0

Estudo sobre a eficácia da Sucupira Branca no combate ao mosquito Aedes aegypti vence prêmio Capes de Teses

A tese de doutorado da professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e egressa do PPGIF, Anna Eliza Maciel, venceu o Prêmio Capes Teses 2017 na área de Farmácia com o estudo da obtenção de produtos nanoestruturados bioativos a partir dos frutos da Sucupira-Branca (Pterodon emarginatus Vogel). Em suma, a investigação comprovou que extração de recursos biológicos da planta, nativa da região amazônica, obtém eficácia acima de 70% na mortalidade de mosquitos Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus) em depósitos de água. A pesquisa foi orientada pelo professor José Carlos Tavares.

Anna Eliza Maciel de Faria Mota Oliveira

Professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e egressa do PPGIF

O prêmio é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que consagra os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do país. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 10 de outubro de 2017. A Capes ressalta, em documento encaminhado à Universidade e à vencedora, que “a contribuição da pesquisa certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

Anna Eliza diz que o prêmio é extremamente significativo, dado os desafios e dificuldades para se produzir ciência de qualidade em uma universidade pública do norte do país. Para ela, a honraria coloca o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Unifap como referência no Brasil na área. A pesquisadora ainda atribuiu a conquista a toda a equipe com a qual trabalhou nos laboratórios. “A nossa pesquisa já rendeu vários frutos, a exemplo do prêmio obtido com o trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo discente Ícaro Sarquis, e o prêmio Santander”, lembrou.

A tese da pesquisadora também concorre ao “Grande Prêmio Capes de Tese Vital Brazil”, que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do “Prêmio Capes de Tese” na área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Interdisciplinar. A cerimônia de entrega de premiação ocorrerá em Brasília, no dia 07 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções no Brasil.

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Fonte: http://www.unifap.br/public/index/view/id/9296

Edson Junior