0

Curso de Teatro da UNIFAP tem projeto aprovado junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá

Os professores Emerson de Paula e Flávio Gonçalves aprovaram um projeto de tecnologia da informação para a área de Acessibilidade Cultural junto ao Programa Centelha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações desenvolvido em parceria com a FAPEAP. O Projeto Laboratório de Acessibilidade Cultural e Tecnologia de Informação trabalhará na criação de um APP para que as pessoas com deficiência possam usufruir dos espaços culturais de Macapá sendo executado pela startup NUTEA contando ainda na equipe com a licenciada em Teatro na UNIFAP, Nelma Socorro. Foram 179 propostas submetidas ao Programa no Estado do Amapá e 15 projetos foram contemplados ficando o referido projeto em sexto lugar, recebendo uma subvenção de 53 mil para realização do produto de inovação. Teatro UNIFAP em sintonia com a tecnologia e com a presença/participação das pessoas com deficiência na área cultural!

0

ATENÇÃO: Editais para seleção de bolsistas PIBID

Prezades,

Estão abertas as inscrições para os editais de seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da UNIFAP.
Nessa edição, o programa contará com bolsistas do Curso de Teatro, que estarão atuando dentro de escolas públicas do Estado, realizando ações interdisciplinares sob a supervisão de um professor da disciplina Artes (professor supervisor) e com a coordenação de área do prof. Flávio Gonçalves.
O edital contempla 1 bolsa para professor supervisor (que atua na disciplina Artes em uma das escolas participantes) e 5 bolsas para discentes, sendo 4 remuneradas e uma voluntária.
http://www.unifap.br/prograd-abre-selecao-de-professores-supervisores-para-o-programa-da-capes/
Obs.: Caso não consiga clicar diretamente no link, copie e cole na barra de endereçoes do seu navegador web.
Aguardamos ampla adesão.
At.te,
Flávio Gonçalves
Coordenador do Curso de Teatro
Coordenador do PIBID (Artes-Teatro)
0

“IAÇÁ: Artes da Cena” realiza chamada de trabalhos para o dossiê CENA CONTEMPORÂNEA E PERFORMANCE ARTE

O dossiê de número 6 da Revista IAÇÁ: Artes da Cena será lançado no segundo semestre de 2020 e tem como objetivo apresentar trabalhos inéditos dentro dos campos CENA CONTEMPORÂNEA E PERFORMANCE ARTE. Neste sentido busca-se estimular a problematização dessas áreas artísticas a partir de diversas perspectivas, tais como: Processos de Criação e Encenação contemporânea; Dispositivos de Montagem e Criação Cênica; Teatro e Performatividade; Teatro Performativo; Performance Arte; Metodologias de pesquisa da Performance Arte; Programas performativos; Práticas performativas decoloniais; Hibridismo de Linguagens na Cena Contemporânea; Cena Intermedial; Teatro Documentário; Teatro e Espacialidades diversas. As autoras e os autores podem elaborar ensaios e/ou artigos provenientes de pesquisas práticas e/ou teóricas. Além disso, a Revista IAÇÁ: Artes da Cena receberá artigos originais não vinculados às temáticas desse dossiê, bem como entrevistas, cadernos de artista e/ou diários de bordo (limite de até 4 páginas scaneadas) e críticas de espetáculos teatrais contemporâneos (acompanhados de imagens/fotografias com direitos cedidos) oriundos de estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil para comporem uma sessão especial de publicações dando visibilidade para essas regiões em questão.

Prazo de submissão: 23 de agosto de 2020

Organização: Profº Me. Wellington Douglas dos Santos Dias (Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas)

*Foto: Débora Bararuá no espetáculo LIMITE. Turma 2015 de Teatro da UNIFAP. Disciplina: Prática de Montagem I. Profº Wellington Dias. Junho/2018

0

MANIFESTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO EM RELAÇÃO À POSSÍVEL ADOÇÃO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP

Prezada comunidade,

Apresentamos o documento elaborado pelo Colegiado do Curso de Teatro intitulado MANIFESTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO EM RELAÇÃO À POSSÍVEL ADOÇÃO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP.

Nosso documento tem como intuito esclarecer determinadas singularidades de nosso Curso e os aspectos idiossincráticos inerentes à metodologia do Ensino da Linguagem Teatral a serem levados em consideração na ocasião de um possível retorno das aulas, sejam elas por meio remoto ou não. Contudo, vale salientar, como é possível verificar no documento em anexo, que a postura desse Colegiado é de MANIFESTAR-SE CONTRARIAMENTE AO MODELO DE ENSINO REMOTO, simplesmente pelos motivos elencados no manifesto.
Informamos ainda que o documento foi encaminhado à Pró-reitoria de Graduação.

 

Esperamos, portanto, contribuir positivamente para o fortalecimento do Ensino no nível de Graduação de nossa estimada Universidade.

 

Agradecemos desde já e ficamos à disposição para quaisquer informações.

CLIQUE AQUI PARA LER O DOCUMENTO.

 

Atenciosamente,

Colegiado do Curso de Teatro