identificada na Obra: “A Noite dos Cristais” – Autor: Profº Luís Carlos de Santana. (GEA).

EMISSÃO DE CERTIFICADOS AOS INTERESSADOS: R$ 5,00

REFORÇANDO: O evento será dia 21 de novembro às 8:00 horas no Auditório da UNIFAP (edifício Colares).