Lideranças das aldeias do Tumucumaque Oeste aprovam início das ações do PROTERRA-VB no território indígena

– A agenda no território incluiu apresentação do projeto, escuta comunitária e aprovação coletiva para início da implementação das atividades;
– Com a anuência imediata, o Proterra-VB avança com antecedência para as próximas metas de diagnóstico e planejamento participativo;

No período de 21 a 24 de abril, na Aldeia Missão Tiriyó (PA), lideranças indígenas dos povos Tiriyó, Kaxuyana e Txikuyana aprovaram a execução do projeto Proterra-VB em seus territórios durante o encontro anual promovido pela Associação APITIKATXI. A associação representa as aldeias localizadas na porção oeste da Terra Indígena Parque do Tumucumaque. 

Na ocasião, a equipe do projeto apresentou as ações previstas e realizou a consulta junto às lideranças, garantindo o diálogo e a anuência coletiva para o desenvolvimento das atividades na região.

Equipe do Proterra-VB apresenta metas, ações e produtos do projeto para as comunidades atendidas pela iniciativa

A ação teve como objetivo apresentar institucionalmente o Proterra-VB às comunidades indígenas, conduzir o processo de Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) e dialogar diretamente com as lideranças locais sobre a implementação das atividades. A exposição do projeto foi conduzida pelas pesquisadoras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Dra. Evilania Bento da Cunha e Dra. Ana Karolina Pedrada.

A reunião no território deu continuidade ao primeiro encontro do Núcleo Técnico do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) das Terras Indígenas do Complexo Tumucumaque, realizado em março de 2026. Na ocasião, o projeto foi apresentado aos representantes da APITIKATXI e da APIWA, entidade representativa dos povos indígenas Wayana e Apalaí, localizados na porção leste do Complexo Tumucumaque.

Divisão do Complexo indígena do Tumucumaque (AP e PA): povos Tiriyó, Katxuyana e Txikuyana, lado oeste, e Wayana e Apalaí, lado leste

De acordo com a coordenadora ATER povos indígenas do projeto, professora Evilania da Cunha, a programação ocorreu em formato de assembleia comunitária, reunindo lideranças indígenas, homens, mulheres e jovens, em um espaço coletivo de escuta, debate e construção conjunta. “Um dos momentos centrais da atividade foi a escuta qualificada das lideranças indígenas, que relataram os impactos da praga nas plantações, evidenciando a gravidade da situação enfrentada pelas comunidades”, afirmou a pesquisadora.

Os relatos reforçaram a urgência de ações integradas que considerem tanto o conhecimento técnico quanto os saberes tradicionais no enfrentamento da praga que afeta a cultura da mandioca.

“Eu estou muito contente. Hoje temos alguém que pode ensinar também nossos jovens e nossas mulheres porque são os que mais precisam aprender para combater. Então, com certeza vai diminuir o problema em nossa roça”, ressaltou o cacique da Aldeia Urunai, Amisipa Kapai Tiriyó.

Da esquerda para a direita: Dra. Evilania Bento da Cunha, coordenadora ATER povos indígenas, e Dra. Ana Karolina Pedrada, coordenadora da formação técnica e pedagógica do Proterra-VB

Ao final do processo de apresentação e consulta, foi registrada a anuência coletiva das comunidades para a execução do projeto, formalizada em assembleia. A aprovação consolida a legitimidade da iniciativa no território e marca um passo fundamental para o início das ações de assistência técnica e extensão rural.

Leia também: Proterra-VB avança com anuência das lideranças Wayana e Apalai para execução de ações no Tumucumaque

Debate de pautas territoriais

Além das atividades relacionadas ao Proterra-VB, a equipe do projeto também acompanhou discussões comunitárias sobre outros temas relevantes, como defesa territorial, monitoramento ambiental, pesquisas sobre contaminação e iniciativas voltadas à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Com a realização da etapa de campo e a aprovação pelas lideranças, o Proterra-VB avança na implementação de suas ações nos territórios, reforçando uma abordagem baseada na escuta, no respeito às comunidades e na construção conjunta de soluções para os desafios locais.

Informações Projeto Proterra VB
Instagram: @proterravb
E-mail: comunicaproterravbm@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima