Adélia Aparecida da Silva Carvalho

adéliaDoutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA/UFMG. Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)- Campus Marco Zero – Macapá (2018); Área: Prática Pedagógica em Teatro.  Mestre (2013) em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais ( Título da dissertação – Teatro Negro: uma poética das encruzilhadas). Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Atriz profissional formada pelo Curso Técnico em Teatro (UFOP/IFAC)- DRT: 4891. Atuou como professora de Interpretação e Dramaturgia do CEFART – Palácio da Artes (2016 – Maio/2018); Atuou como professora substituta do Curso de Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais(Abril/2011-Abril/2013); Atuou como professora do Atelier de Artes de Itabirito nos cursos livres de teatro(2006-2014) e no curso Técnico de formação de atores(desde sua fundação em 2014). Atua nas seguintes áreas: dramaturgia, direção teatral, atuação e licenciatura. Desenvolve pesquisas sobre os temas: Ações Físicas, Teatro e Dramaturgia Negra, Dança dos Orixás, Formação do Ator, Teatro Grego e Dramaturgia Contemporânea. Fundadora da Cia. Teatral As Medéias em 1998 e da Escola Medéias de Teatro em 2003.

Lattes: lattes.cnpq.br/5077795863630057