Você está visualizando atualmente I SEMINÁRIO FRONTEIRIÇO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO NORTE

I SEMINÁRIO FRONTEIRIÇO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO NORTE

No dia 08 de Setembro de 2023, aconteceu I SEMINÁRIO FRONTEIRIÇO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO NORTE, sediada na UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ de maneira presencial no Campus Binacional do Oiapoque-AP.

O evento contou com uma comissão organizadora formada por pesquisadores dos Campis Marco Zero e Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Margarit (Campus Binacional/Unifap) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), pelo seu Diretor Presidente Gutemberg Vilhena da Silva, por meio dos docentes, técnicos e discentes da instituição.

A programação do seminário apresentou relevância científica na discussão da pesquisa e extensão voltada para a questão socioespacial, cultural, econômica e políticas da relação transfronteiriça, elencando a ponte do desenvolvimento entre o Governo do Estado e a Unifap, atingindo os eixos das áreas de conhecimento do Campus Binacional: Ciências da Vida; Ciências Exatas e da Natureza; Ciências Humanas e Educação e Linguagem.

Segundo o Dr. Gutemberg Vilhena da Silva (Diretor presidente da FAPEAP) afirmou: “o Seminário foi a realização de uma etapa importante de aproximação da comunidade científica do município de Oiapoque, promovendo o intercambio e o debate acerca das necessidades que as instituições tem para promover a pesquisa”, a importância desse evento para pensar a Binacionalidade do campus Oiapoque para a questão da pesquisa e extensão voltados a fala do organizador do evento, prof. Dr. Eduardo Margarit, nos fala ” A importância deste evento está na relação existente entre os pesquisadores e as instituições de pesquisa que neste momento de debate fazem um balanço e uma avaliação crítica para pensar o futuro de suas pesquisas e da própria instituição”.