PROJETO DE EXTENSÃO “MANEJO DE TRACAJÁ NA ALDEIA KUMARUMÃ, TERRA INDÍGENA UAÇÁ” INICIA AS ATIVIDADES

transplante na chocadeiraOcorreu entre os dias 10 a 14 de outubro de 2017, na aldeia Kumarumã, a primeira atividade do projeto de Extensão da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque, intitulado “Manejo de Tracajá na aldeia Kumarumã, Terra Indígena Uaçá”, coordenado pela Prof. Me. Claudiane Menezes, Bióloga, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. O objetivo das ações visa aproximar a Universidade das aldeias e fornecer suporte técnico ao manejo realizado pelos agentes ambientais indígenas, tendo em vista a existência da diminuição dos tracajás (Podocnemis unifilis) no ambiente natural.

As atividades do projeto envolvem palestras sobre Educação Ambiental, treinamento para transplante de ninhos, construção da chocadeira, marcação de covas e biometria dos filhotes e por fim a soltura dos filhotes na natureza. Nesta primeira atividade realizamos a coleta dos ovos de tracajá ao longo do rio Uaçá.

A atividade consistiu em percorrer os campos visando identificar os locais de desova, ao todo, foram transplantados 25 ninhos, totalizando 640 ovos. O período de desova desses animais compreende os meses de agosto a outubro. O trabalho em equipe foi essencial para execução da atividade, com a participação da Fundação Nacional do Índio – FUNAI.

O grande desafio é envolver a aldeia nas ações do projeto, uma vez que percebemos que ainda necessitamos de implementar ações de sensibilização voltadas a conservação e preservação ambiental, sendo necessário pensarmos em ações para melhoria da qualidade de vida tanto na dimensão coletiva quanto na individual.

Transplantando o ninho na chocadeira

Prof. Me. Claudiane Menezes

Coordenadora do Projeto de Extensão