A Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações comunitárias (COPEA) informa a todos os departamentos, coordenações, divisões e colegiado que no período de 21 a 27 de outubro de 2019 ocorrerá a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em todo o país, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa temática baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles:
ODS 2: Fome Zero;
ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar;
ODS 6: Água Limpa e Saneamento;
ODS 7: Energia Acessível e Limpa;
ODS 8: Emprego Digno e Crescimento Econômico;
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura;
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis;
ODS 13: Combates as Alterações Climáticas;
ODS 14: Vida Debaixo D’água; e
ODS 15: Vida Sobre a Terra.
Nesse sentido, a COPEA, no Campus Binacional de Oiapoque, apresentou como proposta de evento III SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DO CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE: “BIOECONOMIA: DIVERSIDADE E RIQUEZA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2019 na UNIFAP – Local será informado posteriormente.
Nesse seguimento, a COPEA solicita a ampla divulgação desta proposta e informa a abertura de inscrições para a apresentações orais no evento, nas áreas abaixo descritas:
- Ciências da saúde/ Enfermagem;
- Ciências Biológicas;
- Ciências Humanas/ Direito;
- Letras/ Línguas/ Linguística e Literaturas;
- Educação/ Pedagogia;
- Cultura/ Saberes/ Interculturalidade;
- Geografia;
- História.
No Campus Binacional, quem pode participar?
- Professores do magistério superior de todas as áreas: que possam apresentar resultados de pesquisa e extensão (em andamento) do Campus Binacional;
- Servidores técnicos que tenham pesquisas em andamento (por exemplo, dissertação de mestrado) ou coordenadores de projetos de extensão realizados em Oiapoque;
- Bolsistas: de Iniciação científica (PIBIC, PROBIC, PROVIC, PIBIC- EM), de extensão e monitoria de disciplinas; 4) Graduandos de todos os cursos: que possam apresentar suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso ou outras desenvolvidas durante o curso de graduação, desde que, os resumos encaminhados sejam orientados por um professor do magistério superior Campus Binacional (comprovado por carta de anuência- Modelo anexo).