Mestrado em História para a Comunidade ‘UNIFAPIANA’

Com grande satisfação que o Curso de História do Campus Binacional, na figura do Prof. Dr. Dinaldo Barbosa, anuncia que estão abertas as inscrições para os interessados em cursar o Mestrado Acadêmico em História em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Conhecida pela a excelência na promoção de um Ensino Superior, tanto na Graduação, como na Pós-Graduação (https://prpg.ufcg.edu.br/noticias/108-curso-ufcg-atinge-padrao-internacional-excelencia-avaliacao-capes.html), com reconhecimento inclusive internacional, a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, a partir do Termo de Colaboração Técnica (Acordo 001/2019, Processo número 23096.009582./19-98/UFCG consubstanciado pelo o Processo número 23125.007441/2019-40/UNIFAP), ofertará na edição 2019/2020, 25 (vinte e cinco) vagas distribuídas por linha de pesquisa, sendo: Linha 1: 7 vagas; Linha 2: 9 vagas; e Linha 3: 9 vagas. Os interessados devem ler o Edital disponibilizado no site http://ppgh.ufcg.edu.br/index.php. Lá, poderão obter informações detalhadas sobre o quantitativo de Vagas disponibilizadas para a UNIFAP, a partir da Colaboração Técnica, bem como, as Disposições Gerais, o Período de Inscrição, os Prazos, entre outras.

O Programa de pós-graduação em História da UFCG foi criado em fins de 2006. Com área de Concentração em História, Cultura  e Sociedade, o PPGH está organizado em três linhas de pesquisa: “A Linha Cultura e Cidade busca aproximar as pesquisas e trabalhos que tenham como centro de seus interesses a cidade e suas interfaces. Neste sentido, três aspectos dos estudos sobre a cidade aproximam os seus componentes: as mudanças culturais, as tramas e práticas político-econômicas e as relações e conflitos sociais. A linha Cultura, Poder e Identidades reúnem pesquisadores preocupados com a problemática cultural em sua interface com as relações de poder e a questão das identidades/alteridades, a partir de aspectos como: a preocupação em estudar as culturas do povo para além da dicotomia erudito/popular e com vistas à apreensão de que as tensões e/ou conflitos sociais devem ser pensados especialmente em termos simbólicos; as práticas e representações recortadas do cotidiano do mundo social; estudo dos significados simbólicos inscritos nas ações e no pensamento dos homens e mulheres e sua leitura como um texto. A linha História Cultural dos Espaços Educativos se organiza em torno de investigações sobre a história cultural das práticas educativas e das sociabilidades, com o objetivo de pesquisar campos temáticos como: cultura escolar e escolarização, formação, prática e discursos profissionais, bem como espaços/lugares de produção de práticas e de discursos e de identidades, a exemplo dos hospitais, seminários teológicos, instituições de pesquisa, organizações voluntárias e filantrópicas, associações profissionais e sociedades científicas, instituições de cuidado e disciplina e a produção de sujeitos”. (Fonte: http://ppgh.ufcg.edu.br/index.php/o-programa/apresentacao)

Ainda, o Prof. Dr. Dinaldo Barbosa, que colabora com a Linha 3 destaca que o caráter inovador do PPGH/UFCG, proporciona estudos relevantes sobre Espaços Educativos com ênfase nos Direitos Humanos.

SILVA JUNIOR, Dinaldo B.
Professor da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP –  Campus Binacional – Floresta Amazônica; Doutor pela Universidade de Valencia/Espanha em Direitos Humanos, Democracia e Justiça Internacional; Coordenador do Projeto Educação Prisional Transfronteiriça – Brasil, Espanha, França e Platô das Guianas; Membro do Comitê Gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos da UNIFAP e, Membro do Grupo de Pesquisa Human Rights and Constitutional Challenges – DGP/CNPq/UFMA