Acadêmicos do Curso de Pedagogia realizam ação interdisciplinar na Vila Velha de Cassiporé

grupobrancoOs acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, do Campus Binacional de Oiapoque, realizaram nesta última sexta-feira, dia 17.11.17, uma ação interdisciplinar, na Comunidade de Vila Velha de Cassiporé, localizada, aproximadamente, a 150 quilômetros do nosso município e tal atividade, faz parte do Plano de Ação previsto na disciplina Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares, em que estão devidamente matriculados.
O grupo de acadêmicos que desenvolveram a ação, fazem parte da Turma 2014.1 e estão no 8º período do curso de Pedagogia, a saber: Aline Bastos Oliveira, Anderson da Silva Forte, Benervaldo Pinto Marques, Flaviany da Silva Lima, Francisco de Lima Pereira, Meggy Mariana Saraiva Vilela, Mislene Azevedo dos Santos, Patrícia da Conceição Oliveira e Raimunda Pereira Queiroz. Os acadêmicos, como já informado, estão matriculados na disciplina Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares, sob orientação do Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos.
Os estagiários desenvolveram as atividades previamente planejadas e aprovadas no Plano de Ação da disciplina, contando com a participação dos munícipes daquela comunidade, principalmente com a criançada.
Importante ressalva feita pelo Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, é que toda a ação foi operacionalizada na Assembleia de Deus da comunidade, por possuir um palco adequado e que atenderia à demanda dos acadêmicos. A parceria com a igreja Assembleia de Deus só foi possível graças ao empenho da missionária, sra Erivânia Batista Barros, a qual nos apoiou incondicionalmente.
O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, informou ainda, que os acadêmicos visitaram as casas dos moradores, convidando-os pessoalmente a participarem das atividades planejadas e foram muito bem recepcionados. Nesse percurso ainda, foram feitas visitas às escolas da Vila Velha de Cassiporé, uma estadual e outra municipal. Espaços educacionais bem organizados e preparados, na medida do possível, para atender às demandas daquela comunidade. Os gestores, professores, funcionários, pais e alunos dessas escolas estão de parabéns.
Foi uma sexta-feira muito esperada pelos moradores e que contou, também, com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município de Oiapoque – SEMMAM, com total apoio dos senhores Oscar Gislael Vieira Silva e Lindomar Cabral Rodrigues, Secretário Municipal do Meio Ambiente e Coordenador da área da Educação Ambiental, respectivamente.
A participação da comunidade de Vila Velha do Cassiporé nas atividades e ações educativas com a temática da Educação Ambiental foi muito positiva. Os munícipes presentes, puderam interagir com os acadêmicos do curso de Pedagogia, responsáveis pelo Plano de Ação, de forma participativa e colaborativa, durante todas as atividades.
As principais ações previstas e desenvolvidas foram: palestra educativa sobre o descarte do lixo doméstico, teatro lúdico com cantigas temáticas, dinâmicas criativas e interativas, roda de conversa e oficina com materiais recicláveis. Todas as atividades objetivavam sensibilizar e chamar a atenção dos presentes para que assumamos de fato, o compromisso em preservar nosso meio ambiente. Moramos nele. Precisamos dele. Somos e estamos nele!
Ao final das atividades, de acordo com o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, o grupo de acadêmicos foram conhecer e prestigiar os preparativos da 3ª festa da Melancia, um evento muito esperado pela comunidade e que aconteceria naquele final de semana. Em uma roda de conversa, os unifapianos ficaram sabendo que neste ano, a safra de melancia poderia render mais de 180 toneladas e que muitas famílias iriam ser beneficiadas com essa safra.