Serviço de Apoio Psicológico para a comunidade universitária.

O psicólogo do Campus Binacional do Oiapoque torna pública a disponibilização do Serviço de Apoio Psicológico para a comunidade universitária.

O serviço tem o objetivo de oferecer atendimento de suporte em caráter avaliativo, terapêutico e prognóstico em psicologia, acolhendo demandas que podem ir de dificuldades adaptativas cotidianas a transtornos mentais.

A atuação do psicólogo visa à orientação e manejo de dificuldades e sintomas, auxiliando as pessoas na compreensão de si e de suas capacidades. Isso significa que a psicologia não tem objetivo de alcançar cura ou solução definitiva, mas de auxiliar no desenvolvimento adaptativo do ser humano diante das diversas situações da vida.

Também podem ser executadas atividades de orientação profissional, seleção profissional, apoio ao ensino, extensão e pesquisa, e emissão de parecer para temas relacionados à psicologia.

Cabe ressaltar, entretanto, conforme o próprio nome denota, que este é um serviço de apoio. Portanto, demandas que extrapolem a capacidade de atuação do profissional, como transtornos graves, ou cuja especificidade exijam maior capacidade técnica, receberão a orientação para encaminhamentos, permanecendo o serviço sempre à disposição para prestar o auxílio que lhe compete.

Os interessados em utilizar o serviço devem realizar seu cadastro no seguinte link: Cadastro – Serviço de Apoio Psicológico – Campus Oiapoque/UNIFAP.

Após a realização do cadastro, o psicólogo entrará em contato com o/a solicitante, por meio do WhatsApp, e-mail ou das caixas postais do SIGAA/SIPAC/SIGRH, para agendar o atendimento.

Cada atendimento tem a duração de 01h40min.

No primeiro atendimento de cada solicitação é apresentado o Termo de Consentimento Informado (TCI) no qual o serviço e suas condições são apresentados.

As informações pessoais coletadas serão usadas somente para fins profissionais em psicologia e para a organização administrativa do serviço, sendo mantidas sob sigilo profissional em registro documental, conforme disposto pela Resolução CFP nº 1/2009. O acesso a estas informações será restrito ao psicólogo e à pessoa a quem se referirem, bem como nos casos previstos na Lei nº 12.527/2011, regulamentada pelo Decreto nº 7.724/2012.

O serviço é prestado pelo psicólogo Renan Netto de Matos Vieira, CRP 10/04640. Dúvidas, elogios ou reclamações podem ser enviadas ao e-mail rnnnmv4@unifap.br.