BANCA DE DEFESA DE TCC

No dia 30/11/2019, às 16h00, na sala Paulo Freire, Campi BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes ALEXARA ANDRADE PANTOJA e ELITON PINHEIRO DOS SANTOS, intitulado O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL. Trata-se de uma pesquisa com objetivo geral de identificar as práticas pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. E com os objetivos específicos de identificar o processo de aprendizagem das crianças com Paralisia Cerebral; investigar a Paralisia Cerebral e suas consequências e debater a aprendizagem das crianças com a referida lesão. Este estudo tem caráter descritivo, segundo os objetivos. Quanto aos procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. A pesquisa bibliográfica examinou estudos sobre a paralisia cerebral, contribuindo para a reflexão e o debate sobre métodos e práticas educacionais adequados aos portadores de paralisia cerebral. Durante o estudo foi constatado que a paralisia cerebral não é uma doença, mas, sim, uma lesão que pode favorecer conexões que levam a pessoa portadora dessa lesão a aprender. É de suma importância que o professor conheça seu aluno, suas dificuldades, limitações e medos e que utilize metodologias que atendam às necessidades de cada aluno. Os resultados alcançados estão de acordo com os objetivos propostos e dão visibilidade a temática pesquisada.

A banca de avaliação será composta pelas professoras e pelo professor:

Orientadora/Presidenta da Banca: Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves.

Avaliadora interna 1: Prof.ª Esp. Josiele Cassiane Walendorff

Avaliador interno 2: Prof.º. Esp. Raimundo Adelson de Almeida