A mestranda Jéssica Mayara Lima Ramires do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteiras (PPGEF) e o mestrando Jean Paulo Pinheiro do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR), orientandos do Prof° Dr. Gutemberg de Vilhena Silva e membros do Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais em Desenvolvimento – POTEDES, foram contemplados com financiamentos para a produção de suas pesquisas, através do observatório Hommes-Milieux Oyapock, criado pelo CNRS em 2008.
Este observatório tem o intuito de fornecer monitoramento de longo prazo das relações humano-meio ambiente no Vale Oiapoque, no rio fronteiriço da Guiana e no Brasil.
Sua implantação está vinculada à construção da ponte binacional que liga as margens francesas e brasileiras do rio entre os municípios de Saint-Georges de l’Oyapock, lado francês, e Oiapoque, lado brasileiro. Sua missão é compreender os parâmetros que afetam a população humana e o meio ambiente relacionados a esse evento, contribuindo assim para a tomada de decisão e ação pública.
OHM Oyapock faz parte da rede OHM do CNRS, que também faz parte do Laboratório de Excelência DRIIHM, um centro de pesquisa interdisciplinar em interações humano-ambientais.
Gerente do OHM: Damien Davy , CNRS Research Enginer
