Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano

TEATRO NO AMAPA

TEATRO NO AMAPÁ – ARTISTAS E SEU TEMPO – 1940-1950 – GRUPO DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS 

Líder do Grupo de Pesquisa: Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano
Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano
Professor Participante: Profa. Msc. Verônica Xavier Luna e Profa. Msc. Sílvia Carla Marques Costa
Discentes: Dayse Amaral, Dorivana Martins e Carla Thaís.

 

RESUMO

Este trabalho surgiu em função da ausência de registros sobre os mais diversificados artistas que contribuíram para a discussão e o desenvolvimento do teatro no Amapá. Não há nos órgãos públicos, como Secretaria da Cultura, Biblioteca Estadual Elcy Lacerda entre outros, uma obra identifique e revele os artistas que contribuíram com o teatro amapaense nas décadas passadas.

Portanto esta pesquisa visa estabelecer e codificar ampla documentação e fontes de informação e discussão sobre a importância social, histórica, artística e estética da nossa produção teatral nas décadas de 1940/1950, os quais representaram e contribuíram para o sustento do nosso teatro.

Este projeto de pesquisa se revela em registros iniciais sobre as artes cênicas em nosso Estado. Portanto, há a necessidade de se ampliar ainda mais uma literatura amapaense que aglutine e revele atores e atrizes que montaram espetáculos teatrais em meados do século XX aqui no Amapá. Desta forma esta pesquisa irá de encontro à premente necessidade desses artistas serem revelados à sociedade amapaense. A pesquisa se centrará em analisar vários jornais que aqui foram publicados nas décadas de 1940 e 1950.

Revelar-se-á ainda o valor social desse teatro que tem sido realizado em prol da nossa sociedade e nossa cultura.

 

ESPAÇOS TEATRAIS NO AMAPÁ: Do Século XVIII ao Teatro das Bacabeiras – GRUPO DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS

Líder do Grupo de Pesquisa: Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano
Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano

 

RESUMO

  Esta pesquisa pretende realizar estudo analítico sobre os mais diversificados espaços teatrais que existiram e/ou que ainda existem no Estado do Amapá. O objeto de estudo trata-se da concretização de vários espaços cênicos que existiram, como por exemplo: palco da rádio Difusora do Amapá; palco da rádio Educadora do Amapá; palco do Trem Desportivo Clube; palco da Sede dos Escoteiros; palco de Cine Teatro Territorial entre outros.  Esses espaços foram muito significativos para as artes cênicas e para a sociedade de cada tempo histórico. Um dos mais antigos registros que há é o de um pequeno teatro de madeira que foi construído ainda no século XVIII na Vila de São José de Macapá. Seu registro data do ano de 1775. É um estudo que busca compreender o significado de cada espaço teatral e sua relação com a comunidade, a partir da formação dos sujeitos dentro de um ambiente amazônico, para contribuir a entender o teatro que se realiza na atualidade no Amapá. Fundamenta-se nos estudos de Clifford Geertz; Roger Chartier; Norbert Elias e Werneck Lima. É uma pesquisa em relação ao teatro no Amapá de cunho analítico, historiográfico e reflexivo sobre os espaços teatrais que foram inaugurados e posteriormente abandonados (cada um no seu tempo). Entre outros espaços, há na contemporaneidade, o Teatro das Bacabeiras, inaugurado em 1990, que pertence ao Governo do Estado. Este trabalho visa ainda estudar, identificar e catalogar esses espaços teatrais, e revelar suas influências para a sociedade de cada época, além de reconhecer esses locais como suporte cultural de identidade do povo amapaense. O recorte temporal dar-se-á a partir do ano de 1775 em função de que há registros sobre um pequeno teatro de madeira, até o ano de 1990 que revela a inauguração do Teatro das Bacabeiras, que é o atual espaço oficial para as artes cênicas no Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *