SINDUFAP e DIREÇÃO DO CAMPUS OIAPOQUE realizam AÇÃO DE SOLIDARIEDADE.

O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (Seção Sindical do Andes-SN), base Oiapoque – SINDUFAP, em ação conjunta com a direção Geral do Campus Oiapoque – UNIFAP, realizaram no período de 6 a 14 de julho de 2020, entrega de cestas básicas para estudantes em vulnerabilidade social cadastrados na Universidade. Esta ação ocorreu em razão do momento de pandemia onde a solidariedade é forte estratégia para auxiliar no enfrentamento de dificuldades. A entrega das cestas obedeceram aos critérios adotados para que a ajuda chegue às famílias dos estudantes cadastrados.

As doações foram adquiridas com a solicitação de apoio do SINDUFAP-base Oiapoque ao Sindicato dos professores da Guiana Francesa e FSU, com o apoio da direção da Universidade da Guiana e do Sindicato Sud Guiana. Com esta ação foram adquiridas cestas que, somadas ao esforço de servidores técnicos e professores do Campus Oiapoque, conseguiu-se montar um total de 29 cestas contendo itens básicos para alimentação e higiene pessoal.

Foram selecionados 29 famílias de estudantes que contatados pela Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias – COPEA, que junto a outros servidores da instituição fizeram a entrega dos itens às essas famílias. Além dos gêneros já destacados, também foram entregues máscaras de proteção para uso individual a servidores em atividades no Campus, como os técnicos administrativos, professores, vigilantes e motoristas receberam máscaras de proteção para o exercício de suas atividades no atendimento ao público, de forma mais segura.

De acordo com o representante do SINDUFAP-base Oiapoque, professor Uédio Robds Leite da Silva, “A ação é o resultado do esforço de servidores do Campus Oiapoque da Universidade Federal do Amapá, que sensibilizados com o contexto atual da pandemia por covid-19, buscou apoio com parceiros externos sensíveis com a situação local e, estavam dispostos a colaborar com a comunidade acadêmica”. O professor destacou ainda, que problemas adicionais como mal-estado de conservação da estrada, funcionamento precário do serviço de internet aumentam as dificuldades de acesso ao Município de Oiapoque. O diretor do Campus, professor Francisco Otávio Landim Neto destaca a importância da participação dos servidores docentes e técnicos que deram o apoio necessário para que os gêneros alimentícios fossem rapidamente destinados às famílias.

Ambos professores destacam que continuam buscando formas de continuar ajudando a comunidade oiapoquense por meio de tratativas para que outras doações sejam realizadas.

Ações de solidariedade Campus Binacional da Unifap Oiapoque; Sindufap e Dirg.

Direção Geral do Campus: Professor Francisco Otávio Landim Neto

Presidente do Sindufap: Professor Paulo Cambraia