BANCA DE DEFESA DE TCC

No dia 07/12/2019, às 17h00, na sala Paulo Freire, Campi BR, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes MANOEL BENTO DE CARVALHO FILHO e NEIDE LANE SOARES DA SILVA, intitulado A PRESENÇA DE ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DO OIAPOQUE/AP. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo geral de compreender a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos. E com objetivos específicos de relacionar a diferença entre o ensino regular e o ensino de jovens e adultos; descobrir o número de adolescentes matriculados na EJA; conhecer os motivos que levam os adolescentes a desistirem do ensino formal. A coleta de dados foi realizada com a metodologia da pesquisa documental para traçar a estatística das idades dos alunos da EJA, nos últimos três anos no munícipio do Oiapoque. Foi elaborada uma tabela para a coleta de dados nas Escola Municipal de Ensino Fundamental Onédia Pais Bentes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Leopoldina do Amaral Rodrigues e no anexo Serviço Social do Comercio – SESC-Ler. As informações coletadas estão relacionadas aos alunos matriculados em 2016, 2017 e 2018, nas faixas etárias de 15 a 18 anos e os índices de alunos concluintes Aprovados /Reprovados. Com a metodologia de contatos diretos foram ouvidos dois professores, quatro alunos e uma gestora. Os resultados da presente pesquisa foram satisfatórios, pois se apurou informações necessárias para responder aos objetivos propostos e as considerações finais são provenientes de análise dos resultados obtidos. A questão sobre quais os motivos que levam os jovens a trocarem o ensino regular por esta modalidade de ensino foi respondida. Afinal a EJA é um ambiente educacional de reinserção de alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, e buscam essa modalidade com objetivo de concluir os estudos mais rápido, afim de conseguir uma vaga de emprego ou ter um futuro melhor.

A banca de avaliação será composta pelas professoras e pelo professor:

Orientadora/Presidenta da Banca: Prof.ª Ma. Doralice Veiga Alves.

Avaliadora interna 1: Prof.ª Drª Mary Gonçalves Fonseca

Avaliador interno 2: Prof.º. Esp. Raimundo Adelson de Almeida