BANCA DE DEFESA DE TCC

No dia 30/11/2019, às 18h00, na sala Paulo Freire, Campi BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da discente AILEEN FRANKLIN SALLÉ, intitulado VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: REFLETINDO SOBRE SUAS CAUSAS E O PAPEL DA FAMÍLIA. Este estudo teve como objetivo geral analisar o papel da escola e da família no combate às práticas de violência no âmbito escolar, possibilitando prevenção e a solução de conflitos. Como objetivos específicos buscou-se: apresentar o conceito e etimologia de violência e os reflexos deste problema social quando inserido no ambiente escolar; descrever as principais competências da escola e da família na superação da violência, e; discorrer sobre a importância da parceria entre projetos pedagógicos da escola e a presença da família no âmbito escolar. Para realização deste trabalho foi realizada, segundo os objetivos, uma pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória investigou, através de livros e artigos científicos obtidos integralmente em bibliotecas e em bases de dados eletrônicos, experiências que enunciem a relevância da parceria entre a escola e a família apresentando uma interação satisfatória e atuante por ambas as partes, na busca por soluções aos problemas enfrentados pelas crianças. Ainda, sobre os procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Ficou constatado que o processo de educar necessita da parceria entre a escola e a família, tendo em vista que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisas, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

A banca de avaliação será composta pelas professoras:

Orientadora/Presidenta da Banca: Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves.

Avaliadora interna 1: Prof.ª Drª. Mary Gonçalves Fonseca e

Avaliadora interna 2: Prof.ª Ma. Maria Raimunda Costa Holanda Llorens