Processo Eleitoral escolherá novos membros do CONSU e CONDIR

A presidência da Comissão Eleitoral torna público o edital n. 1/2019 para escolha dos membros titulares e suplentes do Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho Diretor (CONDIR) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O período de inscrição ocorrerá de 26 de agosto a 16 de setembro de 2019.

A votação está marcada para o dia 16 de outubro, das 9h às 20h, nas dependências da UNIFAP, em locais já previstos no edital. Serão eleitos para o CONSU, 49 titulares e 49 suplentes, para mandato de dois anos, referente ao exercício 2019-2021. Já para o CONDIR, serão eleitos 7 titulares e 7 suplentes, nas categorias de docentes e discentes.

A vice-reitora , Profª. Drª. Simone Delphim Leal, conversou com a Comissão Eleitoral. Foto: Inara Lopes/AsCom Unifap

Para a presidente da Comissão Eleitoral e pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP), Cleidiane Monteiro do Nascimento, o edital prevê garantir a participação democrática da comunidade acadêmica. “A Comissão Eleitoral buscou elaborar um edital democrático, em vista do processo de recomposição dos nossos Conselhos. É muito importante a participação de todos os nossos servidores, técnicos, docentes e alunos, nas candidaturas, em vista da melhor gestão da universidade”, explica a pró-reitora.

As vagas de novos conselheiros serão ocupadas por professores, alunos e técnico-administrativo, representando os departamentos de Educação (DEd), Meio Ambiente e Desenvolvimento (DMAD), Educação à Distância (DEaD), Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS), Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Letras e Artes (DEPLA), como também, do Campus Binacional, Mazagão e Santana.

A importância dos Conselhos
Grande parte das decisões da vida e futuro da universidade passa pelo Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho Diretor (CONDIR), sob a presidência da reitoria, sob a atual gestão do Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira. “O Conselho é a instância máxima de deliberações, sendo um órgão de extrema importância na administração da universidade. Os conselheiros têm voz ativa nas tomadas de decisão e refletem juntos os desafios da gestão acadêmica”, ressalta o secretário do Consu/UNIFAP, Rafael Hansseler Saldanha.

QUEM PODE SE CANDIDATAR – São elegíveis ao CONSU e ao CONDIR todos os servidores docentes e técnico-administrativos do quadro efetivo da UNIFAP, como também os discentes da Graduação e da Pós-Graduação. O candidato servidor não poderá estar exercendo Cargo de Direção (CD) ou Função Gratificada (FG) não eletiva, de nenhum nível na instituição. Já o aluno deverá estar com matrícula ativa no semestre letivo. Não poderão se candidatar docentes ou técnicos-administrativo cumprindo punição resultante de Processos de Sindicância e/ou disciplinar, no âmbito interno ou externo à UNIFAP.

INSCRIÇÕES ON-LINE – Os interessados poderão ter dupla candidatura, uma em cada conselho, CONS e CONDIR. Para isso, o candidato deverá registrar inscrição distinta das chapas. Na Ficha de Inscrição de Candidatura (Anexo II) devem constar os nomes dos candidatos (Titular e Suplente) de forma vinculada, caracterizando Chapa Binominal. O registro da candidatura será por segmento, conforme tabela do item 1.1.

A inscrição dos servidores será, exclusivamente, via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), no endereço eletrônico: https://sipac.unifap.br/public/jsp/portal.jsf (Orientações no Item 3.3 do Edital).

Fique atento para votar
No dia da votação, 16 de outubro, o votante deverá apresentar um documento oficial válido, com foto, além de assinar a lista de votantes. A Comissão Eleitoral publicará a lista dos aptos a votar, com antecedência mínima de dez dias antes da eleição. Caso o nome do votante não conste na Seção eleitoral, o mesmo poderá exercer o direito ao voto, comprovando a vinculação institucional.

Textos e Fotos: AsCom UNIFAP