Você está visualizando atualmente Campus Binacional de Oiapoque foi integrado ao serviço da eduroam (education roaming)

O Campus Binacional de Oiapoque foi integrado ao serviço da eduroam (education roaming) na segunda-feira dia 21 de junho de 21, a integração ocorreu por intermédio da Divisão de Informática (DINFO) e Divisão de Redes e Infraestrutura (DRINF),A eduroam é um serviço de conexão à internet da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O serviço está disponível no campus Binacional de Oiapoque, onde os estudantes e servidores de todas as unidades do UNIFAP que têm login no SIGAA, SIGRH e SIPAC, e estiverem no local podem fazer a autenticação e acessar a rede Wi-Fi. O principal benefício que a eduroam oferece à comunidade acadêmica é a mobilidade. Com a eduroam, é possível se conectar à rede Wi-Fi dentro do campus Binacional ou de qualquer instituição que também faça parte da RNP e disponibilize o serviço. Para saber como acessar, baixe aqui o tutorial.

De acordo com o chefe da Divisão de informática (DINFO), Eziquiel Silva, a eduroam era uma demanda antiga do campus Binacional, só foi possível colocar o serviço para funcionar graças ao esforço da DINFO e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Só o campus Binacional não estava ligado ao serviço eduroam, Vale destacar que um dos “Os grandes benefícios é o Sistema de Gestão de Identidade da UNIFAP. Quem tem cadastro em nossos sistemas, que é o SIG (SIGAA, SIGRH E SIPAC), pode fazer a autenticação e acessar a rede na UNIFAP. E se for visitar outra instituição, inclusive fora do estado, pode acessar a rede usando o mesmo login”, explicou. Se um servidor ou aluno do campus Binacional de Oiapoque estiver no campus Macapá pode se autenticar na rede eduroam e utilizar o Wi-Fi. Após a autenticação inicial, sempre que esse servidor ou aluno visitar um local que dispõe do mesmo serviço da rede eduroam, como outros institutos e universidades federais, irá dispor do Wi-Fi.

De acordo com a RNP, há mais de 2.600 pontos de acesso eduroam em todo o Brasil, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar a eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Onde quer que apareça “eduroam” na lista de redes Wi-Fi, pode ser conectado pelos estudantes e servidores da UNIFAP.

O Núcleo de Tecnologia da Informação elaborou um tutorial que orienta estudantes e servidores a seguirem os passos necessários para fazer a autenticação nos aparelhos celulares:

Para acesso em telefones com Sistema Android

• Selecione a rede eduroam
  • Em método selecione a opção: PEAP
  • Autenticação de Fase 2: MSCHAPV2
  • Certificado CA: não validar
  • Identidade: seu usuário do SIGAA, SIGRH OU SIPAC, exemplo aluno@unifap.br
  • Identidade anônima: não selecionar nada
  • Senha: senha do SIGAA, SIGRH OU SIPAC
  • Vá em Conectar