II Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá

12633519_1090070407690741_1764141754342642756_o

banner_sc

O Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá foi aprovado em 12 de novembro de 2013 pelo Conselho Universitário, sendo que a primeira turma entrou no ano de 2014. Atualmente estamos com duas turmas e na expectativa da entrada da terceira turma, neste ano de 2016. De 2014 até a presente data promovemos 18 “Ciclos de Palestras em Artes Cênicas”; a I Semana do Curso de Teatro – 2014; a Exposição “Ao Mestre com Carinho” em 2014; a II Semana do Curso de Teatro em 2015; o I Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá, em 2015 e estamos promovendo o II Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá que acontecerá no período de 15 a 20 de fevereiro do ano em curso.

No momento, estamos vivenciando nova experiência e mais um avanço do Curso de Teatro da UNIFAP. O segundo semestre deste ano de 2015 iniciou no dia nove de dezembro e a primeira turma que entrou no ano de 2014, já está no seu quarto semestre, ou seja, na metade do curso. É importante salientar que em 2014 a primeira turma iniciou apenas com o professor Dr. Palhano, que já vinha ministrando aulas na instituição e assumiu concomitantemente a Coordenação do Curso de Teatro. No início de tudo, professores de outros cursos como Artes Visuais e Educação Física também contribuíram com o momento inicial do Curso de Teatro ministrando aulas. Em meados do segundo, em função de concurso público a UNIFAP contrata o Prof. Flávio Nosé, que vem contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Após praticamente dois anos, estamos comemorando a chegada de mais seis professores. Este significa mais um momento de muita importância para o curso de teatro, visto que agora conta em seu colegiado, com oito professores qualificados, em relação à preparação prática e pedagógica de nossos acadêmicos. Hoje o Curso de Teatro da UNIFAP conta com os seguintes profissionais: Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano (Coordenador do Curso); Prof. Msc. José Flávio Cardosos Nosé; Prof. Msc. Raphael Brito dos Santos; Profa. Juliana Souto Lemos; Prof. Esp. Frederico de Carvalho Ferreira; Profa. Esp. Tainá Macedo Vasconcelos; e Prof. José Flávio Gonçalves da Fonseca.

Todos os professores acima citados são qualificados na área pertinente ao teatro e artes cênicas. Todavia, teremos que continuar a batalha em prol do bom desenvolvimento do curso. No momento, estamos promovendo o “II SEMINÁRIO CIENTÍFICO EM ARTES CÊNICAS DO AMAPÁ” que apresenta o tema: O Lugar do Teatro no Ensino das Artes. Visa socializar e fomentar amplo debate, discussões e reflexões em relação às Artes Cênicas no Ensino Fundamental e Médio no Estado do Amapá. Terá mesas redondas, palestras, debates, oficinas e atividades culturais. O evento é aberto a todos os interessados e acontecerá no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, no período de 15 a 20 de fevereiro do ano em curso.

Prof. Dr. Romualdo Palhano
Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro