A COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições resolve tornar público a I Errata ao Edital n.º 02/2019, publicada no dia 16 de agosto de 2019.

Onde se lê:

4.1.2. Aprovação em todas as disciplinas que são requisitos para as vagas de monitoria desejada, comprovadas no histórico escolar, conforme o quadro abaixo:

DISCIPLINAS REQUISITO PARA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO
CURSO DISCIPLINAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS  Biologia Celular, Bioquímica I e Histologia Comparada.
ENFERMAGEM Saúde Coletiva II
ENFERMAGEM Semiologia e Semiotécnica
GEOGRAFIA Não tem requisito
HISTÓRIA       Não tem requisito
PEDAGOGIA Não tem requisito

Leia-se:

DISCIPLINAS REQUISITO PARA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO

CURSO DISCIPLINAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS  Biologia Celular, Bioquímica I e Histologia Comparada.
ENFERMAGEM Biologia Molecular
ENFERMAGEM Microbiologia Geral
GEOGRAFIA Não tem requisito
HISTÓRIA       Não tem requisito
PEDAGOGIA Não tem requisito

Onde se lê:

ANEXO II

DISCIPLINAS ATENDIDAS, TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA E BIBLIOGRAFIA.

DOCENTE: BENEDITO DE SOUSA GUIMARÃES JUNIOR; VERIDIANA BARRETO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA

1 – Propedêutica do Exame Físico

2 – Sinais Vitais

3 – Sondagens

4 – Oxigenoterapia

5 – Avaliação e cuidados com feridas

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BARROS, A.L.B.L. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no

adulto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

POTTER, P. A., PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier,

2013.

DOCENTE: RENAN ALVES SILVA

DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA II

TEMAS:

1. Assistência de Enfermagem no Programa Nacional de Imunização e Imunobiológicos;
  2. Processo de Enfermagem no Pré-natal de risco habitual;
  3. Visita domiciliar: estratégia efetiva potencializadora das ações e cuidados em saúde

coletiva;

1. Consulta de Enfermagem em Planejamento Familiar;
  2. Consulta de Enfermagem a indivíduos que vivenciam Diabetes e Hipertensão Arterial

Sistêmica

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BRASIL. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à

Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012

______. CAB 26 – Saúde sexual e saúde reprodutiva. Ministério da Saúde. Secretaria de

Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. 1. ed., 1.

reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 300 p.

_______. Caderno de atenção domiciliar. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à

Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

_______. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Ministério

da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.

Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília: Ministério da

Saúde, 2009. 52 p

_______. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus.

Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília :

Ministério da Saúde, 2013.

Brasil. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial

sistêmica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção

Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres. Ministério da Saúde, Instituto

Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Leia-se:

DOCENTE: LUÍSA ANTÔNIA CAMPOS BARROS

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA GERAL

1 – Anatomia Funcional de Células Procarióticas e Eucarióticas;

2 – Infecções nosocomiais;

3 – Os micróbios e as doenças humanas;

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BARBOSA, H. R.; TORRES, B. B. Microbiologia Básica. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

RIBEIRO, M. C.; STELATO, M. M. Microbiologia Prática: Aplicações de Aprendizagem de Microbiologia Básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 224 p.

SALOMÂO, R.; PIGNATARI, A. C. C. Infectologia: Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2004. 600 p.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Tradução Aristóbolo Mendes da Silva et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 934 p.

TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. (Ed.). Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 760 p.

DOCENTE: LUÍSA ANTÔNIA CAMPOS BARROS

DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR

TEMAS:

1 – Estrutura e função dos Ácidos Nucleicos.
2 – Identificação de indivíduos por meio do DNA.
3 – Tradução e as modificações pós-traducionais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ALBERTS, B.et al. Biologia Molecular da Célula. Porto Alegre: Artmed, 5ª ed., 2010.

BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 3ª ed., 2013.

FARAH, S. B. DNA Segredos e Mistérios. São Paulo: Sarvier, 2ª Edição, 2007.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan. 10ª Edição. 2011.

NELSON, D. L.; COX, M. M. PRINCÍPIOS DE BIOQUÍMICA DE LEHNINGER. Porto Alegre: Artmed, 6ª ed., 2014.

ZAHA, A. et al. Biologia Molecular Básica. Porto Alegre: Artmed, 5ª ed., 2014.

ERRATA TROCA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM