CAMPUS BINACIONAL RECEBE O MAIS NOVO MESTRE EM ESTUDOS DE FRONTEIRA

Através do trabalho intitulado: “A MOBILIDADE DE ESTRANGEIROS E SUA INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA NA FRONTEIRA DO AMAPÁ (BRASIL) COM A GUIANA FRANCESA (FRANÇA), o professor Jonathan Viana da Silva, docente do colegiado de História do Campus Binacional defendeu seu relatório técnico de Mestrado no dia 19/09/2019, junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos de Fronteira_PPGEF, a qual discorreu sobre a influências sociais e econômicas no município de Oiapoque/AP propiciada pelo fluxo intenso e contínuo de estrangeiros (em especial franceses), que circulam pela cidade brasileira. A partir de seu relatório técnico-científico foi possível identificar um perfil genérico desse grupo visitante, o que pode contribuir para ampliar as relações entre estes estrangeiros e a comunidade local em benefício do fortalecimento da economia local e regional.

Sob a orientação do professor Dr. Handerson Joseph, o então mestrando privilegiou sua pesquisa tendo como lócus de estudo a fronteira Franco-brasileira localizada no município de Oiapoque/AP. Ao final de seu relatório técnico de mestrado foi possível sugerir a implementação de duas propostas empreendedoras que podem ser facilitadas através do Poder Público ou ainda pela iniciativa privada.

A banca de avaliação foi formada pelos seguintes professores: Dra. Carmentilla das Chagas Martins (PPGEF), Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Jr (UNIFAP), Dr. Jodival Maurício da Costa (suplente/PPGEF), Dra. Elke Daniela Rocha Nunes (suplente/UNIFAP).

“Morar e viver na fronteira Franco-brasileira é difícil, mas é ao mesmo tempo engrandecedor pelas dificuldades e por suas potencialidades que nenhuma outra cidade tem”, destacou o professor durante sua arguição de defesa ao mencionar que reside no município de Oiapoque/AP desde 2015.

O campus Binacional e o curso de História dão as boas-vindas ao seu novo mestre!