
Fonte da Imagem: www.google heart Pro. Acesso em: 24/05/2019.
No último final de semana (dias 25 e 26) foi realizada uma aula prática da disciplina de Geografia do Amapá, com 25 acadêmicos do Curso de Geografia do Campus Binacional, na Orla Urbana do Município de Oiapoque. A atividade teve como objetivo, proporcionar aos acadêmicos, maior compreensão das principais transformações que ocorre na faixa de ocupação próxima ao rio Oiapoque, identificando as atividades ali desenvolvidas. Assim, busca-se estimular nos acadêmicos uma visão integrada da Orla, considerando aspectos, tanto do ambiente como o suporte das ações, quanto da sociedade que desenvolve suas atividades nesse espaço. Para isso, foram orientados a considerar parâmetros físicos como a morfologia, e a fisiografia do ambiente, pois, somente é possível desenvolver essa visão integrada do espaço com os usos que a sociedade faz dele e, portanto, permite elaborar proposições de caráter científico seguro para os tomadores de decisão.

De acordo com o professor Uédio Robds Leite da Silva, responsável pela aula prática, esse primeiro momento se constituiu em etapa inicial da aula na qual se aplica a metodologia, com ênfase na caracterização da paisagem, nos aspectos socioeconômicos e ambientais, na identificação de uso e ocupação territorial, na caracterização de potenciais de ação e na definição de cenários desejados para a orla municipal.


Por fim, o professor Uédio Robds destaca que ficou satisfeito com o empenho dos acadêmicos em buscarem aprofundamento para a construção de conhecimento sobre a realidade amapaense. Assim, a acadêmica Adélia da Costa Lima “afirma que foi possível olhar de forma mais profunda para a Orla de modo que consegue perceber situações que até então não dava muita atenção”. Essa atividade vai resultar na elaboração de relatório de aula prática, pelos estudantes.

Texto e fotos: professor Uédio Robds